Comida deliciosa, atrações musicais e um cenário de filme para você encher seu insta de foto bonita! Assim é a Festa das Cerejeiras do Parque do Carmo, em São Paulo. Quem foi para lá e conta para gente neste texto é o Alan Borges.
Muita gente vai buscar no bairro da Liberdade, em São Paulo, um pouco do Japão no Brasil. Mas o melhor daquele país encantador está a 24 km de distância do bairro famoso por reunir a cultura oriental na capital paulista: o Parque do Carmo.
É lá que está a maior concentração de cerejeiras, árvore símbolo do Japão, e que atrai milhares de pessoas durante a florada. É um espetáculo suntuoso para contemplação. Não há como não se encantar. A delicadeza e a beleza das flores nos hipnotizam.
Sempre soube da paixão dos japoneses pela florada das cerejeiras (sakura, em japonês). Mas confesso que não entendia como um país poderia parar para admirar esse espetáculo da natureza.
Quando fui ao Parque do Carmo e sentei-me sob as cerejeiras com suas delicadas pétalas cor de rosa, entendi o fascínio do povo japonês pela sakura. O tom suave do rosa desperta o desejo de sacar as câmeras fotográficas e produzir um mar de selfies.
Para mim, por melhor que seja o equipamento fotográfico, nenhum registro consegue capturar toda a beleza da árvore símbolo do Japão. O importante é dar a seus olhos o privilégio de apreciar o espetáculo da sakura.
A florada é rápida. Em poucos dias, as pétalas caem e o vento se encarrega de espalhá-las pelo chão.
Como planejar sua viagem
Confira a data da próxima edição da Festa das Cerejeiras, que no ano que vem estará na 40ª, e aproveite para conhecer a parte mais bonita da cultura japonesa. As datas geralmente são divulgadas em junho, que é quando eles estimam a data em que as mais de 4000 cerejeiras estarão floridas.
Além de curtir a floração, lá você também acompanha shows musicais e conhece gente de vários lugares do Brasil. Há ainda pratos típicos da culinária do Japão e outras apresentações culturais. Para você ter uma ideia do que vai encontrar por lá, podemos citar o Sakura Moti, o doce oficial da Festa das Cerejeiras. Um doce feito com muito carinho pelas vovós feito de moti com recheio de azuki envolto numa folha da cerejeira. Come com a folha e tudo!
O Parque do Carmo fica em Itaquera, zona leste da capital paulista. Quem for de carro deve chegar cedo, porque o estacionamento fica lotado. Dá pra ir de metrô, descer na estação Corinthians/Itaquera, e de lá seguir de ônibus, táxi ou pedir um carro por aplicativo. A entrada é gratuita.
Tem alguma dúvida? Só deixar nos comentários. Confira mais dicas de viagem aqui!

São Paulo - Parque do Carmo
1 comentário
Babi, que coisa mais linda! Adorei o post do Alan Borges! E estou com o coração em festa por saber que poderei me deslumbrar com essas lindas árvores aqui mesmo, no Brasil! Obrigaduuuu!