Os cervejeiros de plantão já podem comemorar. A Cervejaria Dona Maria está abrindo as portas para grupos que queriam participar de uma visitação à fábrica com direito à degustação. Uma chance de entender mais sobre as cervejarias artesanais de Brasília!
A Dona Maria foi a primeira microcervejaria do DF a ter registro no Ministério da Agricultura. Eles são super cuidados com processos, o que é muito legal para quem quer saber mais sobre a produção de uma cerveja do começo ao fim. Quem já me segue no @babilins sabe que esse é meu ponto fraco.
O visitante conhece todo processo de fabricação de uma cerveja artesanal
Hoje a Dona Maria tem 5 tipos de cerveja artesanal: WitBier (coentro e casca de laranja) e a Stout (toques de café e chocolate amargo), Blonde Ale (feita com capim-santo), a American Ipa (com rapadura) e a Hop Lager (aromática, que remete a cítricos). A Witbier é minha queridinha!
E o mais legal: Eles usam insumos locais. Indo lá você confere que a Blonde Ale, por exemplo, é feita com capim-santo orgânico, produzido na chácara. Na visitação, você fica sabendo que são produzidos cerca de mil litros de cerveja por mês. Elas vão em barris de chope e em garrafas.

Apesar de você encontrar a cerveja artesanal em vários locais do DF, o legal é a experiência de saber como se faz uma cerveja e como é o processo de envase. Fora que tomar uma cerva no seu local de origem, não tem igual, né?
Como é a visitação da cervejaria
O grupo de visitantes precisa marcar com antecedência. Até por conta do momento que vivemos, a entrada é restrita. Quem recebe os visitantes é o Aninho e a Rosangela, que fazem questão de mostrar desde a matéria-prima até o resultado.
O valor cobrado por pessoa inclui a experiência do aprendizado sobre o processo de produção, um tira-gosto e a degustação de cada uma das cervejas. Demais petiscos e consumos de cervejas fora do pacote são cobrados à parte.

A recepção e o consumo no sítio, onde a cerveja é produzida, são realizados com medidas de segurança contra o coronavírus. Além disso, é importante lembrar que o visitante que participar da degustação das cervejas deve ter um acompanhante que não tenha bebido para dirigir após o tour.
Como agendar o passeio até a chácara
A microcervejaria artesanal fica no Sítio Cervejaria Dona Maria, entre Sobradinho e Planaltina, na BR 020, km 16, Núcleo Rural Córrego do Arrozal. Os grupos podem ter, no máximo, 20 pessoas.
Para quem bebe cerveja, o valor é 45 reais. Para quem não bebe, 30 reais. Esse preço inclui uma tábua de petiscos, uma cesta de chips e uma régua de degustação com cada uma das cervejas (copo de 150 ml). Demais cervejas e petiscos consumidos são cobrados à parte.

Você ainda pode levar para casa. O chope de 400ml custa 10 reais. A garrafa, com 600ml, custa 15 reais (preço de fábrica). Para mais informações e agendamentos: Aninho: (61) 99638-9993 ou Rosangela: (61) 99821-9574
Venha para o Time dos Descobridores!
Criei esse blog para sairmos da normalidade, do piloto automático e termos uma vida mais simples, divertida e equilibrada. Se você quiser receber toda semana os melhores posts de graça é só mandar uma mensagem de whatsapp para (21) 98377-6931 com a palavra QUERO e com SUA CIDADE e salvar o número! Se clicar aqui vai também! Mas lembra que tem que salvar o número na sua agenda.
Ah! No face e no insta @babilins também dou dicas! Se cuida.
Na página do facebook do Descobertas Bárbaras você encontra mais atrações!