Uma das minhas metas com o Leandro, meu marido, é ter uma vida mais simples e sustentável. Além de aprendermos trabalhos manuais como costurar, trabalhar madeira, plantar, mecânica. Por isso, ficamos muito felizes quando viemos que o Carving Club Cerrado iria dar um curso imersivo na arte de entalhar madeira.

Assim que soube do evento pela página do Bushcraft Brasília, corri para me inscrever. Pagamos 150 reais e eles nos passaram todas as coordenadas para participado do workshop. A programação incluiu um sábado inteiro de atividades, começando às 7h.
Perfeito pra quem busca o que fazer de diferente em Brasília! Até coloquei um video completo no meu insta @babilins
Trilha até o local da imersão do curso de carving wood
Primeiro, vale falar do local do curso. É uma fazenda belíssima dentro do DF. Levamos cerca de 50 minutos da Asa Norte até lá. Quando chegamos somos muito bem recebidos pelo professores Elenaldo Melo e Victor Vallim. Assim como pelos colegas.
Antes de ir para o curso de carving wood, nós fomos guiados por uma trilha curta de 500 metros com árvores típicas do cerrado. Foi muito legal o fato deles se preocuparem em explicar sobre as árvores da região, mostrando as principais espécies. E também deles reforçarem os cuidados que teríamos que ter com o meio ambiente.


Lá, aprendemos, por exemplo, sobre o poder de cicatrização do látex da mangabeira, das propriedades vermifugas do juá, do poder de fazer fogo do assa-peixe. Também nos foi mostrada o Barbatimão, árvore maravilhosa pra saúde íntima das mulheres (eu tenho um sabonete dessa casca aqui em casa) e os delicioso frutos do Murici e do Jatobá.
Aprendendo sobre ferramentas e tipos de madeira
O local do curso de carving wood para Bushcraft não poderia ser mais apropriado. É uma clareira aberta no mato com uma tenda e uma estrutura rústica feita por eles mesmos. Tomamos café lá e, em seguida, a aula começou. Eu tive que só ouvir de longe, pois o João, nosso bebê de oito meses, capotou e fiquei ninando ele.
Mesmo assim, consegui acompanhar os ensinamentos. Começou com uma contextualização histórica. Foi bem legal saber do uso da madeira nas navegações, moradias e guerras. Isso em várias civilizações, cada uma a sua maneira.




O Elenaldo e o Victor também nos passaram as várias ferramentas utilizadas, desde uma machadinha até uma faca própria para carving. Assim como as diferentes madeiras que podemos trabalhar e sua peculiaridades.
O curso de carving wood é bem prático
Depois foi hora de colocar a mão na massa! A ideia é que o curso fosse bem prático mesmo. Eles compartilharam equipamentos com quem não tinha nada. Era o nosso caso. Não tínhamos nem ideia de como usar a faca, muito menos ter uma.
Antes, teve uma explicação sobre segurança. Uso de equipamentos, como luva, e cuidados para não se machucar nem machucar o outro. E logo a turma foi se aventurando a trabalhar a madeira conforme as instruções do professor. Destaque aqui para os colegas do bushcraft que forma lá aprender também, mas que já tinham prática e acabaram atuando como monitores. O Fernandinho foi um que nos ajudou.
A turma foi pegando passo a passo o que tinha que fazer e colocando em prática. Cada aluno teve um projeto, colher ou Kuksa, uma espécie de caneca primitiva. Era pra fazer tudo, desde desenhar a peça até o entalhe final. Até quando tivesse luz do dia.




O Leandro e eu tivemos que sair mais cedo por conta do João. Foi nosso primeiro curso junto com ele e fomos na experimentação. Acompanhamos o trabalho do restante da turma pelo grupo de WhatsApp e foi muito legal ver que vários avançaram muito.
Apesar de não ter ficado até a noite, foi um momento muito especial para nós dois. A turma toda era incrível, o local lindo e os professores muito generosos e didáticos. No fim, até levamos algumas peças que eles produzem por diversão. Todas, claro, feitas à mão e com boas histórias! Já estamos ansiosos pelo próximo curso.
Para mais informações sobre o curso de carving Wood só falar com o Vallim +55 61 99977-6317 ou com o Elenaldo +55 61 98300-5418.


Ah! Saiba que no meu insta @babilins tá cheio de atividades lindezas assim