Comprar frutas e verduras, definitivamente, não é minha prioridade quando eu vou à Ceasa aos sábados. Vou mesmo é ver gente do bem, descobrir novos sabores, tomar café da manhã com gostosuras, me cuidar com meus produtos naturebas! Se você procurar o que fazer no sábado em Brasília, te dou um roteiro bem bacana e conto tudo o que vende na Ceasa-DF com alguns exemplos de preços.
Vale avisar que a venda começa cedo, a feira da Ceasa-DF já bomba a partir das 6h. Os produtos são variados, frescos e os preços, mais baixos que nos mercados. Divirta-se descobrindo sabores e produtos novos e fazendo amizade com os simpáticos feirantes.

Ah! Boa parte das fotos são das outras vezes que eu fui, então não tem gente usando máscaras. Não se preocupe, hoje todo mundo está com as regras de segurança em dia! Veja agora todos motivos para visitar a CEASA-DF.
Decorar sua casa com plantinhas mais em conta
Logo que você chega na Ceasa-DF, vê o Galpão da Agricultura Familiar. E entre os vários corredores de frutas, legumes e verduras, elas se destacam: São samambaias, flores e outras plantinhas enfileiradas.
Fica no meio do galpão! Tem várias espécies e o preço é lindeza. Uma samambaia grande tá 45 reais. As suculentas, 1 real. O bonsai da Flor do Deserto, 30 reais. Dá pra encher a casa de plantinhas e flores sem depenar o bolso.
Ah! Quem quiser fazer hortinha também pode! Eles vendem as mudinhas de hortelã, manjericão, tomilho, orégano, alecrim. Vende ainda o pé grande. O de manjericão maior, por exemplo, tá 10 reais. Ah! tem babosa também!!! Já postei uma hidratação de cabelo maravilhosa com babosa, clique aqui.
Experimentar os frutos do Cerrado
No meio de tantas bancas, meus tesouros!!!! É no Galpão também que você vai achar frutos do cerrado!!! A gente tá na safra do cajuzinho!!! Corre e compra um bando para congelar. O saquinho tá custando de 5 a 7 reais.
Já tem feirante vendendo Cagaita também. Fora os pequis e jatobás. O Jatobá a gente faz mingau e bolo. O pequi… você já sabe, né? Clicando aqui, você descobre uma receita de brigadeiro de jatobá!

