A água era tão cristalina que dava dó macular aquele espaço de pura tranquilidade. A vontade era ficar vendo os peixinhos para lá e pra cá. Assim é a cachoeira Lydia, um espaço tranquilo, isolado, com cerrado preservado e perto do DF. É para quem busca uma cachoeira mais relaxante, sem muita infra por perto e mais natural.
A Cachoeira Lydia fica dentro da Fazenda Barra do Dia, na divisa do DF com Goiás, a cerca de 30 km de Brazlândia. É uma área particular, que precisa de reserva e tem limite de visitantes. Algo que para mim é uma super vantagem.
Para ajudar outras pessoas a desfrutarem dessa cachu, que já mostrei no insta @babilins, vou colocar aqui quanto custa, como é, onde fica e como chegar lá! Se quiser outras cachoeiras no DF o blog aqui tá cheio!!!
Como funciona essa cachoeira nos arredores de Brasília
O caminho é o mesmo do Ecopark Adventure, que eu falei neste post aqui. Só que para acessar a Cachoeira Lydia foi ainda anda mais cerca de 1 km. Coisa pouca. 5 minutos de carro e você já encontra o estacionamento. É tudo bem sinalizado.

Logo na recepção, a gente vê que o local faz todo possível para preservar o Cerrado. Nada de construções ostensivas ou derrubada de árvores. Andando 10 metros, a gente chega no local com a infraestrutura para fazer um lanche ou descansar.
Na recepção, você encontra alguns salgadinhos de pacote, balas, amendoins, lanternas e alguns itens mais básicas. Mas fique atento! O local não serve almoço. Se for ficar o dia inteiro, leve o que for comer.
Além desse pequeno espaço, lá você encontra várias mesas cobertas para um piquenique. Tem também pia, banheiro e redário. A ocupação é por ordem de chegada, então se você preferir ter um local para montar um lanche vale chegar cedo para garantir um lugar nesse ponto.
Como são as cachoeiras e pontos de banho
Pouco antes da recepção tem um poço pequeno para banho, chamado de Riacho da mamãe, que é bom para quem tem crianças e quer mais facilidade. Perto do estacionamento.
Diferente de outros locais, a cachoeira e os pontos de banho da Lydia são mais rústicos. É a busca de integração com a natureza de verdade mesmo. Tem trilhas fáceis e uma média.
A trilha fácil é de 700 metros. Quase tudo plano e bem largo. Encontramos várias espécies de árvores do Cerrado e pássaros diferentes. A paz é absurda.
O curioso é que lá tinha uma barragem. Ainda há resquícios dela, que criam um espaço bem curioso para quem quer uma hidromassagem no ombro e água batendo na cabeça. Andando um pouco a gente chega no primeiro poço. É bem fundo com uma água delícia. Não sei se era o calor de 36 graus, mas a água não estava fria.
Como é a Cachoeira Lydia
Mas o melhor ainda estava por vir. A Cachoeira Lydia fica a cerca de 500 metros dali. A partir desse ponto a trilha começa a ficar mais rústica. Tem umas pedras grandes e é preciso equilíbrio. Não é difícil, é média, mas precisa de atenção.
Fui com meu primo Daniel Lins e o namorado, que não são acostumados com trilhas constantes (a não ser virtuais) e para eles foi tranquilo. Encontrei um casal com criança pequena e para eles foi tranquilo também. Em nenhum ponto é preciso atravessar um rio ou fazer escalada. Longe disso. Só aviso porque tem gente que não curte algo mais rústico. Se quiser mais estrutura, dê uma olhada neste post do Vila Velluti.
Depois de 400 metros a gente já começa a escutar a cachoeira Lydia. Quando chegamos, vemos que a caminhada é moleza para o que recebemos. Um belo poço de água transparente, cercado por um paredão e uma cobertura de árvores lindas. Nós três ficamos lá relaxando e curtindo aquela paz. Só fomos embora porque estava escurecendo mesmo.
Quanto custa e como chegar na Cachoeira Lydia
Como disse, a Cachoeira Lydia fica na fazenda Barra do Dia, que também tem o Ecopark Adventure. Mas atenção!!! Uma coisa é uma coisa e oura coisa é outra coisa. São locais que funcionam de forma separada. Se quiser ir nos dois, tem que pagar a cachu e o ecopark.
O Ricardo Madeira, dono do espaço, fez um mapa para ajudar quem quiser chegar. Um mão na roda. Do final da Asa Norte até lá eu levei 1h10. Carro comum chega. Moto também. Não precisa de 4X4.
A entrada custa 40 reais para o adulto. Crianças de 6 a 17 anos pagam 20 reais. Crianças até 5 anos não pagam. É preciso reservar antes! Reserve pelo número (61)99604-7474. O pagamento é feito na hora, em dinheiro ou transferência. Eles não aceitam cartão. O horário de funcionamento é de sexta a domingo. Das 8h às 18h.
Lembrando que eles não têm restaurante, nem chalés e nem piscina. Também não aceitam camping. Apenas belas cachoeiras e piscinas naturais. Eles vendem cerveja no local. É proibido entrar com bebidas alcoólicas! Para evitar bagunça, também é proibido churrasco, ligar som, levar vidros para as cachoeiras. Cachorros pequenos e mansos podem ir.
Por fim, a Cachoeira Lydia ainda é queridinha da turma do canionismo. Tanto que quem me deu a dica foi a canionista Simone Bona. Se tudo der certo, em breve volto lá para ver o espaço por outras perspectivas.
Venha para o Time dos Descobridores!
Criei esse blog para sairmos da normalidade, do piloto automático e termos uma vida mais simples, divertida e equilibrada. Se você quiser receber toda semana os melhores posts de graça é só mandar uma mensagem de whatsapp para (21) 98377-6931 com a palavra QUERO e com SUA CIDADE e salvar o número! Se clicar aqui vai também! Mas lembra que tem que salvar o número na sua agenda.
Ah! No face e no insta @babilins também dou dicas! Se cuida.
Na página do facebook do Descobertas Bárbaras você encontra mais atrações!