5 livros deliciosos sobre gastronomia e viagem!

Tem uns livros que eu falto lamber… sério mesmo. Aposto que alguns dos meus exemplares têm mancha da minha baba neles. Eles são livros tão maravilhosos, que transportam a gente pra outros destinos nos apresentando os mais diversos pratos, ingredientes e temperos. Neste post reuni alguns desses livros sobre gastronomia e viagem!

Esse é mais um post da série viaje sem sair do sofá! Tem vários roteiros aqui no blog!

Cooked ou Cozinhar, uma história natural da transformação

Esse livro é poético, é inspirador, é um que dá vontade de comer!!! Cooked é do amado Michael Pollan e virou série do Netflix ano passado. Eu amo tanto esse livro que coloco ele até nos meus cursos sobre Comunicação Eficaz. Só uma desculpa pra falar mais dele. Hehehehe

O Michael Pollan é um jornalista que decidiu estudar cada um dos elementos e sua relação com o que a gente come. É uma reflexão sobre o ato de comer! Para isso ele viaja boa parte do mundo experimentando os mestres e chefes de cozinha mais sabidos no assunto. Repare que eu disse sabido, não premiado ou coisa parecida. Ele vai em busca de quem entende a essência do alimento. E tem umas receitas no fim de cada capítulo!

Se você ama o ato de cozinhar e que descobris destinos e locais que vivem disso, compra esse livro que é garantia de paixão.

República Gastronômica da China

Esse livro vai te tirar do sofá! Prepare-se! Isso porque a Jen Lin-Liu vai te transportar para dentro das cozinhas chinesas. O livro conta a história da jornalista americana de origem chinesa que decide largar a vida tradicional que levava nos Estados Unidos e ir para a China em buscas das suas raízes. Para isso, nada melhor que comer!!!

Hum… mas pense bem antes de comprar o livro. Talvez você devesse ler este livro só depois de viajar para lá. Caso contrário, vai pensar suas vezes antes de encarar um ensopado durante sua jornada. Tem outros livros aqui sobre gastronomia e viagem!

Conforte-me com maçãs

Eu ganhei esse livro quando era estagiária e foi um dos que marcou minha vida. Tive a sorte de ter uma chefe que é uma daquelas jornalistas cultas pra caramba! E foi a Joelma Chaves que me deu de este livro de outra mulher incrível, a Ruth Reichl.

A Ruth é considerada uma das melhores escritoras de gastronomia do mundo. Em ‘Conforte-me com Maçãs’, com mais de 200 mil exemplares vendidos só nos Estados Unidos, a autora conta suas aventuras ao redor do mundo, em busca de uma refeição memorável e digna de registro. Nessa viagem, ela vai narrando com a gente o que encontra numa visão afetuosa do aprendizado. Me apaixonei.

O homem que comeu de tudo

Esse livro é uma graça, legal até pra dar de presente, já que ele tem uma mordida nele. Achei num sebo e me amarrei. A história do livro gira em torno de Jeffrey Steingarten que em 1989 tomou uma decisão radical: abandonou a carreira de advogado para se tornar crítico gastronômico da Vogue.

Ele conta as viagens gastronômicas dele. Vai ao Japão para provar um bife, o Wagyu, pura carne de uma antiga raça de gado japonês paparicada ao longo da vida com massagem e acupuntura. Em Palermo, resolve escalar o Etna e descobrir as origens do sorvete. A paixão pelo chucrute o leva à Alsácia, o cheiro das trufas ao Piemonte. É de dar inveja.

No reservation

Se você chegou até aqui é porque realmente ama gastronomia e viagem. E se ama os dois, já deve ter ouvido falar de Anthony Bourdain. O chef de cozinha mais descolado do universo!

Pois bem.. além do sucesso Cozinha confidencial, ele tem outro livro que eu amo. O No Reservation conta os bastidores e mostra o que ele encontrou em três anos de viagem no programa de TV que leva o mesmo nome. Ele viajou para todos cantos do universo comendo comida de verdade, o que as pessoas realmente comem no dia a dia do local e não o que vendem para os turistas. É um livro para lidar com a saudade dele, que faleceu em 2018.

Esses são os livros do meu coração! se tiver sugestões, compartilha com a gente! 

Venha para o time dos Descobridores!

Criei esse blog para sairmos da normalidade, do piloto automático e termos uma vida mais simples, divertida e equilibrada. Se você quiser receber toda semana os melhores posts de graça é só mandar uma mensagem de whatsapp para (21)  98377-6931 com a palavra QUERO e com SUA CIDADE e salvar o número! Se clicar aqui vai também! Mas lembra que tem que salvar o número na sua agenda.

Ah! No insta @babilins também dou dicas! Se cuida.

Posts Relacionados

Moulin Vert tem animais, piscina aquecida e muito mais para quem busca o que fazer com criança em Brasília

A China em Brasília! Evento gratuito reúne cinema e oficinas a partir de sábado

Chalés para alugar e sinalização reforçada: Cachoeira do Indaiá, pertinho do DF, tem novidades!

1 comentário

Thaís 26 de setembro de 2020 - 17:06
Babi, você é sen-sa-cio-nal!!! Adooorei!!! Obrigaduuu!!!
Adicionar comentário