3,2K









Em agosto deste ano fui selecionada para uma bolsa de estudos em Tóquio, eu até contei aqui no blog como você pode conseguir uma também. Como teria um fim de semana livre, decidi que faria uma das minhas aventuras pelo país e nada mais japonês do que o Monte Fuji.

A escalada até o topo do Monte Fuji geralmente é feita em dois dias. O pessoal começa a escalada no fim do dia para dormir lá, ver o sol nascer e então voltar. Se você tiver tempo, esse é o melhor esquema. Não vai se desgatar e vai apreciar tudo com calma.
Eu, no entanto, só tinha um dia mesmo. Teria que ser no batidão. Depois de muito pesquisar descobri um esquema incrível que te permite ir sem guias. Eu fui sozinha, por conta própria a partir de Tóquio.

Vista de um dos pontos de parada da escalada
Como chegar – opção mais rápida e barata
Inicialmente é preciso se planejar e não se importar em acordar cedo. Assim que você decidir ir já corra para reservar o ônibus que sai de Tóquio e leva direto para base do Monte Fuji. É o jeito maior barato e rápido de chegar lá e conseguir subir e descer no mesmo dia. Clique aqui para comprar a passagem.
A primeira viagem sai às 6h05. Como não tinha mais essa, eu comprei a de 6h45. A viagem entre Töquio e a Quinta Estação, que é de onde saem as mais tradicionais trilhas, dura duas horas e meia. A passagem custou 2.700 ienes. Paguei no cartão de crédito.
O onibus sai do terminal de ônibus de Shinjuku, que é bem fácil de achar. Como eu estava longe de lá, acordei às 4h, me arrumei e caminhei até a estação de metrô para pegar o primeiro trem que sai às 5h. Tem que pegar o metrô até a Shijuku Station.

Sempre tem alguém pra te ajudar a achar o caminho
Acabei chegando lá muito cedo, 5h20 tava na estação de ônibus. Você tem que levar seu ticket impresso ou no celular. Os ônibus têm assento marcado e já vem impresso no seu bilhete. Depois de duas horas e meia de muita paisagem linda e cochilos estava lá!
Como chegar – opção pra quem deixou pra ultima hora
Se você, que nem eu, deixa as coisas para última hora ou decidi tudo na doideira,
provavelmente não vai conseguir o ônibus direto para a Quinta Estação. Eu só consegui o onibus de ida, o da volta já estava lotado.
Nesses casos, prepare-se para uma viagem mais longa e para gastar mais ienes do que o previsto. É preciso pegar um ônibus da 5 estação até Kawaguchi. Os ônibus saem de meia em meia hora. De lá pegar outro ônibus para Shinjuku. Isso se você voltar até 19h30 lá de cima.

Horários de ônibus e escalas
Caso contrário, você precisa pegar o ônibus e depois começar um saga de trem. Vai de Kawagushi até Otsuki. De Otsuki até Takao e de lá até Shijuku. Isso tudo vai custar cerca de 3.990 ienes. Logo, aconselho a fazer de tudo para comprar o ônibus.
Ah! Uma dica do coração. Uma semana antes de subir o Monte Fuji olhei o site do ônibus e aparecia que o ele estava lotado. Eu não desisti, ficava olhando o site do ônibus todo dia e deu certo. Eles abrem vagas de última hora. Só consegui comprar a ida, mas foi bom demais.
O que levar
Essa é uma boa discussão. Vi blog dizendo que tem que levar um arsenal de coisas. Não precisa não! Eu peguei minha mochila mais ferrada, que está se desfazendo, para ir. Enchi de barra de cereal, um sanduíche que comprei no mercado, um líquidos vitaminados que eu encontrei, uns pães, dois litros de água e fui.

Bolsa se desfazendo mais lanchinhos do mercado
Levei uma capa de chuva e uma blusa de frio. Não usei nenhuma das duas. Também coloquei uma blusa extra. Fui de calça leg e um tênis. Sim, um tênis! Quase todo blog manda levar bota, mas eu não ia trazer do Brasil a minha que é gigante só pra isso.
Dá pra fazer de tênis? Dá! O meu voltou destruído, mas dá. Se for, sugiro levar aquele tênis velho. A terra vulcânica e aquelas terrinhas escorregadias acabaram com meu tênis. Nunca tinha visto isso. Destruiu. Parece que joguei no ácido.

Eu, meu pão de 100 ienes e as pedrinhas destruidoras de tênis
Uma coisa essencial que só comprei lá quando cheguei e me custou um rim: chapéu. Tem que ter! O sol é cruel naquelas alturas. Outras coisas essenciais: protetor solar, protetor labial, dinheiro trocado. Não custa nada para subir, mas eles (e eu) recomendo pagar a taxa de visitação, que custa 1000 ienes e é opcional.
Caso você esqueça alguma coisa, desencane. Leve dinheiro que ao longo do caminho existem locais onde você encontra quase tudo! Só que é caro!

Chocolates, água e até oxigênio extra pra dar aquela forcinha
Quanto custa
Então.. eu gastei cerca de 7000 ienes com transporte, mais 2000 com um chapéu de vovó horrível (o mais barato que achei lá), mais 2500 com comida e 1000 para a manutenção do Monte Fuji.
Se você for esperto e não esquecer nada, vai gastar cerca de 10000 ienes! Vou te contar… vale cada centavo!!!
Como é escalar em um dia
Escalar o monte Fuji foi uma das experiências mais legais da minha vida. Até hoje me admiro quando penso que tava lá em cima daquele vulcão!
Não vou mentir, cansei demais. A subida com o sol escaldante que tava fazendo foi cruel! Mas eu ganhava fôlego toda vez que olhava a paisagem. É seeeeensacional! As pessoas que a gente encontra no caminho também são incríveis.

Totem que fica na chegada do Monte Fuji
Se você cansar muito, saiba que tem vendinhas ao longo do caminho onde você pode comprar comida, água e até garrafas de oxigênio! Vi muitas pessoas lá recorrendo a esse item para dar conta da subida.
Eu subi em quatro horas. Tava me achando já que eles calculam entre 5 e 7 horas! Até que começou a descida e me achei um negação. Detestei!!! Eu caia toda hora!!! É cheio de pedrinha. Não conseguia ficar em pé e me machuquei toda. Achava que só ia chegar no dia seguinte. Até que…. vi um cara correndo. Depois vi outro.. mais outro e decidi tentar.

Mão arranhada de tanta queda
Genteeeeee! Porque nunca ninguém me disse que era mais fácil descer morro correndo? Foram quase duas horas morro a baixo. Sensacional.
Foi muito, muito legal! Recomendo demais. Mesmo ficando sem andar direito por uma semana por conta do esforço, a experiência valeu a pena! Se você estiver com o tempo curta, não hesite. Suba o Monte Fuji, mesmo que num bate e volta doido desses!!!!!

É como andar nas nuvens!
Quer mais dicas do Japão? Clique aqui!
4 comentários
Que aventura!!! Me imaginei fazendo, quando decidi subir montanhas na África do Sul e no México, foi dessa forma com aprendizados de quem está experimentando tudo pela primeira vez e ganhar de brinde uma visão que vale cada centavo investido. Agradeço por compartilhar a sua saga de forma tão detalhada. Ah e quanto ao chapéu da vovó, cadê a foto? Pensei que ia fechar o relato com ele. Rsrsrs
Beijão Babi.
Kkkkkj
Verdade, diego!!! Vou editar e acrescentar essa foto.
uauuu amei seu Poste e suas fotos por cima das nuvens top top
Que retorno bacana, Daiane!!!valeuuuu bjos