Quando eu digo que o Cerrado é maravilhoso, é porque é…. Semana passada foi a vez de conhecer as belezas naturais de um cantinho pouco explorado do Distrito Federal. Gente, eu achava que o Park Way só tinha condomínio! Agora, descobri que tem cachoeira e trilhas fáceis que passam pela ferrovia e que têm muita história legal!

Quem mapeou a região foi o Thiago Luz, do @nas_trilhas_do_park_way. No começo da pandemia, queria fugir do lugares mais movimentados do DF e saiu andando pelo Park Way, onde mora. Foi assim que descobriu algumas rotas antigas que poderiam gerar um roteiro bacana.
No início, ele levava só os familiares. Depois, os amigos. O sucesso foi tanto que ele agora leva grupos para lá. O circuito tem 10 quilômetros, passa por vários atrativos e é acessível para pessoas de todas as idades. Nos meus stories no @babilins eu mostro mais detalhes.
Lembrando que o blog tem outros mil e um destinos em Brasília.
Como são as trilhas fáceis do Park Way
A boa notícia: as trilhas do parkway são bem tranquilonas!!!! Praticamente não tem subida nem descida. O terreno também é bem fácil de seguir, sem pedras grandes soltas ou areia fina. Tanto que crianças são bem-vindas!
As meninas maravilhosas do @trilhandocaminhos.brasil foram uma das primeiras a ir e me passaram o contato do Thiago. Semana passada tive um tempinho e fui lá conhecer tudo de perto.
Nós paramos o carro logo na entrada da trilha, que fica perto da quadra 16. Logo no início tem esse banco de madeira, foi feito por um morador da região para apreciar a vista. Genial, né? Adoro gente que tem iniciativas assim.

Cinco minutos depois, encontramos os trilhos do trem. Sempre fui fascinada por trens. Eu acho o maior barato!!! Só tem que ter cuidado. O trem ainda está rodando. Hoje ele só transporta carga e roda em dias e horários alternados. Não pode dar mole. Ouvidos atentos, hein!?!? Ah! quem for com o Thiago ainda tem o Bob, o cachorro lindeza dele para acompanhar.
O percurso todo dura cerca de 4 horas. Isso porque o Thiago vai parando, tirando fotos, contando as histórias da região. Aliás…. um dos pontos fortes é que ele conhece muitas histórias da construção de Brasília e da região que hoje abriga o ParkWay. É uma aula!!!
As paradas para banho e a Cachoeira do Park Way
Só por andar pelos trilhos do trem, já valeria a pena. Só que essas trilhas fáceis dentro do DF guardam outros tesouros. Um deles é um labirinto de samambaias. A trilha passa por dentro de um emaranhado de samambaias gigantes que é o maior barato.
Além disso, tem os pontos de banho. Tem um perto do labirinto de samambaias. A água vai até a cintura e num dia de calor, salva vidas!!! Um ótimo ponto para descansar.
Agora, o que eu me amarrei mesmo foi na cachoeira. Nunca tinha ouvido falar de uma cachoeira no Parlk Way. Ainda mais uma de 12 metros, tão gostosinha assim. Ela não tem poço para banho, mas só de ficar debaixo da queda d’água, já tá lindo demais!
Por conta da pandemia, o Thiago atende só grupos de amigos e familiares. Não monta grupos grandes. Mas você também pode ir sozinho ou sozinha. O passeio custa 200 reais. Quem quiser, ainda pode dormir no airbnb dele! Só combinar. Ele tem uma casinha linda lá e conhece outras pessoas com áreas belas para você passar o dia e a noite de uma forma diferente!
Para entrar em contato com o Thiago é só mandar mensagem no 61 9904-2368.
Venha para o time dos Descobridores!
Criei esse blog para sairmos da normalidade, do piloto automático e termos uma vida mais simples, divertida e equilibrada. Se você quiser receber toda semana os melhores posts de graça é só mandar uma mensagem de whatsapp para (21) 98377-6931 com a palavra QUERO e com SUA CIDADE e salvar o número! Se clicar aqui vai também! Mas lembra que tem que salvar o número na sua agenda.
Ah! No face e no insta @babilins também dou dicas! Se cuida.
Na página do facebook do Descobertas Bárbaras você encontra mais atrações!
10 comentários
Oi obrigada pela dica, moro aqui perto e ainda não fui, mas esse ano eu vou conhecer se Deus quiser. Gosto muito de fazer trilhas. Bjs
Uhuuuuuuuuu! Espero que curta, Arminda!
Esse valor de 200,00 é por pessoa?
Por saída, Hellen. Se vc reunir um grupo é só dividir esse preço pelo total de participantes.
Obrigada!
Todo achando o máximo!
Oi Barbara fui lá no banquinho JK , não entrei na trilha pois só queria saber onde ficava mesmo , mas não é na quadra 16 e sim na quadra 29 conjunto 4 . Fica onde o asfalto acaba .
Opa! Obrigada, Romulo!!!! Valeu mesmo
Obrigada, pela dica! Da pra fazer de bike? Pq minha intenção é essa.
Tem sim! Tem trilha no strava. E o Thiago pode auxiliar com a turma de bike.
Pode dar alguma referência de onde fica essa cachoeira da última foto? Ela fica mais próxima ao banco no início da trilha? Tem que caminhar quanto nos trilhos partindo da Q29/16 para chegar lá? Fica em alguma propriedade específica? Enfim, tem alguma referência mais específica?