Quando cheguei ao Rio sexta-feira passada, olhei pela janela do avião e vi o palacete reluzente lá embaixo. Era o palacete da Ilha Fiscal, uma réplica de um castelo neogótico francês no Centro do Rio de Janeiro. Há anos eu queria visitar o local, então decidi que nessas férias iria tirar meus planos do papel.
Como chegar
A Ilha Fiscal fica colada no Centro do Rio de Janeiro. Saindo da Zona Sul, você paga em média 45 reais de táxi, 28 de Uber ou 5 reais de metrô, que foi o que eu fiz! Eu parei na estação Uruguaiana e andei cinco minutos pela Avenida Presidente Vargas em direção ao mar até chegar ao Espaço Cultural da Marinha. É lá que você compra o ingresso!
Quanto Custa
O ingresso custa 30 reais a inteira e 15 reais a meia. Mas atenção!!! A visita só acontece de quinta a domingo em três horários: 12h30, 14h e 15h30. Fui numa quinta, então estava mega tranquilo! Mas a atendente me informou que em feriados lota! Ela recomenda chegar perto do horário de abertura dos guichês de atendimento, às 11h, para garantir lugar na embarcação.
Como funciona
O ingresso dá direito a conhecer o Espaço Cultural da Marinha, o Submarino Riachuelo e o Navio Museu. São três passeios num só! E vale muuuuito a pena rodar pelas outras atrações. Depois faço um post só pra elas.
Com ticket na mão, fique em frente à lanchonete do Espaço Cultural com 15 minutos de antecedência. É quando o capitão do barco chama. O barco que vamos fica a uns 5 minutinhos andando de lá. Eles são bem pontuais, então não perca o horário!
A viagem de escuna dura cerca de dez minutos. No percurso conseguimos ter uma bela vista da Baia de Guanabara. Também passamos por vários barcos e navios da Marinha. Não sei se é sempre assim, mas por onde passávamos os marinheiros ficavam dando tchau pra gente. Tava todo mundo num bom humor danado.
Visita guiada
Assim que desembarcamos uma guia vem nos receber. Fiquei com o grupo da Darcy. Pense numa mulher simpática, com um conhecimento de história do Brasil gigantesco e, apesar de ser gentil, era firme para controlar o grupo de forma organizada. Adorei a mulher!
Ela deu uma aula sobre a Ilha Fiscal, que já foi do Ministério da Fazenda e hoje é da Marinha. Explicou que o local ficou conhecido como cenário do “O Último Baile do Império”, já que foi realizado seis dias antes da Proclamação da República.
Também mostrou os salões, a torre e as exposições permanentes que têm lá. E pode abusar dela, como fizemos, e perguntar mais sobre vários capítulos da história do Brasil. É um aulão!!!! Todo o passeio dura uma hora e quinze minutos.
Dicas do Coração
Minha dica é: chegue na hora do almoço por lá e garanta o ingresso de 15h30. Vá almoçar alí perto e volte por volta das 14h. Nesta 1h15 antes do embarque aproveite para ver o submarino e o museu navio. A última viagem é a melhor porque, dependendo da época do ano, você pega o pôr do sol lá. É incrível!!!!!
Curtiu essa dica? Então saiba que tem muito mais aqui no blog. Várias dicas de viagem no Brasil e aqui na cidade maravilhosa!!!!
2 comentários
pode fotografar?
Pode sim, Valdemar! Boa aprte ele pode. TEm só uma sala que não.