Imagine andar por longos parreirais, escolhendo seus cachos de uva e colhendo na hora para comer ali mesmo ou levar pra casa… Tudo isso com uma belíssima paisagem verde ao redor. Estamos na Itália? Não!!! Planaltina mesmo! Hehehehe

É de barriga cheia que anuncio para vocês que este fim de semana (30/11) será aberta a temporada de colheita de uvas em Planaltina!!! Fui lá hoje conferir o parreiral, comprar vinho, tomar suco e conto tudo sobre como é participar da colheita da uva.
Como funciona a visita e a colheita da uva
A Fazenda Empório Casa da Uva fica no km 02 da DF 230, caminho para Pedra Fundamental, em Planaltina. Não tem erro. É um casarão grande cheio de faixas na beira da estrada. O espaço funciona todos os dias, das 8h às 18h.

Eles têm uma grande plantação de uvas ali mesmo, nos fundos da loja. Uma vez por ano, no auge da safra, eles abrem para o público visitar o local e colher as frutas. Você não paga pra entrar, só o que colhe. Lindeza!
A gente vai lá com uma tesoura, passeia por todos os cantos, conhece os diferentes tipos de uvas, escolhe a que o santo bater e leva pra casa. Foi lá que entendi o que é uva de mesa, uva de suco, uva de vinho… Que tem uma mais encorpada. Outra mais levinha. É uma aula!
Depois você volta com seu saco de uva, pesa e paga. Tá seis reais o quilo. Também pode levar pra casa vários produtos da roça. Tem queijos, calabresas, geleias, pães, ovos caipiras… um bando de gostosuras.
Outros produtos rurais
Ah! Obviamente tem muitos produtos de uvas, como sucos, vinhos, compotas. Eu sugiro o suco integral dele. É beeeeem roots!!! Vem numa garrafa pet. É uva pura. Você pode pedir e beber ali mesmo na varanda. Tem até redinha… Amo uma rede!

Também gosto dos vinhos. Foi lá que descobri que existe vinho sem álcool. Não sabia disso! Ele é preparado como um vinho comum e depois retiram o álcool. O legal é que mantem os flavonoides e todos antioxidantes lindezas do vinho, mas pode dirigir depois!!! Tomei um copão lá mesmo.
Já aviso logo que lá não tem luxo. É um Empório com um parreiral no fundo. Só isso. Não é hotel fazenda, restaurante rural, não tem nenhuma mega estrutura… Mas é uma experiência bem gostosa. A safra deve ir até janeiro. Mas volta e meia tem a safrinha. Mais infos no telefone (61)99975-7194 Rodrigo. ATT! Pergunta se tem uva pra colher.
Você pode aproveitar a ida para bandas da saída norte e visitar alguns dos atrativos históricos e naturais da região. Tem o EcoBocaina, que já falei aqui, o Sitio Arqueológico do Bisnau, que já escrevi sobre neste post, a Pedra Fundamental, que é a ligação dos Caminhos do Planalto Central… Tem muita coisa! Bora sair de casa e desbravar esse mundão lindo de Deus!
Venha para o time dos Descobridores!
Quer saber com antecedência o melhor do Blog Descobertas Bárbaras? Se você quiser receber toda semana os melhores eventos fora do roteiro tradicional, descobrir os lugares mais descolados e desvendar todos os atrativos desse mundão, é só mandar uma mensagem de whatsapp para (21) 98377-6931 com a palavra QUERO e com SUA CIDADE e salvar nosso número! Se clicar aqui vai também! Mas lembra que tem que salvar o número na sua agenda.
22 comentários
Quero conhecer
Bem interessante, Rejane!
Gostei das infirmaçoes! Pretendo cinher esse lugar fenomena!
Vale a pena, Vera!!!
Muito bom gostei muito, assim conhecermos melhor nosso quadradinho.
Valeu, Adalton!!! E se tiver dicas, compartilha aqui tb!!!!
Adorei sua dica morei 30 anos em Brasília e tenho certeza que ainda tenho muito que conhecer, gostaria de ir nesse pareiral. Quero receber dicas de Sergipe
Oi, Cristina! Pode deixar que vou pesquisar descobertas em Sergipe! E se você tiver tiver, compartilha aqui também!!! bjos!
Boa tarde lindeza…adoramos a sua reportagem…
EU que me amarrei! Quero voltar em breve!
Nossa que bacana viu Bárbara. Quero ir conhecer essa belezura. Obrigado pela dica.
Agradeço pelo retorno, Carlos! E se souber de outros passeios legais em Brasília, me avise! Divulgo aqui!!!
Muita falta de consideração e amadorismo. Ligamos antes de ir e informaram que ainda havia uva. Saimos de Brasilia e ao chegar não havia. So dentro de 25 dias. As uvas que eram para vender vinham de outra fazenda em que o acesso não é permitido. Muita falta de respeito com o cliente.
Tem razão, York! Vou colocar isso no texto e falar com eles. Obrigada pela contribuição.
Maravilhosa matéria. Parabéns… é muito bom conhecer lugares assim . Espero receber mais dicas boas!!!
Valeu, Laura!!! Se descobrir coisa legais por aí também compartilha com a gente!!!
Muito bom. Aqui em Brazlandia queremos desenvolver o Turismo Rural. Sua matéria nos serve de inspiração.
Opa!!!! Quando tiver tudo pronto aí, me chama que eu vou!!!!
Adoramos ler seu blog, Barbara. Voce traduz tudo que tem de bom em Brasília!
Babi, adorei o “day use” roots, aromático e completamente delicioso no parreiral! Sabendo de nova oportunidade para colher uvas, avise aqui. Obrigaduuu!
Quero conhecer, adorei a reportagem!
Uhuuuuuu fico feliz, Pedro