Prepare-se para muita, muita sujeira! Mas prepare-se para se divertir e sair bem nutrido com essas lindas tapiocas coloridas. Comecei a fazer essas lindezas depois de me inspirar na minha irmã Cláudia Lins e na Neide Rigo, uma mulher que sabe tudo de comida de verdade!

Elas são ótimas para todas as horas, tem um bocado de vitamina e minerais e podem ser uma atividade divertida e um passatempo para pais e filhos.
O que usar nas tapiocas coloridas
Nada de corante artificial pelo amor de Deus! Aqui vamos usar e abusar de pigmentos naturais para tingir nossa comida. São plantas, frutas, flores, legumes, hortaliças, raízes e outros ingredientes naturais que dão cor às nossas invenções.
Para as tapiocas você vai precisar do sumo ou suco desses ingredientes. Eu uso muito o juicer, mas pode ser no liquidificador mesmo. Desde que usando pouca água e peneirando bem depois. De preferência com um pano bem limpo ou uma peneira bem fininha. Olha alguns exemplos de cores:
- Verde – Couve, talos de espinafre, brócolis, folhagens de cor escura em geral
- Azul – flor de Clitória ou jenipapo
- Vermelho – Pimentão Vermelho
- Rosa – Beterraba
- Roxo – Cenoura roxa (meu novo xodó)
- Laranja – Cenoura normal
- Amarelo – Cúrcuma
- Marrom – Café
Com usar os corantes naturais
É preciso fazer um suco, chá ou infusão, dependendo do ingrediente que você escolher. Depois pega esse líquido e misture com o polvilho doce! Tem que ser doce. A primeira vez comprei polvilho azedo e tive que voltar pro mercado.
A proporção normalmente é de 500g de polvilho para 300 ml de água fria (ou suco frio no nosso caso). Como o polvilho não é tudo igual. Coloque 1 copo e depois vá colocando aos poucos até sentir que ele vira uma farofa úmida. Eu separei cinco vasilhas com 100g de polvilho cada para receber o líquido depois.
Agora chegou a vez de escolher o seu desenho! Você é livre para criar. A que eu fiz hoje foi a de Melancia. Para isso, fiz tapioca verde com talo de espinafre e brócolis, vermelha com beterraba e cenoura roxa, branca só com água e para os caroços usei uva passa. Peguei duas tigelas redondas, uma menor e outra maior. Primeiro fiz o círculo verde, depois o branco, coloquei as passas e por fim a vermelha. Tudo isso sem ligar o fogo, ok?
A primeira vez deu errado! A vermelha não tava úmida o suficiente e esfarelou. Quase pensei em desistir, mas… lá vamos nós de novo e… Tapioca lindeza saiu!!!!

Outras ideias de tapiocas coloridas
Existem ainda outros estilos. A Neide Rigo ensina a usar bordados, renda, papéis, chias, moldes de cortar biscoito…. e por aí vai. O pulo do gato é sempre fazer o desenho na frigideira com o fogo desligado. Quando termina é que você liga o fogo. Vamos evitar acidentes!
Usando Flores para tapiocas decoradas
Nunca vi mulher para gostar mais de flores comestível do que minha irmã. Ela coloca em tudo, pratos salgados, doces, saladas, sopas, sucos, bebidas….
E, lógico, as tapiocas não podiam ficar de fora. Existem várias flores belíssimas que podem enfeitar sua tapioca. Flores de ipê, Acácia Branca, Capuchinha, Dente de Leão, violetas verdadeiras, Alfazema, hibisco e tantas outras podem ser usadas nos seus pratos. Olha como as dela ficam lindas!

Aproveite esse tempo para inovar na cozinha. Existem várias formas de deixar seu prato mais atrativo e nutritivo, afinal essas flores, plantas e raízes fazem um bem danado pra saúde. Além do que… é muito prazeroso testar tudo isso. Mesmo quando dá errado…

Qualquer dúvida, deixe nos comentários que eu sempre respondo.
Venha para o Time dos Descobridores!
Criei esse blog para sairmos da normalidade, do piloto automático e termos uma vida mais simples, divertida e equilibrada. Se você quiser receber toda semana os melhores posts de graça é só mandar uma mensagem de whatsapp para (21) 98377-6931 com a palavra QUERO e com SUA CIDADE e salvar o número! Se clicar aqui vai também! Mas lembra que tem que salvar o número na sua agenda.
Ah! No insta @babilins também dou dicas! Se cuida.