Quando a Djeini me mostrou as fotos das cachoeiras fiquei besta. Sou rata dos atrativos naturais do DF e nunca tinha nem ouvido falar delas. Isso tem um motivo, as dez cachoeiras do sitio onde ela e o marido moram não estavam abertas ao público. Até agora…..

O Abimael e a Djeini decidiram abrir o Sitio Titara para o turismo rural há poucos meses. Ele fica a 48 quilômetros da rodoviária do Plano Piloto, na região do Lago Oeste. Como tem um bom trecho de estrada de chão, a viagem para lá dura cerca de uma hora e dez minutos.
Mas até isso é bom, porque a paisagem é belíssima e é um jeito de você ir desconectando e mudando sua sintonia. A estrada de chão é cercada daqueles morros da APA da Cafuringa, nem parece que você está no Distrito Federal.
Cachoeiras
O Sítio tem dez cachoeiras, são três médias e sete menores. Além de poço pra banho e riachos de água cristalina. Tem um deles logo no comecinho. E como a entrada é pelo Sítio tá sempre tudo quase vazio.

Como eu estava com o tempo corrido, só fui em uma das cachoeiras. É a de trilha média. Existem trilhas fáceis, médias e radicais por lá, segundo o Abimael. Eu quero voltar lá pra fazer a radical! Essa trilha passa por riachos e leva a uma das cachoeiras catalogadas no principal livro da APA da Cafuringa.

A que eu fui é considerada patrimônio natural do DF, tem vários poços para banho e o melhor: vários pontos de hidromassagem natural. É tranquilo andar entre as pedras e subir para ter uma visão panorâmica do local.

Hospedagem
A ideia do casal é receber pessoas interessadas em relaxar, desconectar e aproveitar mais a natureza. Atualmente são quatro suítes na casa principal. Mas eles vão construir quatro chalés até o meio do ano.

A casa onde os quartos ficam tem uma varanda enorme, onde é servido o café da manhã e o almoço. O local ainda tem redes, aqueles divãs maravilhosos, espaço de fogueira… tudo pra você se aconchegar, ler um livro, jogar conversa fora.

Quem quiser entrar no clima do campo também pode acompanhar a ordenha, andar a cavalo e participar da preparação dos pratos caipiras. Detalhe: Eu conheci a Djeini na Feira do Lago Oeste. Eu tomo café da manhã todo fim de semana lá e ela é a responsável pelos bolinhos de milho e queijo mais deliciosos dessa região! E os queijos? Falto morrer de tanto comer.

A suíte custa 220 reais a diária para casal com alimentação incluída. Existe a possibilidade de passar só o dia por lá. Neste caso custa 95 reais, com café da manhã e almoço incluído.
Eles têm ainda um espaço para quem quiser acampar. Fica logo na entrada do Sítio. Quem optar por este espaço vai dormir ao som de água corrente, pois a área de camping fica bem ao lado de um dos riachos.
Como chegar
Quem sai do plano piloto deve pegar a BR 020 sentido Sobradinho. No Balão do Colorado entrar sentido Lago Oeste. Seguir até o asfalto acabar. Aviso que é chão que não acaba mais! Na hora em que o asfalto acaba tem uma entrada à direita atrás da parada de ônibus. A partir dali são 12 quilômetros até a entrada do Sitio Titara, que fica à direita.

O local é especial para ciclistas, que podem ir com as bikes, fazer as trilhas belíssimas da região e depois dar aquela descansada no Sítio. Ele também é usado para casamentos e para eventos artísticos. Hoje encontrei lá o Volmi Batista, violeiro famoso do DF.
Como a Djeini e o Abimael que cuidam dos novos serviços de turismo e ainda do sítio como um todo, é preciso reservar com antecedência. O telefone para contato é o: 3702-1219 ou o 99635-1313.

