Eu não parava de repetir: Uouuuuuu, que lugar maluco! Esse foi o pensamento que povoou minha cabeça durante todo o tempo em que rodei, subi e desci pelo que restou da imensa Fábrica Bhering, na zona portuária do Rio de Janeiro.
Há tempos eu queria ir visitar o local. Ontem, o Leandro e eu aproveitamos o tempo bom para curtir o fim de tarde por lá. Ela funciona de segunda à sexta, das 9h às 18h, e sábado, de 13h às 20h! É um programão daqueles 0800, já que não paga nada para entrar! Além desse motivo, seguem outros 7 para te levar para lá!

1 – Passagem do tempo
É muuuito legal ver como o tempo age. Como tudo que já foi considerado grandioso, pode sucumbir e ser ressignificado.
A Fábrica Bhering foi a primeira fábrica de chocolate do Brasil. Foi fundada em 1880 e era referência no país pela sua grandiosidade. A arquitetura era inovadora, aproveitando o melhor da luz natural. Toda estrutura foi importada de uma antiga fábrica na Alemanha.
São 10 mil quadrados, inúmeras salas, 6 andares! É gigante!!! Ainda é possível ver uma parte do maquinário da antiga fábrica lá. Depois que ela faliu, ficou um bom tempo abandonada, vários vidros estão quebrados e a estrutura não teve lá muita manutenção.
Só que um grupo de artistas pegou esse espaço gigantesco e está transformando tudo em um forte pólo de economia criativa do Rio de Janeiro. Tá lindo ver o velho e o novo juntos na Fábrica Bhering!!!

2 – Cerveja e comidinhas deliciosas
Gente, eu amo comer e beber. E quando tem muito oferta de comidinhas, eu piro! É o que acontece lá. Logo na entrada o Leandro achou um cerveja maravilhosa. É da Cevaderia, uma cervejaria artesanal aqui do Rio de Janeiro, que tem ponto fixo por lá. Mas você encontra outras na Fábrica.
Pelo local existem vários pontos de lanches, restaurantes, cafés e barzinhos. Tem para todos os gostos. Existem também pessoas que vendem em stands menores. Eu, por exemplo, ataquei um bolo de maracujá com brownie de umas meninas que vendiam numa das esquinas da Fábrica Bhering.

3 – Gente descolada
Depois de encher a barriga, eu consegui apreciar melhor o ambiente e o público. O que eu vi lá são pessoas super acolhedoras. Tanto os donos e funcionários das inúmeras lojas e galerias, quanto o público que visita a fábrica.
Se você procura um local com gente descolada, cabeça aberta, que curte cultura, vá lá. É um bom local para paquerar também! Na frente do local onde compramos a cerveja estava rolando música e trocas de olhares na maior intensidade.

4 – Galerias de arte da Fábrica Bhering
São seis andares e não tem um que não tenha arte pelos corredores, salas e até no teto. Surreal como é diversificado o repertório de artistas por lá. Tem artistas plásticos que mexem com colagem, outros com cerâmicas, alguns com ferro e por aí vai.
Além disso, eles transformaram os corredores em galerias de arte. Alguns dos artistas da Fábrica Bhering expõe seus trabalhos do lado de fora das lojas mesmo. Ah! E volta e meia rola oficinas de pinturas, grafismo, marcenaria por lá!

5 – Compra de móveis
Algumas lojas lá são destinadas à móveis, arquiteturas, decoração de interiores. Se você tá construindo, reformando ou mobiliando sua casa e gosta de peças exclusivas, diferentonas ou retrô, corre lá! Tem desde móveis e objetos modernos até artigos de feiras de pulgas.

6 – Consumo consciente
Eu sou tarada por sebos, brechós e demais lojas que ponham mercadorias semi-novas e usadas para circular. E lá tá cheio!!!!! Se você curte moda, pode escolher peças diferentes entre os vários brechós. Vi pelo menos 3! Tem uma loja de antiguidades bem legal na entrada. Muitas curiosidades.
E sebos têm lugar especial no meu coração. Fiquei um bom tempo paquerando os livros usados e encontrei bons exemplares. A curadoria é muito boa. Neste sebo, tem espaços gostosos para você sentar e dar uma lida no que eles vendem.

7 – Vista da cidade no topo da Fábrica Bhering
Para finalizar, a vista!!! Você já vai estar com as pernas doendo de tanto rodar naquela imensidão que é a Fábrica Bhering, mas quando chegar na cobertura… meu irmão… que vista! Chegamos exatamente no pôr do sol e ficamos embasbacados com o que vimos lá de cima. Seeeensacional!

É um passeio e tanto! Vale super a pena e já queremos voltar. O Leandro dá doido para tirar fotos por lá.
Se você curte passeio diferentes pelo Rio, clique aqui! O blog tá cheio deles!
Venha para o time de Descobridores!
O Rio de Janeiro tem muuuuita coisa pra fazer! É muito mais que praia! Quer ficar por dentro do que fazer por aqui com antecedência Blog Descobertas Bárbaras? Se você quiser receber de graça o melhor do Rio, é só mandar uma mensagem de whatsapp para (21) 98377-6931 com a palavra QUERO e SALVAR O NÚMERO na sua agenda! Se clicar aqui vai também! Mas lembra que tem que salvar o número na sua agenda.