Apaixonados por Flores no DF têm tour em chácaras de Planaltina!

Com a chuva que tem caído nos últimos dias, estou reunindo aqui opções de lazer que não envolvam cachoeiras no DF. Uma bela opção fica em Planaltina! É o Circuito Rajadinha, que reúne 13 chácaras que abrem suas portas para mostrar a produção de flores no DF, assim como de plantas ornamentais, produtos orgânicos e pássaros exóticos.

Inicialmente, o visitante só contava com algumas datas específicas do ano para visitar as chácaras, mas agora basta agendar a visita e você pode entrar em várias delas para conhecer um pouquinho de cada lugar. Uma é bem diferente da outra, então vale fazer um tour mesmo!

Apesar de cada sítio ter sua peculiaridade, todos possuem proprietários que são super receptivos. Então, não é só chegar, escolher plantas e sair. Eles estão dispostos a ensinar a cuidar das plantinhas, sugerir decorações com o uso de plantas, mostrar diferentes espécies e ver a que mais se adequa a sua necessidade.

No final do post tem foto com o telefone de cada um.

Quais os sítios de flores no DF estão abertos

A Zaida Regina, turismóloga da Emater, foi a idealizadora do Circuito Rajadinha. Assim que ela me falou sobre o projeto, corri para lá e mostrei tudo no meu insta @babilins. Meu primeiro ponto de parada foi o Sol Orquidário. O nome remete à Solange, a dona, uma mulher que ama o que faz e fala com todo carinho do mundo das suas plantinhas.

Assim que cheguei lá, fomos para o Orquidário. É uma explosão de cores, formatos e texturas!!! São mais de 5 mil plantas! Ela cuida de todo processo e vai mostrando e ensinando tudo. Todas são devidamente catalogadas, com a data do plantio e a espécie. A Solange ama também as flores, que criou um CTI, Cantinho da Terapia Intensiva para receber plantinhas doentes e cuidar delas.

Além das orquídeas, ela tem bromélias, espécies medicinais, uma hortinha e um belo jardim para você repousar e fazer um piquenique. Eu tomei um chazinho de capim cidreira (um dos meus prediletos) e fui curtir uma rede. Super recomendo!

Plantas ornamentais do Circuito Rajadinha

Depois de curtir as espécies de flores que se adaptaram bem ao DF, que tal ver outras espécies de plantas ornamentais? O Circuito Rajadinha tem não só flores, mas uma extensa opção de plantinhas para o que você precisar, seja sua casa ou um evento. Gente, eles alugam plantas! Nem sabia que isso era possível.

Logo na entrada do circuito, de quem chega pela DF-130 vindo da zona urbana de Planaltina, a Chácara Flora Brasília tem como carro-chefe a pata-de-elefante. Essa é uma espécie bem peculiar e muito procurar para o paisagismo de casas. O nome vem do caule da planta, que lembra a pata do animal.

Já a chácara da Dona Lu é especializada em cactos e suculentas! Assim como a Chácara Cresça e Floresça. Quem é esquecido ou viaja muito, que nem eu, tem nessas espécies uma boa opção. Aqui no blog eu até já citei algumas espécies de plantas e flores boas para viajantes!

Muito além das plantas e flores no DF

Além das pantas e flores, os visitantes recebem noções de paisagismo, podem provar e comprar alimentos orgânicos e experimentam produtos da gastronomia rural, como pães, bolos, biscoitos e doces. Fora aprender mais sobre a vida no campo.

A chácara da Maria Aparecida Freiman, por exemplo, tem delícias da Roça, com café da manhã e lanches rápidos. Já a Chacara Serra Linda, faz recepção com alimentação para grupos a partir de 20 pessoas.

É muita opção linda! Sou muito fã da Emater, que em 2014 capacitou os produtores rurais da região da Rajadinha para receber visitantes. Isso aumentaria o rendimento dos sítios e traria mais uma opção de lazer para a população do DF.  Deu super certo!

Para agendar, só ligar para os donos e ver um horário bom para os dois!

Ah! Esqueci o melhor. Elas não cobram para visitar. Só pelas plantas que você comprar. E o mais legal: o preços das flores e plantas é beeeeeeeeeeeeeem menor do que o cobrado por aí. Direto do produtor, né?

Se quiser saber mais sobre lugares e destinos no DF, clique aqui!


Venha para o Time dos Descobridores!

Criei esse blog para sairmos da normalidade, do piloto automático e termos uma vida mais simples, divertida e equilibrada. Se você quiser receber toda semana os melhores posts de graça é só mandar uma mensagem de whatsapp para (21)  98377-6931 com a palavra QUERO e com SUA CIDADE e salvar o número! Se clicar aqui vai também! Mas lembra que tem que salvar o número na sua agenda.

Ah! No face e no insta @babilins também dou dicas! Se cuida.

Na página do facebook do Descobertas Bárbaras você encontra mais atrações!

Posts Relacionados

Fazenda Babilônia (Pirenópolis): veja preço, atrativos e se vale a pena ir na chuva ou com crianças

O melhor roteiro de 3 dias na Cidade do México: O que fazer!

É seguro viajar de avião no primeiro trimestre da gravidez?

2 comentários

Samara 8 de janeiro de 2022 - 07:51
Adorei esse post, sempre tive vontade de sair para visitar esses lugares , mas como o tempo e a falta de conhecimento com a informática dificulta um pouco. Vc está fazendo um "serviço " maravilhoso, que trabalho lindo, vai ajudar muita pessoas. Que Deus é nosso Senhor Jesus Cristo possa te capacitar para que vc possa fazer mais coisas legais, grande abraço.
Bárbara Lins 12 de janeiro de 2022 - 21:41
Samara, que benção terminar o dia com sua mensagem! Gratidão
Adicionar comentário