Brasília tá ficando cada vez mais legal com essas possibilidade de turismo rural. Tô doida pra voltar lá! Desta vez para passar mais tempo! Se quiser descobri mais destinos legais em Brasília, clica aqui! E se tiver dúvidas, críticas ou sugestões, só postar nos comentários. Tô sempre procurando lugares novos assim!!!
Venha para o time de Descobridores!
Quer saber com antecedência o que Brasília tem de melhor? Se você quiser receber toda semana de graça os melhores eventos fora do roteiro tradicional, descobrir os lugares mais descolados de Brasília e desvendar todos os atrativos do Cerrado, é só mandar uma mensagem de whatsapp para (21) 98377-6931 com a palavra QUERO e salvar nosso número! Se clicar aqui vai também!
60 comentários
Realmente uma novidade , pensei que não haviam cachoeiras no DF. Apesar de saber que aí tem muitos parques. O Cerrado com suas belezas.
Pois é.. Temos gratas surpresas no Cerrado, Júlio!
Preciso conhecer essa maravilha!!!
Espero que curta, Edna!
Barbara vc tem um Instagram ou página no Facebook onde vc divulga Deus achados? Gratidão!
Oi, Marlei! TEnho sim. @babilins e no face DEscobertas Bárbaras
Já já tomo vergonha na cara e crio uma conta do insta só pro blog
= )
Para nós ciclistas existe algum custo? Podemos entrar na propriedade e seguir até a cachoeira ou tem que passar pela casa sede antes para avisar aos donos?
Oi, Chucre. Não dá pra entrar pra Cachoeira sem passar pela propriedade deles não. Tem que negociar a entrada com o Abimael e a Djeini.
Você podia passar a localização no maps. Eu procurei pelo google maps conforme a descrição da localização e não tenho idéia de o de fica. Mesmo se for de carro tenho certeza que vou me perder.
Muito bom Bárbara, vou la conferir !
Depois me conta o que achou, Lauro!
Que beleza de dica! Amo muito esse blog!
Que lindeza de comentário!!!! Me faz continuar!
Oi Bárbara, parabéns! Esse valor de 220,00 pro casal com refeições, inclui que refeições? Caso eu queira ir passar o sábado e domingo, que refeições estariam incluídas, vc sabe?
Oi, Ana! Inclui almoço, janta e café da manhã do dia seguinte.
Olha adorei a dica é muito bom ir passear em lugar assim ,eu amo cachoeiras…
Espero que curta, Ana!!!!
Oi Bárbara, bem legal essa descoberta. Vc é a jornalista do DF TV da Globo e filha do Cláudio?
Oi, Zélia! Euzinha!!!!
Bom dia Barbara, sou Marcelin, presidente do Clube do Jeep de Sobradinho, estamos interessados em conhecer, esse belíssimo local. Tem tudo a ver com nassa família Jipeira. Vamos ver se conseguimos marcar com os responsáveis, para conhecer.
MArcelim, acho que é bem legal pra eventos assim!
Bonito mas nao chega aos pes dos vizinhos Ch.Imperial e Terra viva. Enfim achei os 95 muito caro se considerar a distancia e o grupo possivel. Valor alto para uma realidade de classe media. E as cachus nem sao tao belas assim. Sai lindas mas…. Estamos no Cerrado e colado na Chapada. 400 reais vai e volta de la e comida picnic fica auper em conta. Concorrencia desleal
Oi, Flávio! Ainda acrescentaria o Paraíso na Terra na sua lista, que tb não é longe dali. Pra quem não conhece os outros três, aconselho a ir primeiro lá neles e depois no Sitio. Mas acho o preço pra hospedagem do casal com alimentação, justo. E, neste caso de dormir, está mais barato.
Alguém sabe quanto custa o camping ?
Lucas, custa 100 reais com alimentação e 60 reais sem alimentação.
Que bacana!Eu não imaginava isso!Deu vontade enorme de conhecer o lugar!O sítio não tem uma pagina no face!?
Pior que não Ana Paula… Já falei pra eles construirem uma e para fazer um perfil institucional do insta tb.
A estrada de chão de 12km até o Sítio, é muito ruim ou da pra ir com carro baixo tranquilo?
Caroline, Dá pra ir de carro baixo sim. Tranquilão. Tá tão boa que é bom ter cuidado. Tem uma galera que corre muito por lá.
O lugar parece fantástico! Tem como compartilhar a localização? Não consegui achar no google maps e pretendo ir de bike. Muito obrigado!
Leonarod, vou pedir pros donos compartilharem. Mas se vc mandar um whatsapp pro celular da Djeini ela te encaminha a localização.
queri ir passear ai, quanto custa a diaria? meu email é goiasbrasil2@hotmail.com
