Deprecated: WPSEO_Twitter::get_instance está obsoleto desde a versão WPSEO 14.0 sem nenhuma alternativa disponível. in /home/descober/public_html/wp-includes/functions.php on line 4787

Deprecated: WPSEO_OpenGraph::__construct está obsoleto desde a versão WPSEO 14.0 sem nenhuma alternativa disponível. in /home/descober/public_html/wp-includes/functions.php on line 4787

Sustentabilidade: 3 itens pra levar na mochila que vão fazer diferença no mundo!

Aproveitando que o Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado hoje e tem como tema combater a poluição plástica, vou compartilhar aqui três itens fáceis de carregar na bolsa que fazem uma diferença enorme para o meio ambiente. Confesso que são opções bem fresquinhas, bem ecofashion (se é que esse termo existe), mas coloquei aqui opções mais simples também que vão poupar plástico do mesmo jeito.

1 – Copos e garrafinhas dobráveis

 

Gente! É assustador o quanto gastamos com copos descartáveis e garrafinhas plásticas todos os dias. Em todo o mundo, 1 milhão de garrafas de plástico são compradas a cada minuto!!!! E esse trem leva 450 anos para se decompor.

Por isso, adotei um copinho super lindo de Deus! Ele é dobrável, perfeito pra levar na bolsa. Além disso não tem BPA, metais pesados, é 100% brasileiro e aceita tanto bebidas geladas, quanto meus chás escaldantes.

 

 

Eu comprei da marca Menos 1 lixo, mas tem vários no mercado desse jeito!!! Você encontra por aí modelos que vão dos 19 aos 70 reais cada. Só lembra de ver se é BPA Free. E na real… nem precisa gastar grana. Minha mãe pega uma daquelas canequinhas de alumínio esmaltado da vovó, coloca num saquinho e leva na bolsa.

Outra dica são as garrafinhas dobráveis de água. A primeira eu ganhei do meu chefe, o Iain Semple, há uns oito anos, quando elas surgiram lá nas gringas. Foi paixão total. Elas são flexíveis, cabem até no bolso. Podem ir pro congelador e pro lava-louça. A marca mais conhecida é a Vapur, mas também tem outras ótimas no mercado! Essa aí eu tenho roubado do meu namorado.

 

 

 

 

2 – Kit de talheres e canudos reutilizáveis

 

Esses são o meu xodó!!! Meu kit lindo com talheres de bambu, guardanapo de pano, canudo de inox e espojinha pra lavar. Esse kit eu comprei da Gabriela Guimarães, minha amiga do Inspira Verde que criou esse estojinho maravilhoso à prova d`água pra eu juntar tudo num mesmo lugar.

 

Eu escolhi esse de bambu porque viajo muito e, teoricamente, não vou ter problemas no aeroporto. Minha irmã comprou um estojinho menor numa feira por 20 reais. Pegou talheres que ela já tinha em casa, comprou só o canudo e fez um kit pra ela. Saiu bem mais barato.

Um kit completo pode chegar a custar 95 reais, mas você não precisa sair comprando tudo de bambu, nem um estojinho cheio de mimimi. Pega os talheres que já tem em casa, põe num desses saquinhos bonitinhos só pra proteger na bolsa mesmo e tá lindo!!!! No caso do canudo, é só recusar. O problema mesmo é na hora de tomar água de coco… e eu sou tarada em água de coco!

 

 

Ah! além de proteger o meio ambiente, vc vira mega MacGyver!!!! Se alguém precisa de uma faca, vc tira uma da bolsa na hora. É impressionante como depois que eu passei a carregar esse kit, tem gente perto de mim precisando de uma faca…

 

 

 

3 – Sacolas reutilizáveis

 

Todo mundo sabe que aquelas sacos plásticas do mercado são a danação na terra. Por mais que tenha gente que reutilize parte delas no cesto de lixo de casa (como eu), boa parte se danifica e vai pro lixão mesmo!

Há uns três anos, ganhei da minha amiga, Silvana Rios, uma sacolinha reutilizável bem prática de levar na bolsa. Ela vem num saquinho micro e é toda de pano, boa pra lavar. Você deixa dentro da bolsa e quando precisar tira que ela fica grandona! Serve pra ir pra feira e pra fazer pequenas compras. A minha já tá bem gasta, como vcs estão vendo na imagem. Juro que vou colocar na máquina pra lavar!!! 

 

Novamente…. Você não precisa de um sacola francesa para não usar sacolinha do mercado. Pode usar aquelas que a gente ganha em cursos e congressos, usar caixas de papelão se estiver de carro ou morar perto ou ainda reutilizar suas próprias sacolinhas de plástico que tem em casa. Só dobrar e jogar na bolsa.

Essas são algumas dicas simples e fáceis para evitar jogar mais plástico no mundo!!! Se você tem uma sugestão, deixa aí nos comentários!!! Compartilha o que tem feito para ajudar a cuidar desse nosso mundão!

 

Aproveita e curta nossa página no face. Tem muito material bacana por lá!!!!

#beatplasticpollution #AcabeComAPoluiçãoPlástica #DiaMundialdoMeioAmbiente

 

Posts Relacionados

Hotel Donati: como é se hospedar dentro do Parque Nacional do Itatiaia

Meditação, filmes raros e palestras exclusivas marcam Festival de Cinema e transcedência!

Passeio de barco em Brasília: quanto custa, onde ir, como é

6 comentários

Tainara Teodoro 6 de junho de 2018 - 21:21
Que reunião maravilhosas de dicas, Bárbara! Post mais útil da vidaaaaa <3 Eu amo postagens assim porque sempre tem aquela coisa que a gente faz sem saber o quanto estamos sendo agressivos para o planeta! Tenho tentado mudar muitos hábitos, e posts assim sempre me ajudam muito!
Bárbara Lins 7 de junho de 2018 - 07:15
Uhuuuuu Felicidade demais em saber que ajudei, Tai!!!! Bjão
Liany Garves 7 de junho de 2018 - 05:21
Demais!!!! Nem sempre pensamos nessas coisas! No dia a dia já faço isso mas realmente nas viagens não me preocupo muito! Vou passar a adotar suas dicas já na minha próxima viagem!!!
Bárbara Lins 7 de junho de 2018 - 07:15
Liane, eu era iguaizinha!!! Por isso quando vi esses kits pirei!!!!!
Magnolia Barros 7 de junho de 2018 - 16:52
Parabéns pelas excelentes sugestões, Babi! 👏👏👏👏🌻😘
Bárbara Lins 7 de junho de 2018 - 16:53
Eu agradeço pelo excelente exemplo que vc é!!!!
Adicionar comentário