Me senti Lara Croft descendo corredeiras, visitando sítios arqueológicos, andando pelo meio do mato e pendurada em cordas no mesmo dia! No Sitio e Cachoeira do Bisnau é assim… vários passeios em um só lugar. Por isso decidi reunir agora tudo que você precisa saber: quanto custa, como chegar e o que fazer lá.

Importante destacar a relevância do local para nossa história e nossa biodiversidade. O Sítio arqueológico do Bisnau é uma área protegida dentro de uma fazenda particular. É um paredão gigantesco, com 2600 m² repleto de inscrições rupestres em baixo relevo. Estima-se que elas tenham entre 4 mil e 10 mil anos e não há uma conclusão sobre o que elas signifiquem.
Estudantes e pesquisadores têm visitado o Sítio para analisar as diversas teorias sobre a origem daquelas formações na rocha. E cada um tem uma ideia diferente. As teorias são inúmeras: de formações astrológicas a contatos com extraterrestres.


Quanto custa para entrar na Cachoeira do Bisnau
Confesso que fiquei bem confusa com a tabela de preço que eles me deram. Quando fui lá a primeira vez, paguei 25 reais e pronto. Agora tem um bando de preços, dependendo do que você quer fazer.
Para quem quiser ir para o poço verde, paga 50 reais, para a cachoeira, mais 50 reais. Para o mirante, 25 reais. Para o Sítio Arqueológico, o valor é 35 reais. Crianças até 12 anos não pagam. Existe ainda a opção de camping por 30 reais. O camping inclui banheiro c/ chuveiro quente, cozinha coletiva com fogão e microondas e ducha fria.
Tem ainda a pousada. Ela é beeeeeeem simples. Roots! A casa inclui: 3 quartos (2 camas de casal e 1 beliche), cozinha coletiva, fogão, geladeira, panelas, pratos e talheres. É preciso levar roupa de cama. O valor é 50 reais por pessoa.
Gente! Ele ainda tem passeio de jardineira, que é uma espécie de ônibus aberto. O preço é 10 reais por pessoa e é preciso, pelo menos, 10 pessoas para eles rodarem. Também é possível fazer rapel e passear pelas cavernas da região. Para isso é preciso combinar com o dono.
O Sitio Arqueológico do Bisnau funciona todos os dias, das 8h às 17h30. Mas é preciso reservar!!! O telefone de contato é o 61 99966-9118. É só mandar whatsApp. Lembrando que eles só aceitam dinheiro. Não passam cartão. E não tem internet no local.
Para outras cachoeiras mais baratas em Formosa, eu fiz um post sobre as outras 5 que já visitei. Clique aqui para ver outras cachoeiras em Formosa. Também coloquei no meu insta @babilins.
Para chegar no Sítio e Cachoeira de Bisnau
Para chegar lá, encha o tanque de gasolina do seu carro e se prepare porque tem muita estrada pela frente! Bisnau fica a 122 quilômetros de Brasília. Saindo do Plano Piloto pegue a BR 020 e siga em direção à Formosa. Você vai passar da cidade e continuar em frente por mais 42 quilômetros até encontrar um restaurante, uma pamonharia e um orelhão. Daí é só entrar à direita e seguir as placas. Vá em direção à Cachoeira do Bisnau e não ao Sítio Arqueológico. É preciso ir até a administração da Fazenda antes para pegar todas as informações e pagar.
É tudo muito rústico. No dia, o dono estava bem ocupado, então ele desenhou pra mim no chão como chegar na área com as inscrições rupestres. Bem didático! Chegando lá, deixamos o carro perto da cerca e entramos no local seguindo uma trilha bem arcaica.

Como é visitar a Cachoeira do Bisnau
Garanto que é uma experiência bem bacana. São centenas de inscrições rupestres espalhadas por um paredão de rocha. Alguns desenhos lembram animais do cerrado, plantas e a lua. É bem interessante imaginar o que aqueles habitantes pré-históricos da nossa região estariam querendo passar quando fizeram aqueles recortes na pedra.
Ficamos um bom tempo e ninguém mais apareceu por lá. O local é pouco explorado pelo turismo. De lá voltamos para sede onde fomos novamente informados como chegar na cachoeira.
Não vou mentir. Não é muito fácil chegar lá. A trilha até o começo da cachoeira até que é tranquila. Terreno plano, belas paisagens, pássaros cantando, animais pastando, árvores e flores belíssimas! Mas quando a gente chega na cachoeira, você tem a opção de ficar no primeiro poço para banho ou se aventurar até o final dela.
Quando fomos lá a primeira vez, a trilha não está bem definida. Agora está beeeem melhor! Os donos instalaram cordas para a gente se segurar e não despencar morro abaixo. Tem que ter um pouquinho de braço.



A vista da Cachoeira compensa tudo!
Depois de uma escaladinha básica, vem a recompensa!!! A cachoeira é deslumbrante! É uma das mais altas que já vi no cerrado, tem vários pontos para você se acabar na hidromassagem natural e locais para tomar sol na pedra também.
Tem um poço grande para nadar mais abaixo. Mas como era mais difícil chegar e eu já tava bem feliz com o que tinha encontrado fiquei na parte de cima mesmo. No total, a cachoeira tem 100 metros de altura e está num desnível de 130 metros com seis pequenas quedas d’água ao longo do percurso.

Como o lugar é praticamente deserto, eu fiquei um bom tempo na hidromassagem, deixando a água cair nas minhas costas e depois tirei um cochilo relaxante na pedra. É uma experiência deliciosa para quem quer um fim de semana diferente e tranquilo no meio da natureza e aprendendo um pouco mais da pré-história do Centro-Oeste.
Uma última dica! Na saída, antes de pegar a BR 020 de novo tem dois lugares para comer que são bem gostosos. Uma pamonharia e um restaurante de comida caseira bem gostosa. Os donos são super hospitaleiros. Se for no domingo, pergunte pelo pudim que a dona do restaurante faz para família e serve pros clientes mais chegados. É pra fechar com chave de ouro!!!!
Venha para o Time dos Descobridores!
Criei esse blog para sairmos da normalidade, do piloto automático e termos uma vida mais simples, divertida e equilibrada. Se você quiser receber toda semana os melhores posts de graça é só mandar uma mensagem de whatsapp para (21) 98377-6931 com a palavra QUERO e com SUA CIDADE e salvar o número! Se clicar aqui vai também! Mas lembra que tem que salvar o número na sua agenda.
Ah! No face e no insta @babilins também dou dicas! Se cuida.
Na página do facebook do Descobertas Bárbaras você encontra mais atrações!
6 comentários
Excelente relato Barbara ! Ja estava querendo conhecer o local a algum tempo, porém não havia achado explicações tão detalhadas.
Agora sim !!!
Fico feliz que tenha te ajudado, Lauro!!!
Pôxa, tudo q eu precisava saber. Brigadu.
uhuuuuuuuuuu
Obrigada pelas dicas, foram muito úteis. Obrigada pelo seu conteúdo 😘
uhuuuuuuuuuuuuuuuuuuu! Fico feliz