Quem ama Paris que me perdoe, mas se fosse escolher agora um lugar pra passar minha lua-de-mel jamais escolheria a cidade luz. Eu quero dizer que amoooooo Paris, mas não acho nada romântico ficar disputando um cantinho na escadaria de MontMartre ou conseguir tirar uma foto sem um japonês ao meu lado.
Romântico pra mim, e pra enciclopédia também, remete a um lugar associado a ternura, paixão, candura, sensibilidade. Vai dizer que a fila pra entrar no Louvre é romântica?
Pois bem, pensando em ajudar casais apaixonados que querem um ninho de amor nas férias, fui atrás dos meus amigos viajantes e escolhemos 7 lugares deliciosos para você morrer de amor!
1 – Vilarejos de Chianti (Itália)
Ai Jesus! Só em lembrar começo a suspirar. Mês passado quis mudar toda minha viagem como você pode ler aqui. Foi a melhor coisa que eu podia ter feito na vida. A Região de Chianti tem um cenário de hipnotizar com vales e mais vales verdes floridos, parreiras e oliveiras para todos os lados, um dos melhores vinhos do mundo, casinhas, ruínas ou castelos em cada curva e um ar tão puro que se você estiver vindo de uma metrópole corre risco de ficar tonto nas primeiras horas.
E eu já falei da calmaria, do Dolce Far Niente, de ir comprar comidinhas na vendinha onde ninguém fala inglês, mas tem o maior sorriso e boa vontade do mundo? Pois é. Essa região é para você aproveitar o melhor da vida! É para você acordar tarde, abrir a janela e ver aquela imensidão verde, tomar um café da manhã deliciosos numa varanda, visitar um ou outro ponto turístico durante o dia, ler um livro, descansar na beira de uma piscina, fazer amor sem pressa, tomar um vinho maravilhoso que custa uma bagatela por lá, ficar conversando fiado até mais tarde no jardim, dormir sem nenhum barulho e começar tudo de novo no dia seguinte. É a extensão do paraíso.
A Região de Chianti fica no centro da Itália e tem vários pequenos vilarejos. Minha dica é alugar um carro e se divertir naquelas estradinhas malucas. Ah! Vá entre maio e setembro, se quiser aproveitar as flores e a piscina, ou de outubro a novembro, se quiser aproveitar as parreiras cheias e vinícolas em funcionamento.
2 – Carmel (Califórnia)
Esta dica é do Diogo Alcântara que, entre uma viagem e outra bem exótica como você pode ver aqui, descobriu uma cidade pra lá de charmosa na Califórnia (EUA). Carmel fica a 150 km ao sul de São Francisco, na costa do Pacífico e no coração da península de Monterey. Ele contou que a cidade tem um pôr-do-sol maravilhoso, casinhas rústicas, toda florida e perfeita para passeios bucólicos com cenários fabulosos. Para os amantes de vinhos tem uma atração extra, fica pertinho do Napa Valley, a região de vinícolas da Califórnia.
Ele recomenda alugar um carro e ir descendo de São Francisco para Los Angeles. Assim vocês terão o mar à direita durante todo o incrível percurso da US Highway 01. A Pacifc Coast é te tirar o folêgo, você nem acredita que tem aquele mar incrível de um lado e um verde alucinante de outro. Ele disse que tem vários mirantes ao longo do caminho, perfeito para parar o carro, tirar fotos e curte um bom momento a dois.
3 – El Calafate (Argentina)
Mais uma dica do Diogo Alcântara, desta vez para os namorados mochileiros ou aventureiros. El Calafate é uma cidade pequena da província de Santa Cruz, na Argentina, pertinho da fronteira com o Chile. Além daquele friozinho que faz você ficar querer grudado no seu amor, El Calafate tem paisagens para os dois ficarem hipnotizados, é a cidade mais próxima do Parque Nacional Los Glaciares, onde fica a maior geleira em extensão horizontal do mundo, o Glaciar Perito Moreno.
Ele contou que a cidade lembra Campos do Jordão, em São Paulo, com aqueles chalés românticos para nenhum casal botar defeito. A Cidade é cheia de restaurantes legais, bons vinhos, ruelas encantadoras. Para os que curtem uma aventura ela é recomendada por que de lá é possível fazer mil e um passeios na região, desde trekking, escaladas e passeios a cavalo. É um passeio mais bonito que o outro para você curtir com seu amor. Outra dica é uma paradinha em El Chaltén, outra cidade que mega romântica e na mesma região.
4 – Fernando de Noronha (Pernambuco)
Essa dica é da Adriana Caitano. Quando pensei em ir sozinha para lá nas minhas últimas férias ela disse que eu até poderia gostar, mas que acompanhada é mil vezes melhor. A cidade tem cara de casal apaixonado em lua-de-mel e que é o que eu mais encontraria por lá.
Fernando de Noronha tem tudo para garantir uma viagem especial para os apaixonados. Tem praias com águas cristalinas, paisagens maravilhosas, passeios incríveis e cenários perfeitos para fotos românticas no litoral. Outro ponto alto é a gastronomia. Existem vários restaurantes charmosos na ilha com cardápios pensando especialmente para casais que precisam daquele temperinho extra que vai garantir a noite. A dica da Dri é ver o por do sol no Forte do Boldrô.
5 – Nice (França)
A recomendação agora é as Isabela Azevedo, que morou na França um bom tempo. Das cidades que ela visitou a que achou mais charmosa foi Nice. E tem seus motivos. Nice é uma das cidades encantadoras do sul da França. O balneário mediterrâneo é uma mistura de Itália e França. A parte mais legal é parte velha, com ruas de pedra, com suas casas de fachadas coloridas e janelas de madeira cheias de charme.
A dica é se perder nas ruelas com restaurantes e mercados que vendem de tudo um pouco, vendo objetos antigos e obras de arte. Deixar uma tarde para os dois ficarem conversando sentados num dos vários cafés da cidade também é uma boa.
6 – Sintra (Portugal)
Essa contribuição é da Giselda Almeida, que conhece Portugal de uma ponta a outra. Entre as cidades mais tradicionais que ela recomendou, como Viana do Castelo, com suas lindas praias para andar de mãos dadas, ou Aveiro, conhecida como a Veneza portuguesa onde se pode passear com gondolas coloridas, ela sugeriu Sintra.
A cidade fica a apenas 30 minutos de Lisboa e é uma boa pedida para um fim de semana romântico. A vila tem montes e florestas belíssimos e castelos e mansões suntuosos. É muito famoso pelo Palácio Nacional da Pena e Castelo dos Mouros. Segundo ela, são verdadeiros tesouros para uma viagem a dois. Uma dica é o Elétrico de Sintra, que funciona basicamente para turismo entre a Vila e a Praia das Maçãs. Um lugar ideal para se apaixonar.
7 – Villarrica (Chile)
Para os amantes da natureza, essa dica do Alan Borges, vai cair como uma luva. Villarrica é um vilarejo no Chile que fica perto de um vulcão do mesmo nome. Ele contou que é um dos lugares mais charmosos que já visitou. Também… Imagine a cena. Vocês em um dos chalés da cidade, sentado na varanda tomando um vinho da região. Na frente de vocês uma paisagem deslumbrante com um lago enorme e ao fundo um vulcão. Nada mal, hein?