Precisei olhar duas vezes o mapa para ter certeza que tinha lido “Veneza”. E não é que no caminho entre Brasília e Goiás Velho tem mesmo um pedacinho na Itália? O Leandro Discaciate e eu fomos lá dar uma olhada e nos surpreendemos com uma cidadezinha charmosa que tem uma das festas italianas mais tradicionais do Brasil.
Nova Veneza é bem pequena, uma daquelas típicas cidades do interior onde o tempo parece passar mais devagar e as pessoas ainda ficam na porta de casa ou nas praças conversando sem maiores preocupações. Fora da época de festas, lá é mega pacato, a cidade é simples e pequena. Logo na entrada, vimos pinturas que remetem à origem dos moradores. Gôndolas, montanhas, bandeiras e vinhedos desenhados nas paredes das casas.
Hoje, cerca de 60% dos moradores são descentes de italianos. A cidade foi fundada por imigrantes que vieram para o Brasil fugindo da Primeira Guerra Mundial. Andando pelas ruas da cidade, nós descobrimos a família de um dos fundadores, que abriu a porta de casa para contar toda a história. Eles têm tudo registrado da época em que o bisavó veio para o Brasil, se apaixonou por esse cantinho de Goiás, voltou para Veneza e trouxe toda a família para fundar o vilarejo.
Assim como eles nos abriram a porta de casa, outros moradores foram super hospitaleiros com a gente. A pracinha é um bom lugar pra puxar papo. Tem uma igrejinha e uma Gelateria que Mama Mia! Me surpreendeu com um sorvete delicioso!
A festa
Para honrar suas origens, há 13 anos eles criaram a Festa Italiana de Nova Veneza, que acontece entre os dias 1º e 4 de junho. A cidade fica cheia de barraquinhas vendendo aquelas maravilhosas comidas italianas: pizzas, pastas e sorvetes! Sem falar nos vinhos…
Para se ter uma ideia, só o restaurante oficial do evento, comprou 2 mil quilos de frango,15 vacas e quase 4 toneladas de massa para preparar os pratos. Vão ser 50 cozinheiros e auxiliares no preparo de tudo isso.
Além da “bella cucina italiana”, vai ter apresentações musicais e de danças tradicionais, missas rezadas em italiano, baile de máscara e competições de jogos típicos. Fiquei curiosa com um tal “torneio de cipó.
Para quem curte a Itália é uma boa chance de matar a saudade daquelas terras e entrar em contato um pouquinho mais com a cultura do país. E pra quem tá planejando visitar a Veneza de verdade, mas tá com o orçamento apertado pode ser um bom começo. A gente foi pra lá em Setembro de 2016. Em maio de 2017, visitamos a original….
Serviço:
13º Festival Italiano de Nova Veneza
Data: 1 a 4 de junho
Local: Praça João Stival de Nova Veneza – Goiás
Entrada gratuita
Quer saber mais programas bacanas perto de Brasília? Clica aqui. A programação da festa, tá aqui:

Nova Veneza
8 comentários
Deveria ser crime usar o nome de Veneza numa cidade que não lembra em nada a arquitetura da original. Fui pesquisar as fotos da cidade e vi que é igual a qualquer outra cidade do Goias. Talvez seja interessante por causa da comida, mas de resto…
Oi, Fabio!
De acordo com as infos da prefeitura, o nome foi dado pq a cidade foi fundada por italianos de Veneza. Uma família inteira veio de lá para construir a cidade. Hoje 60% dos moradores são descendentes de italianos.
Mas o seu comentário é pertinente. Quem não conhece a história pode acabar achando que o nome é por conta da parte física e arquitetura.
A cidade pode em si não se parecer com Veneza,mas tem monumentos que remetem a arquitetura italiana é só pesquisar ou visitar a cidade.Mas a origem está no povo e não na parte física,muitos moradores da cidade além de terem a característica física dos italianos ainda tem o sobrenome da família que no passado imigrou para Goiás.É uma pena pensarem que só no sul tem colonia de europeus,coisa de ignorante!…Que não conhece nem o próprio bairro não pode falar do país…Assim que tiver oportunidade irei visitar Nova Veneza 🙂
Falou e disse, Fox. É claro que não é igual à Veneza… E ninguém falou isso. O bacana é a história dos moradores e a ligação destes com a Itália. A recomendação é ir no festival de culinária. Eu e a Bárbara estaremos lá em 2018. Valeu pela excelente colocação. Abraço!
Gostei demais, acabou de entrar no meu roteiro
Que bom, Edmar!!! Nós também vamos estar na próxima festa! Vale a pena!
Barbara onde vcs ficam hospedados para participar da festa? Parece ser uma cidade bem pequena…
Cíntia, é muuuuuuito pequena! Só tem dois hotéis. Nós ficamos em Anápolis, ficávamos indo e voltando. : (