6 receitas (diferentonas) para uma tapioca saudável de verdade

Antes de mais nada, quero dizer que sou a louca da tapioca. Cresci comendo biju (que era como nós chamávamos tapioca. Só que tapioca não é a coisa mais saudável do mundo… por isso reuni algumas receitas para você deixar sua tapioca saudável de verdade. São receitas de massa diferentonas.

Primeiro, só a massa de tapioca tradicional, aquela que a gente compra o pacote no mercado, não é muito saudável. Ela pode não ter glúten e tal, mas tem um índice glicêmico nas alturas e não tem lá muitos nutrientes.

Entretanto, você pode deixar sua tapioca saudável com algumas receitas simples. Tem para tudo quando é gosto, doces e salgadas. E eu não tô falando de recheio não! É modificando a massa da tapioca mesmo. Olha só!

1 – Receita tapioca saudável com grãos e sementes

Essa é uma das minhas prediletas!!! É só pegar a massa de tapioca pronta e adicionar alguns grãos e sementes, como chia, gergelim, semente de girassol. Fica um espetáculo. Para cada 1 copo de massa, acrescentar uma colher de sobremesa de sementes e colocar na frigideira normalmente.

Detalhe que tem que acrescentar as sementes e grãos e já colocar na frigideira. Se for deixar parado muito tempo, mais de 2 horas, a chia começa a roubar a água da tapioca e ela pode ficar esfarelada. Se ficar assim, coloque um tiquinho de água para ficar numa consistência boa de novo.

2 – Tapioca com pó de ora-pro-nobis ou açafrão

Outra mistureba mágica!!! Ora-pro-nobis é uma planta cheia de proteína, ferro e outros nutrientes. Você encontra ela em pó bem fácil na internet. O mesmo custou 6 reais. Daí você colocar uma colherzinha de chá na sua tapioca e ela fica bombada! Melhore receita de tapioca saudável.

Vale colocar açafrão também. Minha sogra, Magnólia Gomes, sempre traz da chácara um pouquinho para mim. As propriedades e os benefícios do açafrão são escandalosos. Só que ele é forte. Eu coloco só uma pitadinha!!!

3 – Tapioca com mandioca ralada

Essa receita de tapioca saudável descobri tem uma semana! Foi quando fui na Feira de domingo e vi um moço misturando a mandioca ralada beeeeeeeem fininha, com a massa da taioca. Na proporção de 1/3 de mandioca ralada para 2/3 de massa de tapioca pronta.

Decidi testar e foi um sucesso. Pai terno. Que delícia! A mandioca sem ser processada é rica em minerais e fibras. Um excelente alimento para as bactérias boas do seu intestino. Misturando as duas, sua receita de tapioca ficará mais saudável e gostosa.

4 – Tapioca com castanhas na massa

Essa receita peguei com a minha prima Aline Souza, que aprendeu com a mãe dela. Além de usar mandioca integral (como na receita acima), elas ainda usam castanha do pará triturada para dar aquele leve crocante.

Mas é bem triturada mesmo. Assim ela ganha gordura boa e derruba o índice glicémico da tapioca, deixando essa receita bem mais saudável. Também vi no Nordeste, mas não provei, gente que faz receita de tapioca doce saudável usando castanha de caju triturada. Vale experimentar!!!

5 – Receitas de massa de tapioca saudável colorida

Essa eu não vou mentir não… Dá um trabalho medonho fazer as primeiras vezes. Até pegar o jeito, cansa. Maaassss… as receitas de tapioca ficam liiiindas e super nutritivas. Aprendi coma Neide Rigo.

Depois que pega o ponto, você vai embora. Nesse caso, o que temos que fazer é comprar o polvilho doce e irmos molhando a massa até dar o ponto com água de legumes, vegetais ou outros ingredientes. Eu usei a água da beterraba, da cenoura, do café e de espinafre. A receita dessa tapioca saudável é, mais ou menos, 500 g de polvilho doce para 300ml de água. Vá colocando a água aos poucos e sentindo o ponto.

No fim das contas, até tapioca estilizada de melancia eu fiz… É um sucesso com as crianças, ficam lindas e gostosas. Você pode soltar sua imaginação.

6 – Tapioca com cuscuz

Já essa dica, recebi da Taiz Araujo, que me passou pelo meu insta @babilins. Ela contou que deixa a tapioca mais saudável usando uma mistura que cria uma espécie de “falsa tortilha”. Na hora que ela falou isso pirei e pedi a receita.

Segundo a Taiz, basta colocar três colheres de cuscuz hidratado (de preferência até já cozido, mas se não estiver cozido tem problema não). Mistura com uma colher de massa de tapioca. Tempera com sal e coloca na frigideira. Ela ainda coloca um parmesão ralado por cima. Prometo testar em breve!!!

7 – Receitas Bônus de tapioca saudável!!!

Finalizando minhas receitas de massa de tapioca saudáveis, um grande aliado da boa saúde: coco fresco! Sim O coco ralado fresco não tem igual. Nem me apareça com coco ralado açucarado. Isso não é saudável não! É o ralado natural. fresquinho. Ele serve tanto para receitas doces e salgadas e é um espetáculo.

Por fim, recheie com o seu recheio predileto, sem colocar o pé na jaca. Vai de ovo, um azeite, pouca manteiga, hommus, queijo não muito gorduroso, banana, creme de castanhas, mel, canela e por aí vai. Se tiver mais combinações, compartilha comigo nos comentários.

E saiba que o blog está recheado de receitas naturebas!!!!

Posts Relacionados

Novos Motorhomes para alugar em Brasília! Veja modelos

Sítio com produção de Mirtilo é opção de passeio rural simples e perto de Brasília!

Semana da Língua Alemã tem comidinhas, oficinas, exposição e cinema em Brasília! De graça!