A maior parte do meu trabalho envolve falar. Seja na hora de fazer uma reportagem para TV, um vídeo para o blog, dar uma palestra, ser mediadora ou mestre de cerimônias. Por isso não canso de buscar fontes que possam aperfeiçoar o modo como transmito uma informação.
Nessas buscas, encontrei bons Ted Talks que abordam o tema. Então se você também precisa usar da palavra no seu trabalho, se liga nas dicas dessa galera aqui! São dicas sobre medo, conteúdo, voz, postura, conexão e transparência.
1 – What makes a great talk, great.
Ninguém melhor do que o curador do TED Talk para explicar como uma fala, palestra, discurso faz sucesso. Na palestra Cris Anderson diz que não há uma fórmula para falar bem, mas que alguns pontos devem ser levados em consideração. Ele cita, por exemplo, tentar deixar bem claro qual a grande ideia da sua apresentação. Isso antes mesmo de começar a montar sua fala. No jornalismo, seria a pergunta “qual o leade? ”. A partir disso, comece a montar a estrutura do que quer falar. Ele também orienta a fazer conexões entre a sua experiência/ideia e a vida de quem está ouvindo e desperte a curiosidade do público.
2 – Your body language may shape who you are
Eu sou apaixonada por essa mulher!!! Falar bem em público envolve postura e a Amy Cuddy explica melhor do que ninguém como nossa linguagem corporal pode moldar quem nós somos. Se você, como eu, costuma ficar nervoso antes de uma grande apresentação, palestra ou entrada ao vivo, dá uma olhada neste TED. Ela explica como o modo como nos posicionamos, afeta nosso comportamento. Depois ela dá dicas de posturas que podemos adotar para nos sentirmos mais confiantes. Eu testei as dicas dela e deu certo! Parece besteira, mas funciona.
3 – How to sound smart
Como eu costuma dar palestras, dei pala de rir com esse rapaz. Ele mostra todos nossos hábitos, truques e manias na hora de montar uma apresentação. Só que ele faz isso sem dizer absolutamente nada. Ele vai apresentando dicas de oratória, de postura, de como montar momentos chaves na palestra de um modo cômico. Não deixa de ser uma zoação, mas também é uma boa aula e, no mínimo, você vai dar boas risadas. É muito bom!!!!
4 – How I beat stage fright
Essa é outra pra você se divertir e aprender! Joe Kowan tinha pavor de palco, quer dizer… ainda tem. Mas nesta palestra ele conta com o supera o medo e enfrenta o palco mesmo com esse sentimento que nos congela. E uma das estratégias é assumir, reconhecer esse medo e achar uma estratégia para encará-lo.
5 – The surprising secret to speaking with confidence.
Essa palestra chama a atenção pra dois aspectos que são fundamentais para quem trabalha com fala e precisa ter uma boa oratória: voz e respiração. Durante muito tempo esses foram meus maiores desafios, sempre falei mega rápido, engolindo palavras e sem pausas para respirar. Neste TED, Caroline Goyder mostra como esses dois fatores moldam bons oradores e como fazer para melhorar essas características. Se você tem esse problema também, invista numa boa fonoaudióloga. Esses profissionais fazem milagre!!!
6 – Talk nerd to me
Eu enfrento esse problema toda semana com alguns entrevistados. Pessoas incríveis com conteúdo excelente, mas que simplesmente não conseguem passar para o público geral o que eles guardam dentro de mentes maravilhosas. Por isso, a Melissa Marshall fez essa apresentação para quem é muito técnico. Ela ensina, por exemplo, a dar exemplos práticos do seu conhecimento, evitar jargões e principalmente responder à pergunta: “e daí?”, o que o seu conhecimento pode me impactar.
7 – Want to sound like a leader? Start by saying your name right.
Ok, você aprendeu a criar conteúdo, a falar melhor, a cuidar da linguagem corporal, mas não adianta nada se você não unir tudo isso num bolo só. Tem que conectar seu conteúdo com a forma como você fala. É isso que Laura Sicola nos conta que não basta ser, tem que parecer um líder. Ela dá dicas de como se apresentar melhor, começando pelo básico: Saber dizer seu nome corretamente.
Gostou das dicas, então curte nossa página do face e fica ligado nesses post aqui!
2 comentários
Gostei irei com mru esposo.
Muito legal.
Que bacana, MArtha!!!