
Sabe aquela sensação quando tão separando os times de imagem e ação, pique bandeirinha, futebol ou qualquer outra competição e que os líderes começam:
– Quero fulano!
– Quero ciclano!
E que você só quer ser chamada logo para não ficar de fora???
Esse era meu sentimento quando comecei a ouvir que surgiria o Caminhos do Planalto Central. Uma trilha de longa distância aqui no DF que passa por fazendas, atrativos naturais, locais históricos, cortando esse Cerrado lindo de Deus. Eu queria muito fazer parte disso e já estava levantando a mão para gritar: me escolhe!!! Me chama!!! Mas aí… veio o chamado.
E não foi qualquer chamado. Foi para ser Embaixadora!!! Comecei a gritar quando veio o convite. Mostrei para mãe, pro pai, pro noivo, para minha labradora…. ela não entendeu muito não, mas vibrou comigo.

O motivo de eu ter pirado é porque é muito amor aqui por nossa terra e acredito que todos apaixonados pelo nosso bioma deveriam se envolver com essa causa também. Eu listo alguns motivos pelos quais essa iniciativa é do caramba.
Ah! estamos precisando de voluntários!!! Gente pra marcar a trilhar, organizar mutirões, ajudar na divulgação… venha fazer parte! é só mandar uma mensagem para 61 – 99374-9784.
Praticamente toda semana tem saída pra trilhas. Segunda de carnaval agora vai ter. Saindo da Floresta Nacional de Brasília, às 7h30. Trilha levinha.
Melhora a Saúde Física
O caminho é para ser feito de inúmeras maneiras. Bike, caminhando, correndo, a cavalo… só não vale veículo motorizado. Logo, você vai gastar umas calorias nesse processo e ganhar condicionamento físico. Vai melhorar coordenação motora e as taxas de vitamina D no seu próximo exame!
Recupera a Saúde Mental
Já citei aqui no blog o quanto o contato com a natureza faz bem para saúde mental. Reduz o stress, diminui o batimento cardíaco, alivia a ansiedade… é também uma forma, como disse neste post, de meditação ativa. Promove a contemplação e a pausa, tão difícil hoje em dia. Também falei nos post sobre o Caminho de Santiago, como seguir sinalizações podem te trazer pro presente e clarear suas ideias. Além disso, se propor a fazer trilhas de longa distância é um mega exercício de autoconhecimento. É lindeza demais.

Reduz a polarização
Eu já cheguei a passar quatro dias fazendo uma trilha no meio do nada com um grupo sem saber o que eles faziam da vida. Quanto mais se eram de esquerda, direito ou centro. A gente só queria aproveitar o momento e compartilhar aquele caminho da melhor maneira possível. Dividir uma trilha faz você construir pontes com pessoas que nem imaginava. É que nem os grupos de ciclismo que vejo por aí. Tem médico, mecânico, engenheira, padeiro, bombeira, motorista de uber… todo mundo junto. Isso aumenta a empatia pelo que é diferente de você.
Ajuda a preservar o Cerrado
Nosso Cerrado tá enrolado. É poluição, queimada, agrotóxicos, ocupação irregular do solo… Se a gente não se unir para mostrar a importância dele para todo o Brasil, vai dar ruim. Até porque ele é o berço das águas. O Cerrado é conhecido por floresta invertida, pois tem raízes profundas que são essenciais para regular o clima e o ciclo da água no país. Eu acredito que pra cuidar é preciso amar. E para amar, é preciso conhecer. Então vamos mostrar nossas belezuras!
Deixa a gente mais sabido da nossa história
Essa trilhas que hoje muita gente percorrer por prazer, guardam uma história do nosso povo sem igual. Não é à toa que eu tenho brilho nos olhos quando falo desses caminhos. Afinal, minha dissertação de Mestrado foi sobre a Estrada Geral do Sertão, um dos nomes dados a este conjunto de estradas.
Por elas já passaram animais e povos pré-históricos, índios, bandeirantes, negros fugidos, exploradores das terras barbarorum. O interior do Brasil se chamava, em mapas do século XVIII, Brasília Barbarorum. Tudo o que não era litoral, até então desconhecido, denominava-se Barbarorum, terra Bárbara. Nem precisa falar que eu amei isso, né?

Valoriza a economia local
As trilhas vão passar por pequenas propriedades rurais, que produzem alimentos ou tem atrativos naturais. A ideia é que os visitantes saibam mais sobre os serviços oferecidos e possam usufruir deles. E vou te contar. Tem uma galera linda em sítios, chácaras e fazendas disposta a te receber com o que tem de melhor.
Cria comunidade
Por fim, algo que eu considero essencial em época em que estamos cada vez mais isolados em nossas bolhas, seja o escritório, o carro ou seu apartamento, nós criamos vínculos reais fora dos nossos cubículos. Sobram estudos afirmando que o segredo para se ter uma vida feliz é ter comunidade, é se sentir parte de um grupo, é ter pessoas que se importam com você. E eu vou te contar…. é só você se lançar nesse mundo de aventuras para perceber que existem verdadeiras famílias se formando por aí. No lugar de terem o mesmo sangue, tem as mesmas paixões correndo na veia, o que tornar esses laços mais difíceis de serem rompidos.

Logo, vamos construir pontes, ficar zen, sadios, sabidos e interligados. Entre nós mesmos e com todo nosso esse bioma incrível que precisa da nossa ajuda!!! Aqui tem mais infos do Caminho.
Se você tava esperando alguém te chamar para participar da brincadeira, não precisa esperar mais não. Você tá no meu grupo. É só chegar! Se liga no insta, no face do Caminhos do Planalto Central e veja a melhor forma de participar.
6 comentários
Amigaaaaaaa
Faz meu filme por aí para eu poder participar do grupo!
Parabéns pelo título!
Precisa não, Sandrinha! Sua fama te precede!!! Já tá dentro. Volto pra Bsb no começo de março e vamos trilhar juntas!!!!
Se eu não fosse voluntário dos Caminhos do Planalto Central certamente ficaria curioso para conhecer e participar depois de lhe o seu artigo.
🌳🚴♂👣🌋 O “título” de Embaixadora dos CPC é mais que merecido pois você Bárbara é a melhor garota propaganda da cidade, das trilhas e de tudo de bom que tem no nosso quadradinho 👏 👏 👏
Ah…. seu maravilhoso! Não tô falando que esse grupo é muito amor!!!!
Queroooooo!! Como? Como fazer? Serve a carteirinha de Piramba com 1677 cachoeiras??? Qual o requisito? Olha que volto da c.A.
Thiago, só chegar!!!! Tem a página do caminhos no insta. Eles atualizam as caminhadas lá. Domingo agora tem em Brasilândia. Tem esse celular no post tb. Qualquer dúvida só ligar.