Descobertas Bárbaras
  • Início
  • Loja
  • Viagem
  • Bem Estar
  • Outras Descobertas
  • Sobre
  • Contato

Brasilia tem curso de woodcraft carving, entalhe em madeira no Bushcraft 

por Bárbara Lins 18 de junho de 2023
escrito por Bárbara Lins 18 de junho de 2023
1,6K

Uma das minhas metas com o Leandro, meu marido, é ter uma vida mais simples e sustentável. Além de aprendermos trabalhos manuais como costurar, trabalhar madeira, plantar, mecânica. Por isso, ficamos muito felizes quando viemos que o Carving Club Cerrado iria dar um curso imersivo na arte de entalhar madeira. 

Assim que soube do evento pela página do Bushcraft Brasília, corri para me inscrever. Pagamos 150 reais e eles nos passaram todas as coordenadas para participado do workshop. A programação incluiu um sábado inteiro de atividades, começando às 7h.

Perfeito pra quem busca o que fazer de diferente em Brasília! Até coloquei um video completo no meu insta @babilins

Trilha até o local da imersão do curso de carving wood 

Primeiro, vale falar do local do curso. É uma fazenda belíssima dentro do DF. Levamos cerca de 50 minutos da Asa Norte até lá. Quando chegamos somos muito bem recebidos pelo professores Elenaldo Melo e Victor Vallim. Assim como pelos colegas.

Antes de ir para o curso de carving wood, nós fomos guiados por uma trilha curta de 500 metros com árvores típicas do cerrado. Foi muito legal o fato deles se preocuparem em explicar sobre as árvores da região, mostrando as principais espécies. E também deles reforçarem os cuidados que teríamos que ter com o meio ambiente.

Lá, aprendemos, por exemplo, sobre o poder de cicatrização do látex da mangabeira, das propriedades vermifugas do juá, do poder de fazer fogo do assa-peixe. Também nos foi mostrada o Barbatimão, árvore maravilhosa pra saúde íntima das mulheres (eu tenho um sabonete dessa casca aqui em casa) e os delicioso frutos do Murici e do Jatobá. 

Aprendendo sobre ferramentas e tipos de madeira 

O local do curso de carving wood para Bushcraft não poderia ser mais apropriado. É uma clareira aberta no mato com uma tenda e uma estrutura rústica feita por eles mesmos. Tomamos café lá e, em seguida, a aula começou. Eu tive que só ouvir de longe, pois o João, nosso bebê de oito meses, capotou e fiquei ninando ele.

Mesmo assim, consegui acompanhar os ensinamentos. Começou com uma contextualização histórica. Foi bem legal saber do uso da madeira nas navegações, moradias e guerras. Isso em várias civilizações, cada uma a sua maneira. 

O Elenaldo e o Victor também nos passaram as várias ferramentas utilizadas, desde uma machadinha até uma faca própria para carving. Assim como as diferentes madeiras que podemos trabalhar e sua peculiaridades. 

O curso de carving wood é bem prático 

Depois foi hora de colocar a mão na massa! A ideia é que o curso fosse bem prático mesmo. Eles compartilharam equipamentos com quem não tinha nada. Era o nosso caso. Não tínhamos nem ideia de como usar a faca, muito menos ter uma. 

Antes, teve uma explicação sobre segurança. Uso de equipamentos, como luva, e cuidados para não se machucar nem machucar o outro. E logo a turma foi se aventurando a trabalhar a madeira conforme as instruções do professor. Destaque aqui para os colegas do bushcraft que forma lá aprender também, mas que já tinham prática e acabaram atuando como monitores. O Fernandinho foi um que nos ajudou. 

A turma foi pegando passo a passo o que tinha que fazer e colocando em prática. Cada aluno teve um projeto, colher ou Kuksa, uma espécie de caneca primitiva. Era pra fazer tudo, desde desenhar a peça até o entalhe final. Até quando tivesse luz do dia. 

O Leandro e eu tivemos que sair mais cedo por conta do João. Foi nosso primeiro curso junto com ele e fomos na experimentação. Acompanhamos o trabalho do restante da turma pelo grupo de WhatsApp e foi muito legal ver que vários avançaram muito. 

Apesar de não ter ficado até a noite, foi um momento muito especial para nós dois. A turma toda era incrível, o local lindo e os professores muito generosos e didáticos. No fim, até levamos algumas peças que eles produzem por diversão. Todas, claro, feitas à mão e com boas histórias! Já estamos ansiosos pelo próximo curso. 

Para mais informações sobre o curso de carving Wood só falar com o Vallim +55 61 99977-6317 ou com o Elenaldo +55 61 98300-5418.

Ah! Saiba que no meu insta @babilins tá cheio de atividades lindezas assim 

BrasíliaCursonaturezaO que FazerO que Fazer em Brasília
0 comentários 2 FacebookTwitterPinterestWhatsappEmail
Bárbara Lins

post anterior
Museu dos Correios em Brasília é opção de lazer gratuita para crianças e adultos
post seguinte
Como fazer um bate e volta de ônibus saindo de Brasília – Na Buson tem cupom! 

Você também poderá gostar:

Brasília ganha 23 voos semanais direto para Miami...

5 de novembro de 2023

Novidades! O que fazer em Cristalina (GO) em...

10 de outubro de 2023

Bem Ecológico: Hotel Fazenda em Brasília tem comidinhas...

20 de setembro de 2023

Balonismo no DF! Como é e quanto custa...

22 de agosto de 2023

Museu dos Correios em Brasília é opção de...

6 de abril de 2023

Descobrimos uma praia em Brasília a bordo do...

27 de fevereiro de 2023

Para alugar! Casa encantadora com piscina natural no...

22 de fevereiro de 2023

Fazenda Vale Verde (DF) ganha café da manhã...

17 de fevereiro de 2023

Terra Gaia: pousada aconchegante e sustentável com piscina...

14 de fevereiro de 2023

Nova kombihome para alugar em Brasília! 

9 de fevereiro de 2023

Deixe um Comentário Cancelar Resposta

Salvar o meu nome, email e site nesse navegador para o próximo comentário

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

@2017 - Descobertas Bárbaras. Todos os direitos reservados. Customizado por João Matias


De volta ao topo
Descobertas Bárbaras
  • Início
  • Loja
  • Viagem
  • Bem Estar
  • Outras Descobertas
  • Sobre
  • Contato