6 remédios caseiros para diminuir as coceiras de picadas de inseto

Não sei o porquê, mas quase sempre que vou para o mato volto cheia de picadas de mosquito, formiga, borrachudo, aranha, carrapato ou qualquer outro bichinho que aparecer no meu caminho. Eles curtem meu sangue, sei lá. Só sei que, por conta disso, virei especialista em remédios caseiros e soluções naturais para aliviar e diminuir as coceiras de picadas de inseto.

Agorinha estava me coçando inteira por conta de picadas de insetos e usei um dos remedinhos naturais para diminuir as coceiras de picadas. Como o alívio foi grande, decidi compartilhar aqui as soluções naturais que uso. Assim, mais pessoas se livram dessas coceiras infernais.

Confiras as dicas de como diminuir as coceiras de picadas de insetos

1 – Gelo

Foi o que mais me ajudou dessa vez. Assim como numa contusão ou no começo de um processo anti-inflamatório, colocar gelo ajuda muito. A pele fica menos irritada e a sensação de coceira e ardência diminui muito. Só lembra de não colocar o gelo direto na pele. Use um paninho para evitar lesionar a pele. Vale molhar o paninho um pouco no Vinagre de Maçã para potencializar o resultado.

2 – Babosa e óleo de eucalipto

Sou a doida da babosa. Para mim, toda casa deveria ter um pé de babosa no quintal ou na varanda. Já mostrei aqui no blog meus truques para o cabelo. No meu insta @babilins tem os vídeos. Para reduzir a coceiras das picadas de pulgas e outros insetos é só usar duas colheres do gel da babosa com 5 gotas de óleo essencial de eucalipto. Eles dois juntos desinfetam a zona afetada e reduzem os inchaços e aquele vermelho ao redor das picadas.

 3  – Óleo de Melaleuca para coceira de picadas de inseto

Esse é meu queridinho. Gente, ele é vendido em lojas de produtos naturais, é baratinho e serve para muuuuuita coisa. De shampoo anticaspa a desodorante natural. Descobri quando viajei para o Monte Roraima. Lá é proibido usar produtos que não seja biodegradáveis. Nosso quia sugeriu o óleo de melaleuca, pois serve como tudo isso aí e ainda reduz a coceira. Mas não pode usar puro! Tem que diluir nem que seja em água. Eu prefiro diluir em óleo de coco. Uma colher de chá de óleo de coco e três gotinhas de óleo de melaleuca já me salvam.

4 – Chá de Camomila frio com vinagre de maçã

Use um chá concentrado de camomila para reduzir as coceiras de pulgas e outros insetos. Faça um chá de 100 mls de água com duas colheres de sopa de camomila. Espere ferver, reduzir um pouquinho, esfriar e misture uma colher de sopa de vinagre de maçã. Depois coloque com algodão no local das picadas. Aproveite e tome um chá de camomila que é maravilhoso para relaxar da chatice e incomodo dessas picadas.

5 – Bicarbonato de Sódio para coceiras de picadas de inseto

Se tem um negócio que também serve para tudo nessa vida é o Bicarbonato de Sódio. De Shampoo natural a desinfetante. Dessa vez precisamos dele concentrado. Pegue uma colher de sopa de bicarbonato e vá colocando algumas gotinhas de água até formar uma pasta espessa. Aplique nas picadas, espere 15 minutos e lave.

6 – Vaselina ou creme hidrante.

Pode parecer simples, mas ajuda muito se você está no meio do mato sem outros recursos. A hidratação reduz a coceira e evita que a gente fique coçando muito. Toda vez que coçamos aumentamos o risco de fazer uma feridinha no local e infeccionar, o que agrava a situação. Portanto, dá-lhe creme ou vaselina.

Como diminuir as coceiras das picadas de inseto

Antes de qualquer um dos procedimentos acima, vale lembrar que é preciso lavar bem a área afetada e, de preferência, usar sabonete antisséptico. Outra coisa… eu sei que é mega difícil, mas tente não coçar demais. As feridinhas pioram tudo. Tente meditar (aqui tem algumas técnicas fáceis e preciosas).

Por fim, se seu caso não melhorar e o inchaço e vermelhidão forem grandes, consulte um médico. Não dá para brincar com sua saúde. Você pode ter alergia a picadas de insetos e, dependendo do bichinho que te picou, pode ter sérias reações alérgicas e consequências nada agradáveis.

No meus insta @babilins tem mais dicas e receitinhas naturebas! Cuide-se!

Posts Relacionados

Brasília terá aulões de K-pop, cinema coreano e degustação de comidinhas da Coreia do sul! De graça!

6 receitas (diferentonas) para uma tapioca saudável de verdade

Faça queijo em casa com curso gratuito da Emater! Inscrições abertas