Iran, custa 220 pra passar a noite. o casal com alimentação. Qq coisa liga no celular da Djeini que ela tira as dúvidas.
Muito bom, gostaria do contato!
Oi, simone! Tá aí no texto… já no finalzinho….
Por favor entre em contato comigo , se puder .981433702. desde já agradeço.
Oi ,Wesley! Estou fora do país. QQ coisa, só me mandar email. babilins@gmail.com
bjos
E com duas crianças , uma de quase 2 e uma de 12 anos acompanhados dos pais ?
Jeamy, lá tem opção de andar a cavalo e espaço de jogar futebol. Mas eu sinceramente daria preferência a ir para a Chapada Imperial, neste caso. Lá tem mais opção pra criança.
Bom dia….
Alguém já passou o fim de semana lá p passar referênciaseu?
Oi, Vagner! Inaugurou agora. Acho que só dois grupos foram lá.
Boa tarde
Pode-se passar o dia aí?
Serve almoço?
Serve sim, Maria. Esse valor que eu coloquei no texto é pra café e almoço, mas conversa lá com a dona que pode ter desconto. algo assim.
Ahhhh eu amo esses lugares, acabei de reservar pra ir conhecer.
Eita! Depois me conta, pq eu fui uma das primeiras a ir e quero saber a opnião de mais pessoas.
Isso mesmo Mirian depois conta p gente como foi ? bom passeio. Bárbara valeu pelas dicas
Nossa amei demais! Adorei a sua página ! Ah pra ficar o dia curtindo as cachus, vc sane me informar o preço da entrada? Pode levar frutas ou coisas desse tipo para curtir lá?
Oi, Ribamar, os preços estão no finalzinho no texto. Acabei de descobri aqui nos comentário que só para passar o dia é 50 reais. Com alimentação, café e almoço, 95. Pra dormi, o casal com alimentação, fica 220.
Oi Bárbara,
Que achado, hein!? Entrei em contato mas como moro no Lago Oeste gostaria de ir para passar a manhã, sem alimentação mas achei meio caro R$50,00 por pessoa.
De qualquer forma vou para passar um dia lá.
Obrigada pela dica. 😉
Tainá, Sua região aí é incrível. Tem outras opções de turismo deste jeito por aí. Recomendo a Chapada Imperial e o Paraíso na Terra. Se tiver afim só de um banho de cachu, tem o Poço azul que é mais em conta. Eu paguei baratinho a ultima vez que fui lá.
Olá Bárbara! Gratidão pelo seu blog, o conheci por meio dessa postagem. Espero que continue nos presenteando com as suas experiências. Eu estava procurando um lugar como o Sítio Titara, que na verdade está mais para Fazenda do que Sítio rsrs. Um verdadeiro PARAÍSO, perto de casa, ambiente totalmente FAMILIAR, preço muito JUSTO em todas as categorias, comida surreal e o mais bacana é o casal de proprietários. Pessoas que espalham energia boa por onde passam. Encontrei tudo isso depois que conheci seu blog. Já fui 2x kkkkk apenas uma dica, até chovendo o local é lindo, aconchegante, mas as cachoeiras ficam com a água barrenta, afinal a natureza faz o papel dela, não é mesmo? A gente só tem que agradecer rsrs Um grande beijo, Bárbara! E mais uma vez, gratidão pela generosidade de nos presentear com as suas descobertas. 😘
Liciana, vc tem tem ideal de quanto me faz feliz ao ler seu comentário. Acrescenta ao blog demais!!!! Muito obrigada.
Bom dia , Bárbara, que linda e maravilhosa dicas, já irei marcar para conhecer, gratidão por mostrar em que nossa Brasília tem coisas tão belas na natureza.
Valeu pelo retorno, Silvana!!! E se você tiver sugestões, mande aí! Vamos compartilhar essas belezuras do Cerrado.
Bom dia Bárbara,
Amei o lugar !! Já fui 2x
Neste Domingo (17/Mar), rolou até uma feitura de Pamonha. Pensei que fosse te encontrar por lá !! 😉
Gostaria de fazer uma pequena CORREÇÃO de Como Chegar no Sítio Titara:
… Seguir até o asfalto acabar. Algumas pessoas andaram se perdendo!
Seria interessante, Vc colocar: Entrar à direita na BR-170 (atrás da parada de ônibus).
A Djeini te entregou o livro? Espero que esteje gostando
Opaaaaaa!!!!!
Gratidão!!!!!!
Hey, Bárbara!
Me salve aqui com uma informação!
Quanto custa o preço do camping com a alimentação incluída?
Salvo sim! Foi até bom você ter perguntado, pq vi com ela que os preços subiram este ano. Agora tá 280 dormindo na pousada e 220 no acampamento. Incluindo todas as refeições. Esse preço é por casal mais crianças pequena.
Espero ter ajudado!
Uma bárbara descoberta. E perto do plano. Vc ê top BL
Valeu, MArcos!!!!!!