O que fazer no Centro do Rio de Janeiro! 5 dicas imperdíveis

Pouco valorizado, o Centro do Rio esconde pérolas da nossa história. São museus, prédios centenários, praças históricas, monumentos, parques! Já falei deles de forma detalhada aqui no site, mas hoje decidi criar uma lista do que fazer no Centro do Rio de Janeiro!

Já aviso logo, vá com sapatos confortáveis. O terreno por lá é bem irregular e o legal é fazer tudo a pé. Outros avisos importantes: cuide da sua segurança. Sempre tem muito policial e nunca vimos nada e nem fomos importunados, mas é o Rio, né? E lembre-se de levar um dinheirinho, pois tem vários cafés e bares bacanas que valem uma paradinha.

Ah! O melhor: quase todas opções são gratuitas!!!

1 – Gabinete Real Português de Leitura

É lindoooooo! Quem ama livros vai querer morar lá. Pena que seja uma burocracia pegar livros por lá, porque a vontade é de ficar lá o dia inteiro. São coleções exclusivas, livros históricos e belas encadernações. É lá que está guardada a maior coleção de obras lusitanas fora de Portugal. O Real Gabinete Português de Leitura tem quase dois séculos de riquíssimas memórias e um belíssimo acervo. O melhor ponto para quem busca o que fazer no centro do Rio.

Der Lesessaal der Real Gabinete Português de Leitura

2 – Paço Imperial

Fiquei besta como nunca tinha ido lá antes. Em um pequeno espaço você encontra um belo prédio, uma vista linda, exposição de arte e um pedaço mega importante da nossa história. O prédio do Paço Imperial chama atenção, mas pouca gente sabe que o espaço, no centro do Rio, foi o palco de importantes marcos históricos, como o Dia do Fico, a Abolição da Escravidão e a Proclamação da Independência do Brasil. Tudo lá! Eu fiz um post só sobre ele. Vale a pena ler para quem busca o que fazer no centro do Rio.

3 – Igreja da Candelária

Mesmo pedindo socorro por um reparo, essa igreja é uma das mais lindas e importante para nossa história. A entrada é voltada para Baía de Guanabara e era por lá que passava todo mundo que entrava no Rio de Janeiro. É uma das mais lindas e famosas do Brasil. Além de visitar o centro da igreja, você pode entrar em algumas salas que guardam objetos históricos.

4 – CCBB Rio

Olha, eu sou apaixonada pelo CCBB. Tem sempre uma exposição linda, uma peça de teatro tocante ou um local para comprar livros de arte e tomar um café. Além disso, o próprio prédio do CCBB é lindo de morrer. Foi inaugurado dia 12 de outubro e já recebeu mais de 50 milhões de visitantes. Bom lugar para chamar o crush intelectual.

5 – Ande aleatoriamente

Um dos meus hobbies prediletos junto com o Leandro é zanzar pelo centro histórico de todas cidades que visitamos. Amamos ver os prédios de diferentes épocas juntos, que por si só contam inúmeras histórias. Aqui no Rio não é diferente. Na verdade, é melhor!!!

A gente vai para Europa e Estados Unidos ver prédio de arquitetura gótica, art deco, barroca. Aqui tem tudo isso. Tem igrejas centenários, construções de diferentes estilos contrastando uma com as outras. É um deleite para os olhos. Fora as intervenções urbanas. Permita-se olhar!

É o melhor jeito de encerrar um passeio para quem procura o que fazer no centro do Rio de Janeiro.

Ah! Aqui no blog tem outras várias opções de atividades no Rio, inclusive quando está chovendo.

Venha para o Time de Descobridores!

Criei esse blog para sairmos da normalidade, do piloto automático e termos uma vida mais simples, divertida e equilibrada. Se você quiser receber toda semana os melhores posts de graça é só mandar uma mensagem de whatsapp para (21)  98377-6931 com a palavra QUERO e com SUA CIDADE e salvar o número! Se clicar aqui vai também! Mas lembra que tem que salvar o número na sua agenda.

Ah! No face e no insta @babilins também dou dicas! Se cuida.

Na página do facebook do Descobertas Bárbaras você encontra mais atrações!

Posts Relacionados

Museu da Pessoa Inaugura Banco Sonoro no Parque Ibirapuera (SP)

Planetário de Brasília terá colônia de férias para crianças

Inédito! Parque da Cidade terá show para você assistir andando de bicicleta