Não adianta! Se não for divertido, não é sustentável. Esse é meu mantra, inclusive para minha vida financeira. Por isso, reuni aqui algumas estratégias que uso para economizar, sem perder a diversão, aqui em Brasília.
Além de você diminuir os gastos no fim do mês, essas dicas aqui te ajudam a ter um consumo mais consciente, comer melhor, ter mais saúde e ainda conhecer gente linda. Quer ver? Dá uma olhada na lista lindeza que eu montei de como economizar em Brasília e não precisar ficar tacando as moedas do fundo da bolsa.

São feiras, brechós e grupos de amantes de exercícios físicos. Tudo isso para você poupar dinheiro com o mercado, academia ou lojas de departamento. Bela maneira de economizar em Brasília.
1 – Comece a visitar diferentes feiras!
Vamos lá… se você já viajou para fora do Brasil, sabe que em quase toda daquelas listas “do que fazer na cidade x” tem uma feira. Feira é um ótimo lugar para conhecer mais sobre as peculiaridades de um lugar ou região.
Porque não fazer isso na sua cidade, explorando diferentes feiras? O Distrito Federal tem mais de 120 feiras!!! Uma bem diferente da outra e com preços lindezas!!! Tem desde da Feira de Ceilândia, com suas comidas nordestinas, até a Feira da Ponta Norte, com produtos únicos e plantas alimentícias não convencionais.

Aqui no blog já falei como eu amo ir para CEASA aos sábados e o que tem para fazer na CEASA. Eles têm o galpão da agricultura familiar, a casinha dos orgânicos, as barracas de produtos do Cerrado e até uma biblioteca comunitária. Os preços e a qualidade são bem melhores que os do mercado.
Lembre-se de aproveitar os alimentos da estação, comer mais fresquinho e economizar ainda mais. E se você também é doido por potinhos, lá tem bancas que vendem. Já compra pra congelar a comida e economizar não só dinheiro como tempo.
2 – Compre de brechós, garage sales, casa de usados!
Ah…. brechós, garage sales, casa de usados…. tudo isso mexe com meu coração! Eu me divirto garimpando. Entrar numa loja tradicional de roupas é um suplício, mas me coloca num brechó para ver uma mulher mais feliz que pinto no lixo!
Quando tô em Sampa, uma das minhas diversões é visitar essas casas de “família vende tudo”. Aqui em Brasília não é diferente. Além de ter locais que vendem antiguidades, o DF tem casas de usados onde encontramos móveis, aparelhos eletrônicos e produtos de segunda mão com o preço mais acessível. Eu montei minha casa praticamente inteira com usados. Da geladeira à cabeceira da cama.
Além de economizar, visitar esses locais com olhar atento rende um passeio curioso. É cada coisa que a gente acha… e quando o assunto é brechó, melhor ainda. É uma chance de você economizar e se reinventar sem gastar muito. Que tal arriscar em peças diferentes, que te façam sair da sua caixinha? Esses óculos laranjados são do Brechó Desapeguei Bonito,que fica na 702/703 norte.

Neste post aqui no blog listei alguns brechós de Brasília e aqui neste outro tem alguns lugares de usados. Divirta-se!
3 – Participe de grupos de bike, caminhada, calestenia gratuitos
Eu tô amando escrever esse post! Só assunto que tá na minha essência. Mais um exemplo são os grupos Se você tá achando a mensalidade da academia cara, que tal entrar para algum dos grupos gratuitos de bike, de caminhada, de calestenia, de ginástica nas ruas… O DF tem vários!
Começo com um para apaixonados por bike. É o Rebas do Cerrado! Não importa se você não tem bike de última geração ou se você mal sabe pedalar. O Rebas vai ter uma trilha que é pra você. Eles se reúnem constantemente, com trilhas de todos os níveis e super recebem bem os novatos. Eu cheguei lá sozinha e fui super acolhida. Mais infos sobre o Rebas do Cerrado aqui.
Outra paixão: o Grupo de Caminhadas de Brasília, que reúne quem quer conhecer as trilhas do Distrito Federal. Eles se reúnem direto com trilhas também de diferentes níveis. Não paga nada para participar e você fica em contato com a natureza. Belo jeito de economizar em Brasília.

Já se seu lance é consciência corporal, que tal a calestenia? Parece que é só para marombados, mas não é não. São exercícios funcionais e divertidos. Eu amaaaaava fazer, mesmo não aguentando subir em uma barra. A Turma da Calestenia Brasília se reúne todo sábado, às 10h, do Parque de Águas Claras.
Tem sempre uma forma de economizar e se divertir em Brasília
Para você ver… Todas essas atividades são prazerosas e te ajudam a economizar. Além, claro de te mostrarem que existe um outro universo de oportunidades em Brasília para conhecer gente nova, novos sabores e montar novas personalidades.
Vamos sair da normalidade! Tem alguma dica de grupo, brechó ou feirinha? Compartilha aqui! E saiba que o blog tá cheio de opções para quem busca o que fazer em Brasília.
Esse conteúdo foi #feitocom @babilins e a Academia de Criadores do Itaú em parceria com a Youpix. Fui uma das escolhidas para essa inicitiva que busca incentivar criadores de conteúdo a produzirem cada vez mais conteúdo valioso para um público que busca por qualidade de informação. = )