Escrevo este post ainda de biquíni molhado depois de dar uma passadinha na Cachoeira do Urubu, no Lago Norte. Essa é a cachoeira mais fácil de chegar dentro de Brasília e que você não paga nada para entrar. Mas por ser tão maravilhosa assim, é preciso alguns cuidados para aproveitar melhor esse pedacinho de natureza e água fresca no meio da Capital. Questões de segurança e distanciamento social. Te explico tudo!
Aqui no blog você já conheceu outras cachoeiras de graça no Distrito Federal, como a Cachoeira Monjolo ou a Cachoeira do Tororó. Só que essa é beeeeem mais fácil de chegar. A trilha deve ter só uns 10 minutos e não é coisa do outro mundo, só tem uns desníveis.

Como é a Cachoeira mais fácil e perto de Brasília
A Cachoeira do Urubu fica a 14 km da Rodoviária do Plano Piloto, na comunidade do Córrego do Urubu, núcleo rural do Lago Norte. O rio vem todo sinuoso, formando umas prainhas de areia fina. Tem gente que leva redes para curtir uma sombrinha e ficar com os filhos nesses poços menores na parte superior da cachu.
Não vá esperando um Itiquira. A Cachoeira do Urubu tem uma queda pequena, mas pra quem tava morrendo de calor que nem eu, caiu do céu!!! O poço tem uma parte mais funda, onde algumas pessoas pulam, então fique de olho na criançada. E hoje tinha muita criança lá!

Aliás, o público é beeeem eclético! Tem muitos moradores da região, uma galera mais tranquilona que mora no Córrego do Urubu mesmo. Tem também moradores do Varjao e do Paranoá, que vão andando ou de bike até a cachu. E tem alguns perdidos que nem eu, que vão só dar um mergulhinho para se refrescar e voltar. Gente que quer algo fácil para aguentar esse calorzão.
Inclusive, os públicos são bem distintos. Durante a semana é uma turma mais tranquilona, com muitas crianças e gente que leva os cachorros para passear. Nos fins de semana é mais comum ver gente levando isopor e assando carne. Uma turma que curte mais agito.
Como chegar na Cachoeira do Urubu
Antigamente era difícil até explicar como chegar lá, mas agora é moleza. Já tem no Waze! Entretanto, como muita gente ainda se perde, vou dar algumas orientações. E tem sempre um morador legal para te ajudar. Só perguntar para turma ao longo do caminho.
Depois que passar do Varjão, siga as placas para a comunidade do Morro do Urubu. Você vai entrar numa estrada de chão. Siga até chegar na entrada da trilha criada pelo projeto da turma do Águas Serrinha do Paranoá. A trilha é suuuuper legal e tem acessibilidade. Veja esse post aqui e conheça o mirante na região. Tem um portal enorme lá!
Em seguida, vire à esquerda e vá até a última entradinha à esquerda. É uma pista bem estreita. Siga até chegar a um mini estacionamento que fica no final dela. No canto direito você encontra a trilha.
A trilha é leve. Dura só uns 15 minutos. Tem uma parte de escadinha, mas sem muitos transtornos. Na volta fique atento! Eu me perdi a primeira vez que fui. Acabei pegando essa trilha para voltar, mas indo parar numa porteira duma chácara. Depois que acaba os bambus, vire à esquerda pra pegar a escadinha de novo. Não vá reto. Veja a foto abaixo. Na volta, acabou a cerca, vire à esquerda!

Pontos de atenção da Cachoeira
Mas com tanta coisa boa assim, essa cahoeira acaba precisando de uns cuidados. Por ser tão fácil de chegar e sair e não ter segurança direto, já escutei casos de gente que teve o carro arrombado lá. Os moradores da região disseram que alguns ladroes aproveitam o local ser ermo para cometer crimes.
Por conta disso, essa é uma das que não arrisco ir sem companhia. Vou em várias cachoeiras dentro do DF sozinha, mas essa eu sempre chamo uma turma pra ir também. Não custa nada e ainda é uma forma de mostrar aquele paraíso mais pessoas.
Por falar nisso, ela é muito procurada por grupos de ciclistas! As trilhas da Torre de TV passam ali do lado. Se você está afim de treinar subidas, aproveite aquela região. A vista é maravilhosa!!!!
Venha para o time dos Descobridores!
Criei esse blog para sairmos da normalidade, do piloto automático e termos uma vida mais simples, divertida e equilibrada. Se você quiser receber toda semana os melhores posts de graça é só mandar uma mensagem de whatsapp para (21) 98377-6931 com a palavra QUERO e com SUA CIDADE e salvar o número! Se clicar aqui vai também! Mas lembra que tem que salvar o número na sua agenda.
Ah! Na página do facebook do Descobertas Bárbaras você encontra mais atrações!
13 comentários
Bárbara, tô amando suas dicas de cachu e descobertas próximo a BSB. Parabéns.
Que bom, Gorete!!! Vou continuar mostrando como ir nas mais tranquilas.
Olá Bárbara, eu e meu marido também ficamos explorando Brasília, adoramos fazer isso
Melhor forma de viver uma cidade, Sandra!
Ja fui no parque copaiba com a sua dica.
Uhuuuuuuuuuuuu! Aquele lugar é lindeza demais, Rodrigo!
Não esquece de avisar o povo pra levar seu lixo (poucos o fazem), não fazer fogueiras (risco de incêndio, outro dia um carro foi incinerado) e não quebrar árvores (muitos o fazem)… divulgar pontos turísticos deve ser também um ato de responsabilidade com o meio ambiente…ah…e parar de fazer cocô por toda parte…aaarggghh
Seeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeensacional! Surreal termos que avisar isso, mas é verdade.
Depois de ler, estou indo pra lá agoraaaaa! Já!
Uhuuuuuuuuu
Como sempre viajo só, queria conhecer, mas como informou que a trilha é perigosa. poderia me dar dica de outra cachoeira que posso visitar sozinha.
Barbara,
Obrigado pelas dicas. Sempre legais ☺️
Uhuuuuuuuuuuuuuu valeu pelo retorno, MAnoel