Ainda é estranho para mim. Nove e meia da noite e o Leandro falando “vou dormir, amor”. Oi??? Essa frase sempre foi minha. Eu costumava dormia mais cedo e ele ficava acordado até mais tarde. Isso até uns cinco meses atrás, quando começamos a estudar mais sobre como dormir bem tem um impacto gigantesco em nossas vidas.
Tudo começou com o livro “Porque nós dormimos”, do Mathew Walker. O autor reuniu ao longo de vários anos, os mais completos e respeitados artigos e pesquisas sobre o sono. E já resumo aqui: se você não dormir bem vai ficar esquecendo tudo, engodar, ficar sem energia o dia todo e ter a chance altíssima de desenvolver Alzheimer e/ou diabetes.

Dormir bem promove uma faxina no seu corpo e mente
Você já pensou no “porque a gente dorme?”. Do ponto de vista evolutivo é um perigo dormir, a gente fica extremamente vulnerável. Sujeito a ataques de predadores, ao ambiente externo e improdutivos. Então, se dormir bem não fosse realmente necessário, você acha mesmo que esses milhares de anos de evolução não teriam dado um jeito de sumir com isso da gente?
Não sumiu por um belo motivo. Dormir bem promove uma faxina no nosso corpo e mente! É uma higiene mental e corporal, um processo de limpeza mesmo. Seu corpo elimina toxinas, repara danos. Sua mente esquece o que é inútil, organiza o que aprendeu, elabora cenários para você se proteger.
Se você tem um longo sono de qualidade, esse processo é feito de forma eficiente. Se você não dorme bem, ferra tudo! Seu corpo e sua mente não farão os reparos necessários. O autor detalha todas os processo sobre como o sono de afeta e as respectivas pesquisas no livro.
Um exemplo: durante o dia o cérebro produz uma série de substâncias para manter o funcionamento correto. O normal é que o sono venha para eliminar essas substâncias. Sem tempo para limpar, essas substâncias deixam resíduos. E sabe o que acontece? Dispara a chance de Alzheimer!

O que altera nosso sono?
Já adianto. Os perigos estão por todos os lados. E você nem sabe o mal que fazem. Pode achar “café não me atrapalha a dormir”, “uma taça de vinho me ajuda a cair no sono”, “eu só consigo dormir de barriga cheia”… Só que tudo isso aí faz mal, sim.
O corpo leva umas seis horas para se livrar da cafeína de uma xícara de café. O álcool dá a falsa sensação de uma noite bem dormida porque afeta nossa memória de curto prazo. Comer gordura a noite faz a energia que seu corpo usaria para reparar danos ser usada para digerir seus pedaços extras de pizza.
O terrível é que nunca ligamos muito para o sono. Muito pelo contrário, outro vilão é a cultura de produtividade que nos faz achar lindo gente que dorme pouco para produzir, produzir, produzir. Enquanto, na verdade, ela está acelerando seu processo degenerativo. Ferrando seu corpo e cérebro.
Não é à toa que o autor reforça: “E se houvesse tratamento que te desse uma memória melhor, maior concentração, um humor mais estável, reduzisse a chance de desenvolvimento de diabetes, Alzheimer e hipertensão. E se ele fosse gratuito?” Pois é… o sono é esse tratamento noturno disponível para todo mundo!!! Só que é negligenciado.
E o que eu faço para dormir bem?
Para começar, se você não mora sozinho, arranje parceria dentro de casa. Eu sei que é difícil, mas dê esse livro de presente para família, conversem sobre os benefícios. Com a família unida vai ser mais fácil promover mudanças de hábitos. Entre eles estão:
- Comprar uma cortina de blackout. Escuro faz tooooda diferença;
- Silêncio é fundamental também. Uma solução pode ser um daqueles plugs de ouvido;
- Nada de comida gordurosa duas horas antes de dormir;
- Melatonina ajuda a induzir o sono (não garante sono bom, mas ajuda a chamar o sono);
- Fuja do álcool à noite;
- Nada de café depois das 14h;
- Hidrate-se muito durante o dia, mas à noite evite beber água para ficar acordando para ir ao banheiro;
- Tenha uma rotina e horário para dormir e acordar, facilidade sua vida.
- Uma hora antes de dormir, nada de computador, tablete e afins.
É complicado, mas vale a pena. Aqui no blog tem outras dicas para dormir bem, como tomar chá, veja aqui a lista de chás. Também tem um post com dicas inusitadas para dormir bem. Só clicar aqui! E se você quiser comprar o livro, o link está aqui também!
1 comentário
Musa querida, você mais uma vez arrasou! Adorei a reflexão e tb o puxão de orelha. Vamos todos mimir mais cedo, pra viver mais e mais, e com saúde! Então, obrigaduuuu!!!