Pelo menos uma vez por mês eu tô lá. A Água Mineral é um dos pontos mais deliciosos de Brasília para quem procurar piscinas cristalinas e contato com a natureza sem ir pra longe do centro da capital.
A maioria das pessoas vai lá por conta das piscinas. São duas. A Areal, também conhecida com piscina nova, e a Pedreira, chamada de piscina velha. A água delas é constantemente renovada por causa das nascentes localizadas dentro ou nas proximidades delas.
Mas o local tem muito mais! Para começar as trilhas. São três. A da Capivara é minha predileta. É curtinha, tem 1.300 metros. Lá a gente vê diferentes espécies de plantas do Cerrrado e alguns bicho também, por isso não faça que nem eu e calce algo. Um dia tava descalça lá e achei uma cobra, fora as formigas. Tem outras maiores de 5 e 15km, boas pra galera de bike.
Tem ainda ilha de meditação, que foi construída a partir do aproveitamento de uma pequena represa feita para distribuição de água no Parque. O visitante que deseja saber um pouco mais sobre o Parque Nacional de Brasília, ainda pode se dirigir ao Centro de Educação Ambiental, onde encontrará uma exposição interpretativa e maquetes do parque.
Ir lá nos fins de semana é uma experiência completamente diferente de ir durante a semana. Sábado e domingo é lotaaaaado. Muitos pais só tem esse dia pra levar as crianças pra passear, então fica difícil até encontrar um lugar pra sentar. Se você só tem esses dias é bom chegar cedo, porque as piscinas têm lotação de 3000 pessoas.
Já durante a semana a paz reina. Já teve dia que cheguei lá e fiquei sozinha. No início da manhã, assim que abre, é mais fácil a gente ver pessoas com mais de 50 anos. Algumas vezes durante a manhã também vejo policiais e bombeiros que chegam de ônibus pra fazer o treinamento físico no local. Caso você trabalhe no horário comercial, pode dar uma escapadinha na hora do almoço.
A Água Mineral fica pertinho do centro do Plano Piloto. Até quem trabalha fora do plano, mas tem duas horas de almoço, consegue dar uma escapadinha. Meia hora pra ir, meia pra voltar e uma hora lá. Já vai sair outro. Bem revigorado!!!
O Parque Nacional de Brasília está situado a cerca de 10 km do centro de Brasília O acesso se dá pela Estrada Parque Indústria e Abastecimento – Via EPIA e é atendido por transporte coletivo, que parte principalmente, da rodoviária do Plano Piloto. Fica perto da Leroy e da Granja do Torto.
O local abre todos os dias, das 8h às 16h, com permanência permitida até às 17h. Você pode compra um ingresso para entrada mensal que dá direito a chegar mais cedo, às 6h. Os ingressos custam 13 reais a diária e 120 reais o mensalista.
Quer saber mais atrações e atividades em Brasília Clique aqui. Curta nossa página no face para saber antes sobre destinos que valem sua visita no Brasil e no mundo!