Ah! Também tem frutos do cerrado processados. A Dona Madalena, que tem uma banca logo no comecinho, na esquina, vende paçoca de baru. Se você tiver sorte e for cedo, encontra na banca. Mas ela aceita encomenda também.
Se deliciar com as PANC’s
PANC’s é a abreviação de plantas alimentícias não convencionais. São plantas que muitas vezes são consideradas até erva daninha, mas que guardam propriedades nutritivas fantásticas e muito sabor.
Pela Ceasa-DF você encontra várias bancas que vendem PANC’s, a que eu mais tenho paixão na vida é a barraquinha da Dona Ana e do Seu Silas. Deus é mais. É perdição ir lá com fome.
No fim de semana agora, por exemplo, ela estava vendendo um pastel integral sem glúten de Ora-Pró-Nóbis. Ela tem vende ervas, chás e bolos especiais e únicos. A pimenta de macaco tá na safra! Fora os frutos do Cerrado, que eles também têm.
Recomendo ainda o bolo de laranja sem lactose com recheio de chocolate e jatobá e mutamba com morango. É cada mistura que ela faz…. Minha mãe e eu tomamos café lá sábado passado. A conta deu 21 reais com direito a bolo, suco, café, chá, pastel e biscoito de queijo.
Comer pão com linguiça e cerveja de café da manhã
Agora nós vamos para Pedra!!! Não sei o motivo, mas a parte principal da Ceasa-DF é chamada de pedra. É onde fica a maioria das bancas e onde você encontra de tudo um pouco. Quando eu vou com meu noivo, a gente já tem destino certo assim que pisa lá: a barraca do Leo Hamu.
E nessa barraca que é vendido um dos pães com linguiça artesanal mais famosos desse quadradinho. O pão com linguiça custa 15 reais. Tem também o pão com bolinho de carne. O mesmo preço. E volta e meia tem Chopp vendo vendido pelo parceiro dele!
Antes da pandemia, eram vendidos 180 pães com linguiça por dia. Hoje esse número caiu um pouco, mas mesmo assim tem gente que chega cedo para garantir.
Achar temperinhos exóticos na feira da Ceasa-DF
Essa dica foi da minha irmã, Claudia Lins, que tá lá toda semana. Na Ceasa-DF tem uma loja chamada Império do Sabor. Rapaz… que doideira. Tem de tudo lá! Curry, Pimenta Zimbrus para drinks, Zattar, Goma árabe, Nibs de cacau, alho negro e por aí vai.
E os preços??? Surreais de lindos. O pacotinho de Curry tava 1,70, 115 gramas. A pimenta caiena, 3,95 o pacote. O tahine de 200g tá 14 reais. Eles ainda têm itens grandes para festas, como baldes de Champion, azeitona e palmito.
O Império do Sabor também funciona durante a semana. Fica na Pedra, mas é uma loja mesmo. Também tem peixes e chás a granel. Não sei como cabe tanta coisa numa loja pequena.
Comida artesanal legítima!
Meu avô ia amar aquelas “comidas legítimas”, como ele costumava chamar comida de verdade e não essas mega processadas. Um exemplo são os sucos de uva, geleias e vinhos do Júlio Holz, produzidos no Lago Oeste. A geleia custa 10 reais e o vinho 25.
Tem também os pães de fermentação natural da Le Pain Rustique. Eles estão lá há 3 anos. Fazem tudo de Levain. O carro-chefe é o pão gorgonzola com nozes. Custa 15,90. Eles também vendem bolo sem glúten e lactose. De cacau e cenoura.
Outro que eu gosto é o de tapiocas coloridas, feitas com beterraba, cenoura e espinafre. Assim com eles, tem outros vendedores de pão, linguiça, bolos e fermentados feitos artesanalmente. Um melhor que o outro!!!
Comprar castanhas mais em conta
Alô alô galera fitness da dieta!!! Volta e meia alguém me pergunta onde comprar castanhas baratas no DF (tô até pensando em escrever um post só sobre isso. Se você quiser, deixe aqui nos comentários).
A resposta sempre envolve a Ceasa-DF!!! Tem váááários comerciantes de castanhas por lá. E o preço é bom! Castanha de caju, por exemplo, tá 40 reais o quilo. Amêndoa defumadas, 70 reais o quilo. Avelã o mesmo preço. Amendoim torrado, 25 reais o quilo.
Nessas mesmas barraquinhas, tem muitas frutas secas, como tamarindo, abacaxi, maça e banana. Eu gostei do cupuaçu desidratado para comer com açaí. Meu ferro foi nas alturas com a mistura! Pra quem tem anemia é lindeza.
Viajar com ingredientes e produtos importados
Aquela casa é a perdição na vida… A casa de doces e queijos é uma loja que fica na Pedra também. Tem muita variedade de produtos de vários cantos do planeta. Petiscos japoneses, azeites italianos, azeitonas gregas, chocolates suíços, cerveja peruanas.
Quem me acompanha no insta @babilins sabe que viajar é minha vida. Eu não compro roupas há milênios, não troco de carro, não gasto com supérfluos. Mas quando o assunto é viagem… Devoro!
Aquele cantinho da feira é uma forma de matar a saudade dos lugares por onde passei. E o preço é melhor do que as lojas de importados do plano piloto. Aproveite as promoções. Já comprei chocolate suíço lá por 14 reais.
Valorizar a agricultura familiar na Ceasa-DF
A feira é uma das tradições de milhares de brasilienses que buscam qualidade de vida. E qualidade de vida mesmo, a gente tem com alimentos vendidos a preço justo, produto limpo e valorizando o produtor rural. Para ter isso, comece suas compras pelo galpão da Agricultura Familiar.
Esse galpão fica logo na entrada e tem alguns produtos orgânicos. Tem uma parte bem pequena fechada, onde eu costumava comprar o queijo do Chico Mineiro. Ele anda meio sumido, mas lá tem hambúrgueres de cordeiro e outras delícias.

A parte maior do galpão é dividida por corredores. Tem frutas, ovos, pães, biscoitos. Como são agricultores locais, o legal aqui é que a maior parte das frutas e verduras é da estação. A maioria tem chácaras dentro do DF e não trazem os produtos de longe.
Outras coisas com preço bom na Ceasa-DF
Além do que já foi dito, vale a pena destacas as quinquilharias de cozinha. Se você precisa de ralador, bandejas, assadeiras, potes de plástico, escorredor de macarrão ou coisa parecida, vai achar lá!
Se você esquecer seu carrinho de compras, não tem problema. Eles têm também!!! Custa 120 reais. A sacola de plástico reforçada, tá 40 reais. Tem de todas cores e tamanhos.

Os vendedores ficam ali perto da biblioteca da CEASA-DF, que é outra coisa linda desse lugar. Gente, já deu para perceber que sou apaixonada por esse lugar, né? Que outro cantinho do DF tem tanta variedade, preço baixo e uma biblioteca???
A CEASA-DF funciona todos os sábados, das 6h ao meio-dia. O telefone é o 61 32-33-8146. Ela fica no SIA trecho 8.
Venha para o Time dos Descobridores!
Criei esse blog para sairmos da normalidade, do piloto automático e termos uma vida mais simples, divertida e equilibrada. Se você quiser receber toda semana os melhores posts de graça é só mandar uma mensagem de whatsapp para (21) 98377-6931 com a palavra QUERO e com SUA CIDADE e salvar o número! Se clicar aqui vai também! Mas lembra que tem que salvar o número na sua agenda.
Ah! No face e no insta @babilins também dou dicas! Se cuida.
Na página do facebook do Descobertas Bárbaras você encontra mais atrações!
5 comentários
Ahhhhh, eu amei esse post! Fico sempre adiando conhecer a Ceasa, mas me motivou: vou no próximo final de semana!
Obrigada Bárbara!!
Disponha, prazer meu!!!
Vou ter que ir comprar plantinha! 😍
Vai amar, Marília