Os 4 melhores livros para aprender a meditar e lidar com a ansiedade

Eles me botam no eixo. Me fazem estar mais presente e entender como funciona minha mente. Os livros que usei para aprender a meditar e lidar com a ansiedade são meus xodós e volta e meia recorro a eles quando minha cabeça fica agitada.

Se sua cabeça não para nunca e se você está sempre pensando no que precisa fazer, vale a pena dar uma olhada nesses livros. Vamos à lista que pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada usando a meditação.

Budismo na mesa do bar

Tinha preconceito pela capa e título do livro. Achava apelativo. Mas foi só começar a ler para me apaixonar. O Budismo na mesa de bar me deu um clique. Me fez entender que não preciso obedecer minha mente! Que não preciso seguir o que se passa pela minha cabeça. Que meus pensamentos não são eu. O autor não prega que seus leitores passem a viver numa caverna, mas que tragam consciência para o seu dia a dia e isso é meditar.

Despertar

Gente… sou apaixonada pelo Sam Harris. É dele o app de meditação que usamos todo dia aqui em casa. Nesse livro ele mostra que meditação não exige qualquer crença mística e religiosa. Inclusive ele é ateu. O livro Despertar detalha como funciona a meditação e como ela pode aliviar o stress, aproximar as pessoas e nos ajudar diariamente através de 8 passos simples, porém muito importantes.

Meditação para céticos ansiosos

Adoro esse livro porque ele também desmistifica que para meditar é preciso acender um incenso, ter cristais ou usar uma bata hippie. O livro Meditação para céticos ansiosos tem uma linguagem leve, divertida e voltada para quem acha que nunca vai conseguir parar de pensar. Dan Harris conseguiu montar um guia completo para iniciantes.

Atenção Plena: Mindfulness

Esse livro traz pesquisas e métodos testados nas principais faculdades do mundo. São técnicas que você pode usar no dia a dia ou em momentos de crise. O Livro Atenção plena: Mindufulness tem uma série de práticas simples de 8 semanas para estar aberto às experiências presentes, para quebrar o ciclo de ansiedade e observar seus pensamentos sem julgamento.

Livros extras para lidar com a ansiedade

Tem outros livros que não são meus queridinhos, mas que me ajudaram. Um deles é o Aprendendo a silenciar a mente, do Osho. Ele é polêmico. Muito polêmico, mas o livro dele foi muito útil para quando eu comecei a meditar há 8 anos. Esse livro do Osho foi feito para ansiosos aprenderem a lidar e entender suas mentes agitadas. É mais um livro para te convencer a buscar esse caminho do que um guia propriamente dito.

Já o livro As coisas que você só vê quando desacelera, do mestre Zen Haemin Sunim, é excelente para tranquilizar os pensamentos e cultivar a autocompaixão. Dados da Organização Mundial de Saúde mostram que 10% da população brasileira é ansiosa. Mas com exercícios e reflexões, a gente aprende a lidar com a ansiedade. Esse livro traz essas reflexões.

Bem, se quiser mais sugestões de livros desde culinária até esquizofrenia… clique aqui!

Venha para o Time dos Descobridores!

Criei esse blog para sairmos da normalidade, do piloto automático e termos uma vida mais simples, divertida e equilibrada. Se você quiser receber toda semana os melhores posts de graça é só mandar uma mensagem de whatsapp para (21)  98377-6931 com a palavra QUERO e com SUA CIDADE e salvar o número! Se clicar aqui vai também! Mas lembra que tem que salvar o número na sua agenda.

Na página do facebook do Descobertas Bárbaras você encontra mais atrações!

Posts Relacionados

O melhor roteiro de 3 dias na Cidade do México: O que fazer!

É seguro viajar de avião no primeiro trimestre da gravidez?

Planeta verde (DF) une hospedagem na natureza, terapias alternativas, comida orgânica e uma paz sem igual. Perfeito para retiros!

2 comentários

Amanda 18 de março de 2021 - 01:12
Qual a sequência de leitura entre os quatro você indica para quem está iniciando na meditação?
Bárbara Lins 21 de março de 2021 - 21:17
Budismo em mesa de bar seria meu primeiro, Amanda. Abriu meus horizontes. O segundo seria Atenção Plena!
Adicionar comentário