Na última viagem que fizemos para Minas Gerais, estávamos com tempo sobrando e decidimos procurar uma cachoeira perto de Belo Horizonte ou no caminho de volta para Brasília. Olhando o mapa, vimos a Serra do Cipó e decidimos fazer um desvio no nosso roteiro e ir pra lá! O problema é que só tínhamos um dia, então descobrimos duas cachoeiras que você consegue visitar num mesmo dia.
Cachoeira Grande
A primeira que recomendo é a Cachoeira Grande. Que cachoeira maravilhosaaaaa! A triha para chegar nela é super fácil, tanto que vai muita gente com criança. Você caminha por 1 km e já chega. No caminho tem uns pontos com banheiro e balanços nas árvores.
O fim da trilha tem uma bifurcação. Tem a parte de cima, onde você pode apreciar a queda d’agua e tomar banho num poço grande. Mas o que eles aconselham é ir para a parte de baixo, mais seguro e com pontos para você colocar seus pertences. A cor da água é de refri de cola e o banho na queda é melhor do que qualquer hidromassagem.
Só tem dois probleminhas. O chão do poço da cachu é de pedrinhas, quem não tem o pé cascudo e acostumado com pirambeira que nem o meu vai sofrer um pouquinho. Outra questão para ter atenção é que existem várias pedras maiores no caminho do poço até a queda d’água, então não inventar de dar braçadas por lá. Vá na manha!!! Em compensação, a água é morninhaaaaa! Foi uma delícia passar a manhã por lá.

Cachoeira Grande
A cachoeira fica na entrada da cidade, na MG 010 km 95, após a ponte do Rio Cipó. Na beira da rodovia mesmo! A entrada custa 30 reais por pessoa. Não pode entrar com bebida alcoólica, mas com lanche pode e é até bom que você leve se for passar o dia, porque não tem lanchonete lá. Uma dica é chegar cedo, porque eles limitam o número de frequentadores por dia para não ter tumulto.
Cachoeira Véu da Noiva
Saindo de lá, fomos direto para a Cachoeira Véu de Noiva. Fica dentro de um camping que leva o mesmo nome. Você para o carro dentro do camping e segue por uma trilha fácil até a base da cachoeira. A trilha tem uma subidinha leve, mas é tranquila e tem até corrimão.
Nós fomos na época da seca, então a queda d’água não estava tão grande. Mesmo assim o visual é lindo!!! Aqui você não vai ter problema com pedrinhas no chão, mas a água é gelaaaaada! De qualquer forma, vale entrar e nadar até a queda d’água. Aproveite para flutuar e olhar o paredão de pedra. É deslumbrante!!!!

Cachoeira véu de Noiva
Para chegar lá, você passa da entrada de Lago Santa, atravessa o trevo de Baldim, em seguida o de São José. Quando você passar do Hotel Veraneio, conte 5km e pronto. Você chegou na Camping Véu de Noiva, tudo isso sem sair da MG 010. O curioso lá que é você pode pagar 11 reais por uma hora ou 30 reais para passar o dia todo. Nós só ficamos uma hora, pois tínhamos que voltar para Brasília, mas valeu a pena demaaaaais! Super recomendo esse roteiro, a região é mágica!
Se você curte cachoeiras, então clique aqui e descubra cachoeiras maravilhosas pelo Brasil!! Tá procurando mais destinos legais? Então curta nossa página no facebook.