Um passeio imperdível para quem visita as cidades de Ouro Preto e Mariana é a Mina da Passagem. De acordo com os donos, ela é a maior Mina de Ouro aberta à visitação do mundo. Se é verdade ou não, eu não sei, mas que é muuuuito legal, isso é!
A diversão começa na entrada. Para chegar nas profundezas da terra é preciso pegar um trolley (carrinho em trilhos) bem arcaico. Arcaico mesmo. Não espere conforto nesta viagem, mas a emoção é garantida. Você desce por cerca de 300 metros terra abaixo.
Eu tive a sorte de ter o Antônio como guia, ele trabalhou na mina na década de 80, nos últimos anos de funcionamento do local. Ele falava com propriedade, contando todos os detalhes de como a mina funcionava. Nós passamos por vários salões em que ele explicou como o ouro era tirado, como colocavam a dinamite, como era a saúde dos mineiros, como as técnicas foram melhorando ao longo dos anos.
Além do aspecto técnico, ele também contou como era a sociedade na época. Os mineiros tinham que comprar tudo da mercearia dos donos das terras, num esquema quase de escravidão. Também contou como era ter que confiar no tempo, para saber se não haveria inundações nem nada do tipo. Ele disse que era um trabalho muito arriscado, por isso eles tinham várias superstições e uma fé grande junto a Santa Bárbara, santa dos mineiros. Até hoje existe um altar pra ela lá.
O trabalho era feito 24 horas por dia, até porque lá embaixo ninguém sabe se é dia ou noite. Não entra um feixe de luz. A temperatura é estável o ano todo, entre 17 a 20 graus Celsius. Desde a sua fundação no início do século XVIII, foram retiradas aproximadamente 35 toneladas de ouro. Como parte da mina está debaixo d’água, hoje ela também é usada por mergulhadores para treinar mergulho em cavernas e em profundidade. Quando estávamos lá, acompanhamos um grupo emergindo.
A Mina da Passagem fica entre Ouro Preto e Mariana. Uma boa dica é pegar o trem de Ouro Preto a Mariana (nós damos todas as dicas aqui) e voltar pegando um ônibus que para na porta da Mina. Depois do passeio e só pegar mais um ônibus da Mina até Ouro Preto. Tranquilo, barato e seguro. Todo mundo te ajuda a chegar.
Lá também tem um museu, com acervo que contém muitas peças da época do ciclo de ouro em Minas Gerais. O local está aberto para a visitação pública às segundas e terças de 9 às 17 horas, e quartas a domingos de 9 às 17:30 horas. O preço é bem salgado. Achei uma facada! 60 reais por adulto. Entretanto, valeu cada centavo. O lugar é muito legal e tivemos uma boa experiência por lá! Recomendo.
Se tiver qualquer dúvida, coloca nos comentários que a gente responde! Se quiser saber mais destinos e passeios legais no Brasil e no mundo, curta nossa página no facebook!