Que achado!!! Sou apaixonada por descobrir novas receitas. Quando eles vêm com história então… Amo! Por isso, dá pra imaginar minha felicidade quando vi que a Biblioteca Brasiliana Guita e Jose Midlin liberou o acesso virtual e o download de alguns livros raros de culinária.
São 13 livros de culinária publicados a partir do século XVIII. Antes do raio gourmetizador!!! Você pode fazer o download na hora e já ir para cozinha testar. Eu baixei alguns deles e tenho me divertido não só com as receitas, mas com a forma como os livros antigos foram elaborados.
São muuuuuito legais!!! Sério, tô amando. Tô devorando eles, como se estivesse lendo um livro de contos. Para baixar, basta pesquisar no site da Biblioteca clicando aqui, mas já separei os livros raros de culinária que mais gostei. O link está no fim do post pra facilitar sua vida. E lembra que aqui no no blog, você encontra várias receitas nada convencionais, misturadas com outras do tempo da minha avó.
O Cozinheiro dos cozinheiros
É um livro de culinária de 1903!!! São 1500 receitas de diferentes tipos de prato. Cada receita mais doida que a outra. Sabe o que me chamou a atenção? Antes mesmo do índice das receitas, vem o índice dos cozinheiros profissionais e amadores que ajudaram. E são todos homens. O português é antigão, então se acostume com panella com dois ls e coisas assim.
Doceiro Nacional
Esse é de 1895! Tem 1200 receitas de tudo quanto é tipo de doce. Tanto tradicionais quanto invenções do autor. Tem bolo, doces, sorvetes, pudins, pavês, bolachas, tortar, licores e por aí vai. Esse livro começa mostrando os utensílios mais usados para quem quer ser doceiro, com ilustrações maravilhosas.

Depois vem as receitas. Além das tradicionais, este livro raro de receitas tem pudim de cará, tomate cristalizado, torta doce de macarrão, chá à moda da Rússia… nunca tinha ouvido falar de nada disso. É muita receita legal!
A arte culinária na Bahia
Delicioso de ler como se fosse um livro de história. Isso porque o autor, Manoel Raimundo Querino, foi um dos principais líderes abolicionistas brasileiros. Defensor da cultura africana como formadora de uma identidade baiana e brasileira, Manoel Querino publicou postumamente sua A arte culinária na Bahia. No livro destaca-se a contribuição indígena para a culinária brasileira. Entre os quitutes africanos que ele conta a receita tem o o arroz de aussá, o efó, o caruru e o xim-xim.
Lar Moderno
Quer saber como ser bela, recatada e do lar? Só baixar esse livro raro de culinária, que entre uma receita e outra ensinou mulheres a como serem boas donas-de-casa. Quando Eulália Vaz publicou sua Sciencia no lar moderno no começo do século XX, manuais para donas-de-casa escritos por mulheres não eram comuns no Brasil.

Professora da Escola Profissional de São Paulo, Eulália pede licença às donas de casa para ensinar normas de higiene como preservar latas de banha, escolher bem os miolos e lavar e esfregar bem a cozinha com areia fina de beira de rio. O livro foi um sucesso editorial e teve mais de cinco edições
Como fazer o download dos livros raros de culinária
Você pode ir no site da Biblioteca Brasiliana e procurar por livros de culinária, alimentação e gastronomia. Mas eu separei aqui os que eu já baixei. Só clicar no nome do livro: O cozinheiro dos cozinheiros, Doceiro Nacional, A arte culinária na Bahia e Lar Moderno.
Ah! Eu fui conhecer mais sobre essa biblioteca e ela tem uma história linda também. A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) foi criada em janeiro de 2005 para abrigar e integrar a coleção brasiliana reunida ao longo de mais de oitenta anos pelo bibliófilo José Mindlin e sua esposa Guita.
Eles cederam o acervo deles para USP. São cerca de 32 mil títulos que correspondem a 60 mil volumes aproximadamente. Por conta disso, essa coleção é considerada a mais importante coleção do gênero formada por particulares.
Venha para o time dos Descobridores!
Criei esse blog para ajudar outras pessoas a saírem da normalidade, do piloto automático e terem uma vida mais simples, divertida e equilibrada. Se você quiser receber toda semana os melhores posts de graça é só mandar uma mensagem de whatsapp para (21) 98377-6931 com a palavra QUERO e com SUA CIDADE e salvar o número! Se clicar aqui vai também! Mas lembra que tem que salvar o número na sua agenda.
Ah! No insta @babilins também dou dicas! Se cuida.
14 comentários
Quero fazer o download dos livros, espero que tenha sorte.
Só clicar no nome dos livros, Maria. Vai ter muita sorte e muita felicidade ao ler!
Nao achei mais nenhum outro livro… site horrível oda biblioteca, nao acheiachei categorias, nem nada… e tudo q procura nao acha nada… onde vc achou os livros?
Verdade, MArco. O site não ajuda muito. Tive que procurar termos como Culinária, alimentação e receita lá no buscador deles.
Que Bárbaro, Bárbara!!! Obrigada por se dedicar a encontrar coisas tão especiais e interessantes!!
Eu que agradeço pelo feedback, Ana Paula!
Gosto muito de novidades culinárias ache muito interessante o acervo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Midlin. Parabéns pela descoberta. Já salvei seu blog no whatsapp.
Oba!!!! Isso me deixa muito feliz, Marilza!
Olá tb isso me deixa muito feliz marliza
= )
Muito obrigada. Estou estudando a história da gastronomia e será muito rica essa pesquisa com sua ajuda! beijos, fica bem!
Olha só! que lindeza! Se descobrir algo bem legal que queira compartilhar, o blog está aberto aos seus textos. bjos!
Sensacional, obrigado por compartilha com a gente essa riqueza.
Disponha!!!! Fico feliz em compartilhar!!!! Aproveite, Paulo!