Deprecated: WPSEO_Twitter::get_instance está obsoleto desde a versão WPSEO 14.0 sem nenhuma alternativa disponível. in /home/descober/public_html/wp-includes/functions.php on line 4723

Deprecated: WPSEO_OpenGraph::__construct está obsoleto desde a versão WPSEO 14.0 sem nenhuma alternativa disponível. in /home/descober/public_html/wp-includes/functions.php on line 4723

Como é andar de trem entre Tiradentes e São João del-Rei MG

Éramos só felicidade. Tínhamos um vagão só pra gente. Paisagens típicas daqueles quadros antigos de casa de vó, com morros verdes, casas rústicas e vaquinhas, cruzavam a janela.

A velocidade única do trem nos embalava e nos transportava não só de uma cidade à outra, mas nos remetia a outros tempos. Era o que precisávamos para apreciar ainda mais o destino que viria.

Esse pode ser um resumo de como é a viagem de Maria Fumaça entre Tiradentes e São João del-Rei. Uma viagem daquelas que apaixonados por história, natureza e locomotivas têm que fazer.

Maria Fumaça mais antiga do Brasil

As estações de trem

Para fazer o passeio, você pode pegar o trem em qualquer uma das duas estações. A de São João del-Rei fica na Rua Hermílio Alves, no Centro da cidade. Já a de Tiradentes fica na Praça da Estação, num local mais afastado que é difícil de estacionar. Quem vai de carro acaba tendo que pagar por estacionamentos privados na região.

Vale a pena ver a Rotunda, que é o giro da locomotiva. Ela é realizada manualmente, pelos agentes das estações, preservando o costume da época da Maria Fumaça. Acontece toda vez que o trem chega na estação.

Maria Fumaça chegando na estação

Horário e preço

Os horários variam na época de férias e festivais, quando o número de viagens é maior para atender a demanda de turistas. Entretanto, normalmente a locomotiva funciona de quinta a domingo das 9h à 13h da tarde. Você confere os horários certinhos aqui.

O passeio custa 60 reais só a ida e 70 reais ida e volta. Ele dura em torno de 50 minutos, são 12 quilômetros entre uma cidade e outra. A dica é pegar o primeiro trem para aproveitar melhor o passeio. E procure os vagões mais antigos! Não são tão confortáveis, mas valem pela história.

Cidades interioranas nos 12 km de viagem

História

A Maria Fumaça mineira é uma das poucas locomotivas a vapor no mundo que ainda transitam em bitola de 76 centímetros. Ela roda na antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas, inaugurada em 1881 por D. Pedro II. Cruza fazendas antigas, montanhas, rios e cidades do interior.

Quem procura um passeio diferente em Minas Gerais, cruzando Cerrado e Mata Atlântica, tem que colocar essa experiência no roteiro.

Foto: Leandro Discaciate

Para descobrir outro passeio de trem que vale ouro em Minas Gerais, clique aqui!

Posts Relacionados

MET, museu mais famoso de NY, libera banco de imagens com mais de 400 mil obras gratuitas

Festa da Goiaba em Brazlândia terá Drive in e Drive Thru de graça!

Embaixada do Uruguai libera Mostra de Cinema de graça!