Aproveitando minhas quatro horinhas no aeroporto de Addis Ababa capital da Etiópia, para contar pra vocês como são as coisas por aqui. Já adianto que as coisas estão mudando. Escrevi esse texto agora em 2019, mas a previsão é que em 2020 a nova estrutura do aeroporto seja completamente liberada.

Este é um aeroporto pequeno, tudo é bem pertinho. Logo você não tem aqueles problemas de aeroportos gigantes, onde é preciso pegar trens, esteiras ou ônibus pra ir de um canto ao outro. Impossível se perder por aqui.
A estrutura é bem peculiar, o que eu me amarro. Nada daqueles padrões de aeroportos que a gente vê por aí nos principais destinos turísticos do mundo. Aqui é um misto de lojas mais moderninhas, com outras bem típicas africanas. É muito engraçado. Até o DUTY FREE é variado aqui. Tem uns parecidos com os de grandes aeroportos e uns que parecem as lojinhas de mercados municipais. Olha esse aqui:

Os bares, lanchonetes e restaurantes também seguem a mesma variedade. Tem uns ocidentais e outros que servem comida local. O preço foi algo que me chamou atenção. Em todos blogs que eu lia, passageiros reclamavam do preço alto, especialmente da água. Hoje vi valores razoáveis. Três samosas, aqueles pasteizinhos indianos, sai por 2 dólares. Mais barato que em Brasília. Um jantar tamanho família de meio frango assado com batatas sai por 12 dólares.
Fora as comidinhas estranhas que tem aos montes por 1 ou 2 dólares. E acho que eles ouviram as reclamações da água. Tem garrafa aqui por 1 dólar. Ah!!!!! Quase esqueço dos cafés etíopes. Tem aos montes, baratos, bom pra serem levados pro Brasil na volta.


Outra coisa que só vi aqui é a quantidade de locais religiosos. Como o aeroporto é pequeno, chama mais atenção os lugares para cristão, judeus e árabes orarem. É interessante ver a diversidade religiosa.
Para você, que nem a gente, que tem conexão curta e não quer arriscar sair do aeroporto, uma boa notícia. Tem muitas cadeiras espalhadas por aqui pra você tirar uma sonequinha ou deitar. Isso se o aeroporto não estiver cheio. No início e fim de semana, ele lota. Daí tudo muda. Tivemos que sentar no chão na volta.

Outra notícia boa!!! Tem Wi-Fi de graça e muito bom no aeroporto. Melhor internet de graça em aeroporto que eu já tive na vida. Não é à toa que tô publicando daqui mesmo. Basta fazer um aceite e pronto. Sem pedir nem e-mail. Olha que coisa linda.
Fiquei só quatro horinhas aqui, mas me senti acolhida, aproveitei pra ver cultura e comida diferente, tive lugar para sentar, Wi-Fi bom e preços em conta. Satisfeita!!!
Ainda mais porque encontrei brasileiros maravilhosos aqui! Esses aí são o Davi, a Carol, a Flávia e o Lucas. No meio dos dois casais, o Leandro.

Atualização:
Parte do aeroporto novo já está liberada!!! Tem maquininhas para vender lanches, que só aceitam moedas locais, bebedouros e mais cadeiras! Mas como voce pode ver, tá lotado do mesmo jeito.

Tem dúvidas, comenta aí que eu respondo.
23 comentários
Gostei do post. Vou viajar a trabalho para Suécia e na ida e na volta paro na Etiópia, sendo que na volta são 6 horas lá entre um voo e outro. Estava preocupada de lá ter pouca infraestrutura. Obrigada pelas informações!
Disponha, mana!!!!
Vou para o Egito com conexão na Etiópia. É facil fazer a conexão?
Oi, Milton! Muito fácil. O aeroporto não é grande. Se tiver com a conexão com tempo curto, peça ajuda para os funcionários que são muitos gentis!!!
Obrigado
Não é preciso visto de trânsito, certo? Ficarei 4 horas no aeroporto entre os vôos.
Precisa não, Carolina!
Mas fica de olho! pq se vc demorar a sair do avião fica bem corrido, hein? 4 horas é no limite.
Ooi amei o post, tô até mais tranquila. Vou fazer conexão de 3h lá, chego às 19h e vou pro Egito as 22h. Fácil achar o portão de embarque? Eu vou estar sozinha, não falo inglês mto bem e tô com receio sjhsjs
Edi, é super fácil! O aeroporto não é lá muito grande. E tem mais: os funcionários são muuuitos prestativos. Não tem erro. 3h é tempo suficiente pra se achar.
Oi Édi. Estou na mesma situação, viajo hoje a noite, e procurando informações, achei vcs. Conta se deu tudo certo.
Estava na dúvida se saía do Brasil com chip internacional, so pq queria desembarcar na Etiópia e avisar a família q está Td bem. Mas vc disse q a internet é ótima e fácil acesso. Então vou deixar pra comprar um chip onde eu estiver e economizar 😬😬😅😅 . Obrigada!
Sim!!!! Sem preocupação, Jane!
Oi Bárbara, legal que tenha wi fi gratis. Vou em Novembro para a Tailandia e tenho uma parada de 5 horas. Vou sair para encontrar um amigo
em Addis Ababa.
Oi, Paulo!!! è uma mão na roda esse wi-fi!!!!
Oi Édi. Estou na mesma situação, viajo hoje a noite, e procurando informações, achei vcs. Conta se deu tudo certo.
Bárbara, e como funciona a conexão em Addis Abeba? Passa por raio-x novamente ou não precisa? Tem que trocar de sala ou o embarque e desembarque são no mesmo local?
Oi, Caren! Depende. Se sair do aeroporto ou tiver um destino que exija nova revista, passa por tudo isso novamente… É bom se preparar para passar. Mas o aeroporto é pequeno, então não tem problema grande com isso não.
Obrigada Bárbara.
Ótimas dicas. Estou viajando hoje, e farei uma parada de três horas em Adis Abeba. Muitas dúvidas.
Sua postagem me tranquilizou.
Que bom, maristela!!! Qq dúvida, só acionar por aqui!
Olá, Bárbara! Em fevereiro farei uma conexão nesse aeroporto, será minha primeira para Ásia, com destino à Índia, estarei sozinho e não falo inglês rsrs
Você sabe me dizer se é tranquilo? É preciso fazer check-in novamente, imigração ou saindo do avião é só aguardar o próximo no mesmo terminal?
Muito obrigado!
Oi, Bruno! Depende do seu destino. A maioria dos destinos pedem uma nova passagem pelo sistema de segurança. Mas é tranquilo!!!! E o povo lá é super simpático!
Qual a moeda aceita no aeroporto de Adis Abeba? Aceitam dólar ou Euro? Ou só a moeda local?
Ussei dolar e cartão!