O jeito mais barato para ir do aeroporto do Panamá ao centro da cidade – Atualizado!

Se você vai fazer uma parada no aeroporto do Panamá com mais de seis horas vale dar uma esticadinha na cidade! Menos que isso eu acho arriscado. Os 35 km que separam o centro da cidade do  aeroporto podem levar uma eternidade na hora do rush. Fora que quando fomos lá a cidade inteira estava em obras, o que atrasou mais ainda a viagem.

Fique ligado! Alguns shoppings fazem o transporte de graça entre o aeroporto e os centros comerciais. Bom pra quem tem tempo corrido e quer apenas fazer umas comprinhas no Panamá. Para o Metro Mall o último horário de saída do aeroporto para o shopping é às 17h. Os shoppings fecham cedo por lá. Você consegue os horários aqui. Se você tem pressa e dinheiro sobrando vale pensar em fazer só um city tour dentro de um taxi, como minha irmã já fez. Os taxistas cobram cerca de 70 dólares para dar um volta com você de quatro horas pelos principais pontos turísticos.

Mas se o seu esquema é o meu e você quer saber mesmo é de economizar, vamos de baú mesmo! Primeiro, preste muita atenção. Antes mesmo de sair do aeroporto, você tem que ir até um guichê comprar um cartão de transporte, o MetroBus. Custa 10 dólares e já vem com 3 dólares de saldo. Se você tiver companhia, compre só um cartão. Não precisa ser um pra cada, ele é recarregável e você pode passar quantas vezes quiser. O guichê é este aqui:

Depois é só seguir as placas indicando a direção da parada de ônibus. O caminho é meio escondido, você vai ter a impressão que está indo pro lugar errado. Deixando o aeroporto é preciso pegar a saída para direita. Depois vai passar por um caminho apertado, na verdade é esse corredor aí.

Continue seguindo as placas. Você vai passar por uma parada de ônibus. Não é ela! Continue seguindo as orientações das placas para a parada que fica um pouco mais distante. Do aeroporto até lá são uns 10 minutinhos de caminhada. É preciso atravessar uma faixa de pedestre, mas cuidado! Aqui eles não param na faixa não. É só figurativa.

Chegando na parada você vai ver váááários ônibus piratas rodando pro centro. Eles não usam o cartão, custam mais barato, mas não tem ar e levam até 3X mais tempo que o ônibus oficial, pois não vão pela autopista. Se você não tiver pressa, é uma opção. Relatos de outros viajantes contam que eles não tem cuidado com sua mala, que o volume da música lá dentro é ensurdecedor e que você falta derreter colado em outros passageiros. Nós estávamos com o tempo contado, já que era só um bate-volta na cidade, e pegamos o regularizado mesmo.

Quando estiver chegando é só pedir para o motorista avisar quando você tem que descer. Nós queríamos conhecer apenas a cidade velha, então descemos no multicentro, que fica perto da estação de metrô Cinco de Mayo.

Para ir do centro até o aeroporto Panamá é só atravessar a rua e pegar o mesmo ônibus no sentido contrário. Agora um aviso!!!!! ALERTA!!!! Não faça que nem a gente e pegue o ônibus que vai parando. Ele custa 25 cents, mas é um pinga pinga absurdo. Na volta levamos mais de duas horas, num percurso que no expresso levou 30 minutos. Se você tá com o horário apertado, como nós estávamos, preste muita atenção nisso. Quase tivemos um infarto.

 

No mais, aproveite a cidade que é muito peculiar!


Cidade do Panamá

Posts Relacionados

Novos Motorhomes para alugar em Brasília! Veja modelos

Descubra o chalé dos sonhos para relaxar ou ter uma noite romântica em Brasília

Recanto Carvalho (Fercal) une passeio rural pela natureza e história de Brasília

9 comentários

Rodrigo 9 de janeiro de 2018 - 02:13
Olá Bárbara! A dica é valiosa mas tem um detalhe, as linhas de ônibus do MetroBus não permitem embarque com malas de tamanho grande ou médio. Nenhum motorista permitiu embarque e informaram que permitem apenas mochila ou mala pequena. Valeu!
Bárbara Lins 10 de janeiro de 2018 - 21:35
QUE DICA BOA, RODRIGO!!!!
Renato 2 de abril de 2018 - 17:23
Olá!!! E como você fez, Rodrigo?? Teve que pegar um taxi?? Há alguma outra alternativa? Dá pra pegar os "Diablos Rojos"? Estarei com mala tamanho M. Grande abs! e obrigado!
Eduardo 22 de julho de 2018 - 23:21
Olá Barbara, é realmente possível comprar o cartão do ônibus no aeroporto? Tks
Bárbara Lins 23 de julho de 2018 - 06:25
Oi, Eduardo! Realmente. Fica num quiosque perto de uma das saídas. Compra na hora já com um crédito. Você pode acrescentar mais dinheiro l na hora ou na cidade perto dos grandes terminais. Bjso
Maurício 12 de agosto de 2018 - 21:59
Oi Bárbara. Estou indo para lá na próxima semana e por isso pesquisando sobre como chegar até o centro achei seu blog com essa excelente dica. Mas também em outro vi uma postagem onde o rapaz alertava para o fato que por pressão dos taxistas não se vende mais o cartão no aeroporto, apenas ele é recarregado. Você está sabendo de algo a respeito? Obrigado
Bárbara Lins 13 de agosto de 2018 - 14:33
Oi, Maurício! Acabei de ir no site do aeroporto e realmente!!!! Eles mudaram!!! Fui pesquisar e vi que galera tem usada os cartões dos moradores. Pagam a tarifa em dinheiro pros moradores passarem o cartão deles. Eu vi isso lá na época que fui. Tem muita gente que não queria comprar o cartão. Aliás, isso acontecia na cidade inteira. Era normal até lá internamente. Pode ser uma. A outra é pegar os ônibus paralelos mesmo. O problema é o calor! Que pena que não vendem mais. Vou atualizar o post! Muito obrigada!
Pat 27 de outubro de 2020 - 08:05
Olá Barbara!! Adorei seu post! Era exatamente o que eu procurava!! Me fala uma coisa: qual o preço do expresso? E como vc faz pra indentifica-lo e nao pegar o pinga pinga?! Obrigada!!!
Bárbara Lins 28 de outubro de 2020 - 13:44
Pat... era 1,25 na época. E pra saber o correto, tem que perguntar. O nosso problema foi esse. Tem que perguntar antes de entrar.
Adicionar comentário