Chegou um dos eventos mais lindos do ano! É quando os voluntários do Grupo de Caminhadas de Brasília se organizam para levar o maior número de pessoas possível para trilhas nos principais parques do Distrito Federal. Neste domingo, 24/07, teremos a VIII Caminhada nos Parques. De graça!
Tudo acontece de forma simultânea! Eu sei… coração fica partido por ter que escolher uma só. Mas a ideia é abranger todo o DF, de um canto ao outro. Funciona assim desde 2015 e tem feito o maior sucesso para incluir pessoas que querem começar a fazer caminhadas no DF.

São 32 caminhadas com diferentes durações, dificuldades e atrativos. Com opções para crianças e pets também. Coloquei no meu insta @babilins alguns vídeos deles.
Confira como participar e veja no fim do post que vai ter festa de confraternização ao final das caminhadas. Inclusive, com atividades voltadas para as crianças, com contação de histórias e brincadeiras.
Como participar da Caminha nos Parques
Primeiro, é preciso escolher a que mais se adequa ao que você está preparado e ao que gosta. Tem um grupo de percursos que focam em belezas naturais, outro em história, arte e cultura, e um terceiro que apresenta trechos do Caminhos do Planalto Central. Que eu já falei aqui no blog.
Eles também detalham cada um dos 32 percursos. E a turma é profissa… Enquanto eu aqui no blog só digo se é fácil, médio ou difícil, lá eles criaram toda uma tabela com índices de dificuldade de terreno, demanda de esforço físico, distancia…. e por aí vai.



Logo, você não vai se sentir inseguro na hora de escolher a caminhada que mais dá match com seu perfil. Gente, tem até caminhada que a turma vai fazer descalça. É o maior barato!!!
Para fazer sua inscrição e ter mais detalhes de cada trilha, é só entrar na página deles, clicando aqui. Lembrando que depois de fazer sua inscrição, você entra no grupo de whatsapp daquele percurso específico para ficar atualizado.
A Festa de confraternização do Caminhada nos Parques
E o evento ainda tem como ficar melhor!!!! É a Confraternização da VIII Caminhada nos Parques. Será no Bosque de Pinheiros (Estacionamento 5) Parque da Cidade, das 11h às 17h.
Ou seja, você caminha e, depois, vai conhecer mais apaixonados por caminhadas no DF! Todos estão convidados e é gratuito. A ideia é fazer um grande encontro de trilheiros e representantes dos povos indígenas no DF.
Entre as atrações, eles planejaram dançar o Toré com o Povo Kariri Xocó, muita música indígena e da MPB, exposição e venda de Artesanato e Artefatos Indígenas, feira de trocas, mesa de frutas e lanches colaborativa, pintura corporal indígena, brincadeiras com crianças, contação de histórias, arrecadação de roupas para comunidades indígenas e muito mais!

Lembrando que o evento é aberto e gratuito. Basta levar sua contribuição para o lanche. Ah! Vai ter feirinha de troca para crianças também. Então, já separa os brinquedos e roupinhas para a criançada.
Conhecer para preservar
Toda edição tem um tema diferente. O deste ano é Povos indígenas: Histórias, culturas e territórios. A ideia é reforçar o debate sobre nossa história e a valorização dos povos indígenas.
Apesar dos temas serem diferentes, a intenção é a mesma: sensibilizar para a importância de ocupar esses espaços para sua preservação. E ainda associar os pilares da sustentabilidade às práticas de caminhadas em ambientes naturais, sempre com respeito, educação e tolerância.
A ideia ainda é descentralizar os locais de caminhadas. Por isso, eles promovem caminhadas que começam todas no mesmo horário em locais diferentes do DF, para que os caminhantes pudessem ter o privilégio de conhecer cantinhos diferentes do nosso território, a cada edição.

Venha para o Time dos Descobridores!
Criei esse blog para sairmos da normalidade, do piloto automático e termos uma vida mais simples, divertida e equilibrada. Se você quiser receber toda semana os melhores posts de graça é só mandar uma mensagem de whatsapp para (21) 98377-6931 com a palavra QUERO e com SUA CIDADE e salvar o número! Se clicar aqui vai também! Mas lembra que tem que salvar o número na sua agenda.
Ah! No face e no insta @babilins também dou dicas!