A gente sabe que não adianta ter ideias maravilhosas. É preciso tirar tudo do papel e colocar em prática. Só que para muita gente, inclusive eu, colocar no papel de forma organizada já é difícil! Por isso, vou compartilha como tenho feito para criar e organizar ideias sem ficar louca. Já separa um bloquinho de post-it e um cronômetro aí!

A ideia não é minha, vi em diferentes lugares e é antiga! Só dei uma adaptada para minha realidade. Hoje eu chamo de Método dos 7 por 3 rasos. Significa que por 3 vezes seguidas vou fazer um brainstorm durante 7 minutos e depois descansar 7 minutos.
Como criar e organizar ideais passo a passo
Criei esse nome aí por que é pra fazer que nem o corredores de atletismo que correm 100 metros rasos. Durante os 7 minutos ativos é pra escrever na correria sem pensar muito, só na ação. Colocando num papel todas as ideias que surgirem sobre o que é preciso ter no seu projeto. Solta tudo!!!
Detalhe! Eu gosto de fazer isso em folhas de post-it para depois pregar na parede e rearranjá-las em blocos no fim de tudo. Eu disse depois! Nesses 7 minutos de ação é só para escrever tudo que nem louco e sair criando várias ideias.

Ponha no papel qualquer ideia que surgir. Por pior que seja. Agora não é hora de criticar ou analisar ideias. Só de criar. Depois você pode até jogar fora algumas delas, mas nesses 7 minutos o lance é criar sem julgar.
Também acho importante ter um timer, caso contrário você se perde. Ajusta o cronômetro do celular, computador ou google home para te avisar quanto der o tempo. Daí, quando o alarme tocar, você soltar a caneta. Não importa se ainda tem ideia boa vindo. Solta a caneta.
7 minutos de descanso
Agora é hora de descansar, mas descansar mesmo. Relaxe. Vá mexer com outra coisa. Vá lavar a louva. Meditar (eu tenho várias técnicas aqui). Olhar a paisagem. Ligar pro seu melhor amigo que você não vê há milênios. Andar aleatoriamente pela quadra.
Eu costumo ir brincar com cachorro, fazer um alongamento, conversar com alguém ou escrever sobre outro assunto. Como é o caso agora. Eu estou trabalhando em um projeto de um novo curso e vim aqui usar meu descanso para compartilhar esse método com vocês.
O objetivo é que você pare de usar seus neurônios naquele projeto específico. Mas seria ideal se você relaxasse. Sério mesmo. Já falei disso neste post aqui. Quando a gente descansa, entra em cena a parte da mente responsável pelos pensamentos flexíveis e mais criativos.

ATT! Tem que colocar timer neste tempo de folga também! Corre o risco de você se entreter tanto com o que está fazendo e esquecer de voltar para o trabalho! Assim que o alarme tocar, voltar a escrever suas ideias no post-it. Faça isso três vezes.
Organizando as ideias
Depois das três vezes, espero que você tenho um mundo de post-its à sua frente para trabalhar. Só agora é que você vai organizar as ideias. Coloque elas na parede em blocos que façam sentido.
A ideia é agrupar os post-its que se relacionem. Daí vão surgindo blocos para o seu projeto. Se você tem uma apresentação, pode separar em começo, meio e fim. No caso de um livro, tente agrupar em capítulos. Já se for abrir um negócios, em etapas do que você precisa fazer.
Sempre que faço esse método surgem ideias mais criativas, mais originais. Eu consigo visualizar bem melhor meu fluxo de pensamentos. Quando está tudo em blocos é hora de colocar no papel, mindmap (que eu já falei aqui), word ou o que você achar melhor!

Esse método é um jeito simples, barato e rápido de tirar ideias da cabeça para dar início ao seu projeto sem perder a cabeça!!!!
Eu fiz esse aí para organizar um novo curso que me pediram. Se você quiser, saber mais sobre meus cursos de redes sociais, comunicação, mídia training e outros, basta me seguir no insta ou linkedin que conto tudo por lá! Se quiser um personalizado, só mandar e-mail!