Os tijolos vieram de Portugal e França, os ferros da Alemanha, o vidro da Bélgica, a inspiração da Espanha. É só chegar perto do Castelo da FioCruz no Rio de Janeiro para se sentir na Europa. Também… De todos os materiais utilizados na construção do castelo, só a madeira foi brasileira.

Quem já passou pela Avenida Brasil já deve ter visto ele de longe. Foi assim que o Tiago Miranda, meu amigo, descobriu esse castelo e me chamou para visitá-lo hoje. E se, de longe, o Castelo da FioCruz atrai olhares, é de perto que o encanto se completa. Isso pela quantidade imensa de detalhes no piso de mosaico, na parede com desenhos em relevo, no teto cheio de recortes e molduras…. É de encher os olhos e ficar boquiaberto!
E o melhor! Dentro de tanta beleza, tem muita ciência! E para adultos e crianças. A mulecada se amarrou.
O castelo fez 100 anos ano passado, foi idealizado por Oswaldo Cruz. O médico e cientista brasileiro sugeriu ao governo brasileiro que nosso país deveria ter um centro de pesquisa parecido com os que tinha visto na Europa. Recebeu carta branca do governo e a partir daí foram 13 anos até que tudo ficasse pronto.
Como visitar
Até hoje o castelo e os prédios ao lado funcionam como centro de pesquisa da FioCruz, mas é possível visitar alguns andares. Durante o fim de semana é só chegar com a identidade entre 10h e 16h (último horário de visita). De terça à sexta tem que agendar! O telefone é o (21)2590-6747 ou o (21) 3865-2128. A exceção é nas férias, como agora. Daí é só chegar também, mas tem que chegar beeeem cedo. Hoje nós tivemos que entrar numa fila de espera e só entramos porque demos sorte.
A visita começa na entrada como uma explicação básica sobre o castelo e sobre em que condições ele foi construído. Entendemos melhor sobre o Rio de Janeiro do início do século 20. Fotos e documentos históricos revelam o contexto desse período, marcado por episódios como a Revolta da Vacina, por personagens como Oswaldo Cruz e Carlos Chagas e por uma série de transformações na saúde pública do Brasil.
No espaço, o público também pode contemplar a arquitetura em estilo neomourisco, a beleza dos azulejos portugueses e os mosaicos inspirados em tapeçaria árabe do Castelo. Esse prédio centenário também abriga fotos e documentos históricos. Tem ainda espaço para as crianças tirarem foto com jalecos e chapéus de cientistas.
A história de Carlos Chagas também é bem detalhada com documentos da época e até um coração no formol que ele usava para estudos. O tour inclui, também, a visita a uma mostra entomológica que reúne insetos da coleção de Ângelo Moreira da Costa Lima, importante pesquisador brasileiro que trabalhou com Oswaldo Cruz no combate à febre amarela.

Como chegar
O Castelo da FioCruz fica na Avenida Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro. Para chegar lá nós pegamos o metrô até a estação Central. De lá pegamos taxi e uber até o Instituto. É pertinho. Achamos que pegar ônibus pra lá seria demorado e não tão seguro.
A visita é de graça! E tem mais!!! O Castelo é apenas uma das atrações do local. O Museu da Vida abriga desde um borboletário até um Parque da Ciência! É um passeio maravilhoso! Vá cedo.

Se você quer passeios diferentes no Rio de Janeiro, então clique aqui. Curta também nossa página no face e no insta. = )
3 comentários
A tarde foi incrível Babi! Me diverti demais….e pensar que tem cerca de 7 anos que estava enrolando para fazer essa visita. Que arrependimento de não ter feito antes! Obrigado pela cia!
Eu que agradeço pelo convite, Tiago! Foi incrível conhecer esse lugar. Obrigada pela parceira!!! : )
Babi, há anos frequento oo Rio de Janeiro (especialmente das Olimpíadas para cá) e sempre-sempre passo perto desse lindo castelo! Quero visitá-lo em breve! Já está na minha listinha de desejos pra já! Então, obrigaduuuu pela dica! Em retribuição vou deixar pra você e todos os seus leitores duas opções tb muito legais (caso vc ainda não os tenha visitado): o terraço gratuito na cobertura do MAM – Museu de Arte Moderna do Rio. A vista do Porto Maravilha e do Museu do Amanhã é lindíssima! E o Real Gabinete Português de Leitura, que ainda só por fotos, já roubou meu coração! Então, obrigaduuu!