Esse foi especial para minha irmã Cláudia Lins, que tá grávida, respeitando o distanciamento social, mas que quer contato com a natureza. Decidi escolher alguns lugares sem muvuca, calmos e tranquilos ao ar livre onde ela pode, pelo menos, fazer um piquenique em Brasília.
E vamos ser sinceros… essa tarefa não é das mais difíceis. Brasília é uma das cidades mais arborizadas do país. Hoje nosso quadradinho tem cerca de 5 milhões de árvores plantadas. Fora os 50 km² de gramados no Plano Piloto. Não é à toa que no meu insta @babilins só tem verde…
1 – Parque das Garças Lago Norte
Tirando aos domingos, quando costuma encher mais, nos outros dias da semana é possível encontrar paz e tranquilidade no Parque das Garças. Isso porque o local fica láááááaááááá na ponta do Lago Norte.
Apesar da Distância, eu amo aquele cantinho do DF. Vivia lá antigamente e amava a paz que aquele local me dava. Fora a biodiversidade. Já catalogaram no parque 50 espécies de aves, como garças, corujas e patos passeando para todos os lados ao ar livre. Também é bom para quem tem animal de estimação. Se o dia estiver quente, vale ainda entrar no Lago Paranoá!

2 – Universidade de Brasília
Sim! Além de Balburdia, a UnB tem espaços maravilhosos para um piquenique. Um dos meus cantinhos prediletos é na área próxima ao Centro de Excelência em Turismo. Na primavera você encontra os Jacandás Mimosos formando um tapete no chão com as flores roxas.
Outro ponto é entre o ICC e a Reitoria. Tem várias árvores frutíferas (cajá, jaca, jambo amarelo), ipês e demais plantas do Cerrado. São locais seguros, com guardinhas perto, sem aglomerações e de muita paz para deixar as crianças correndo solto.

3 – Fim da Asa Norte
A pontinha da Asa Norte é um deleite! Parece um pomar. Tem jaca, manga, cajá e até framboesa. Na 316, por exemplo, você tem precisa se preocupar em levar suas frutas para o piquenique… Naquela quadra você encontra maracujá, jabuticaba, limão, abacate e várias outras frutas. Mas a minha predileta é a amora. E lá tá lotado!!!

4 – Eixo monumental perto do Memorial JK
Outro lugar com a grama boa para deitar e rolar, onde você pode levar a criança para jogar bola sem ter medo de trombrar em ninguém é no gramado central do Eixo Monumental. Um cantinho legal é perto do Memorial JK. O fim de tarde ali é lindo e super fresquinho. Tem muuuuitas árvores frondosas para você estender um paninho. Só cuidado com as mangas em cima da cabeça… Seu piquenique em Brasília pode acabar num hospital.

5 – Prainha dos Orixás
A não ser que seja um dia de festa, essa prainha não costuma lotar. Tem várias árvores, lugar para estacionar e uma margem de área, caso queira se refrescar no Lago Paranoá. Em 2009 foi restaurada e reinaugurada exibindo 16 estátuas de orixás de autoria do artista plástico baiano Tatti Moreno. Ela fica bem ao lado da ponte Honestino Guimarães, dando uma paisagem ainda mais interessante no fim do dia.

6 – Praça dos Cristais
Aaaaaamo esse cantinho de Brasília! A praça dos Cristais foi criada pelo paisagista Burle Marx e conta com espelhos d’água e as esculturas em forma de cristal. Gosto tanto de lá que em 2015 fiz minha festa de aniversário naquele espaço. Um piquenique super tranquilo, divertido e seguro. Na parte de trás dos cristais você encontra várias árvores frondosas. Para mim é um dos pontos mais legais para fazer um piquenique em Brasília. Fica dentro do Setor Militar Urbano e é perfeito para quem busca espaços ao ar livre.
7 – Praça Portugal
O local tem poucas árvores, mas eu adoro a questão histórica de lá e a segurança, já que está dentro do Setor de Embaixadas. Inaugurada em 1972, a Praça Portugal tem obras de dois artistas portugueses: o pintor José Manuel Espiga Pinto (1940-2014), que fez os desenhos em calçadas de pedras portuguesas, e o escultor Salvador Barata Feyo (1899-1990), que elaborou a estátua de bronze em 1956. Foi uma homenagem de Portugal à nossa cidade.
Outros lugares para se fazer um piquenique em Brasília ao ar livre
Bem, existem outros lugares tão bonitos quanto esses ao ar livre em Brasília. Dependendo do dia da semana, o Pontão do Lago Sul e a Ermida Dom Bosco podem estar bem tranquilos também. A mesma coisa vale para o Parque da Cidade. E tem ainda as entrequadras…. A 308 sul é um exemplo de local com valor histórico e árvores com uma sombra convidativa para um piquenique!
Quem mora na parte sul da cidade também pode conferir o Deck Sul. Durante a semana e de manhã cedinho não tem muita gente no píer de madeira. Ah! Tem ainda os dois parques no Lago Sul! O Asa Delta e o Península Sul. Os dois são beeeem amplos e recebem muita gente sem ter muvuca. Tranquilidade pura.

Lembra de mais algum? Deixe sua sugestão de locais tranquilos ao ar livre para se fazer um piquenique em Brasília. E saiba que o site está cheeeio de lugares maravilhosos do DF para passear. Minha especialidade.
Venha para o Time dos Descobridores!
Criei esse blog para sairmos da normalidade, do piloto automático e termos uma vida mais simples, divertida e equilibrada. Se você quiser receber toda semana os melhores posts de graça é só mandar uma mensagem de whatsapp para (21) 98377-6931 com a palavra QUERO e com SUA CIDADE e salvar o número! Se clicar aqui vai também! Mas lembra que tem que salvar o número na sua agenda.
Ah! No face e no insta @babilins também dou dicas! Se cuida.
Na página do facebook do Descobertas Bárbaras você encontra mais atrações!
6 comentários
Jardim botânico também! Varios espaços para piquenique, além da lanchonete que serve o piquenique pronto, sem precisar levar nada.
Boa, Lia!!!!
Adorei! Tratou os assuntos com bastante coerência e
clareza!
Gosto muito de ir fazer um bom lanche no parque de Águas claras! Sempre tem uma árvore disponível para um bom piquenique, ao ar livre!
Gente!!!! Verdade, TAti!!! Já aproveitei muito aquele parque
Parece-me que no Pontão não é permitido fazer piquenique.