Você pode não saber, mas dá pra fazer muuuuuita coisa para ajudar a combater a pandemia de coronavirus sem sair de casa. Eu reuni aqui algumas ações que vi fora e dentro do Brasil. Elas podem servir de exemplo pra gente se ajudar nessa fase tão punk.
E, por mais simples que sejam, elas fazem uma diferença enorme. Você não tem nem ideia do que é capaz e do poder que tem neste momento. Eu dou 10 sugestões. Se você souber de mais formas, me avisa que eu acrescento aqui.
Compartilhe o seu computador! Virtualmente, claro!
Essa eu roubei do linkedin do meu noivo. O Leandro compartilhou uma ação da universidade de Stanford. Seu computador pode fazer muito mais do que você imagina. Coloque ele para apoiar os cientistas que estão pesquisando o vírus.
Baseado em computação na nuvem, o Folding@home é um dos maiores supercomputadores do mundo. O projeto usa o poder de PCs domésticos que tiveram sua capacidade de processamento ocioso “doada” para o projeto.
Com uma reputação impecável nos seus vinte anos de existência, o Folding@home já apoiou 223 pesquisas científicas em vários domínios, com excelentes resultados posteriores em laboratório. A boa notícia é que agora eles estão com uma série de projetos apoiando as iniciativas contra o COVID-19.
Os PCs com boas placas gráficas (comuns para quem usa aplicações com edição vídeo, renderização 3D ou games) são especialmente úteis. O link abaixo permite o download do cliente. O instalador é super fácil de usar. https://foldingathome.org/ E para quem quiser conhecer mais do projeto: https://lnkd.in/e6XjC_g
Costure máscaras
Já aviso logo antes que alguém da área de saúde me condene. Elas só devem ser usadas em ÚLTIMA HIPÓTESE e com uma série de cuidados. Mas como vi que em outros países as máscaras que evitam a proliferação do vírus sumiram… vale começar a fazer máscaras de pano por aqui.

No Irã, por exemplo, as pessoas estavam usando pedaços velhos de pano para cobrir o rosto. Se você sabe costurar, que tal fazer algumas delas. Se a gente nunca precisar, maravilha! Pelo menos você se distraiu fazendo algo.
Ensine algo online
Vocês não têm ideia do bem que está me fazendo aprender algo novo ou fazer práticas de yoga online. Você sabe francês, cozinhar, orientar um alongamento, marketing, organizar uma meditação guiada, contar história para crianças??? Compartilhe seu conhecimento na internet. Qualquer aprendizado é válido!
No início da semana, eu tava surtando. Só melhorei depois que reagi e decidi aprender algo novo. Eu peguei altas aulas de costura no youtube! Fiz minha primeira saia. Pensa numa mulher feliz. Isso foi graças às almas bondosas que compartilharam seu conhecimento na internet. Veja os melhores canais para aprender a costurar aqui.
Ajude seus vizinhos – Com Cuidado!
Antes de mais nada, saiba que você pode prejudicar alguém se tentar ajudá-lo sem tomar os devidos cuidados. Se você quiser ajudar, lave bem suas mãos e mantenha distância. Você pode ajudar seus vizinhos que são mais velhos ou que são do grupo de risco passeando com os cachorros deles, comprando remédios ou indo ao supermercado. Mas pelo amor de Deus, garanta que você tomou todos os cuidados antes de interagir com ele.

Distribua alimentos para quem precisa
Vai na linha das ongs, mas é mais simples. Eu vi gente lá fora e aqui Brasil montando “mercadinhos” na frente de casa para moradores em situação de rua. Eu vi que eles colocaram “pegue o que precisar e pague com orações”. Achei lindo! Compartilhe o que você tiver de sobra na sua casa ou compre no mercadinho local para distribuir.
Compre do comércio local
Essa é uma das causas que mais estão doendo meu coração. Tem uma galera que não vai ter grana com tudo parado. Se você é um dos felizardos que vai continuar recebendo dinheiro na conta todo mês, por favor, dê suporte aos pequenos comerciantes. Adiante o dinheiro da sua manicure, da sua diarista, do seu cabeleireiro.
Não peça comida das grandes redes ou hipermercados. Vá no mercadinho local, peça o delivery dos pequenos. Eu estou reunindo uma lista dos pequenos comerciantes de Brasília. Clique aqui para conhecer mais os produtos e serviços deles.

Doe para instituições sérias
Se você tá lendo isso, provavelmente tem uma casa, comida, segurança. Mas tem uma galera lá fora que não tem a menor condição de se cuidar. Graças a Deus, tem instituições sérias fazendo um lindo trabalho para ajudar essa turma.
Que tal você contribuir, com um pouquinho que seja, para esse trabalho? Achei uma lista da revista Época, com as 100 melhores ongs do Brasil. Dá uma olhada. Também sugiro contribuir com ongs locais. Descubra as perto da sua casa.
Compartilhe positividade (sim! Vale meme!!!)
A internet tá cheia de exemplos de pessoas que tem colaborado para nossa sanidade mental com ações, conteúdos ou inspirações que nos façam pensar em outra coisa que não seja o coronavirus. Tem gente cantando na varanda, pessoas vestidas de dinossauro indo jogar lixo debaixo do bloco, atores atuando peças online, psicólogos atendendo virtualmente, cozinheiros distribuindo lanches, enfim… muita coisa.
Fora os memes que salvam vidas. Adoro a criatividade humana. Não perco um Stories do insta do meu amigo Danilo Martins. A curadoria de memes que ele faz diariamente salva meu humor. Dani, te amo!

Doe sangue
´Tá… eu disse que não precisa sair de casa, mas esse vale a saída. Certifique-se que você pode doar sangue e vá doar. Os estoques estão baixando rapidamente. São vários critérios, como viagem para locais de risco, peso, idade, tatuagem a menos de 1 ano, pressão alta ou baixa demais, ida recente ao dentista. Checa primeiro antes de sair. Se for um bom candidato, ajude quem precisa.
Seja uma boa pessoa
No mais, cuide do seu lar, dos seus familiares e de você. Não vai ser fácil, mas podemos aprender muito e quem sabe construirmos uma sociedade que não tenha como base acumular e segregar. Eu gosto de trabalhar com essa ideia.
Ah! Para de compartilhar fakenews pelo amor de Deus!!!! E fique em casa. Minha avó já dizia…. Muito ajuda quem não atrapalha.
É isso. Beijos. Você encontra mais dicas que como ter sanidade em meio ao caos aqui no blog Descobertas Bárbaras.
4 comentários
mais uma gol de placa
gratidão!!!! valeu, Diogenes!
Bárbara, que bom ver novidades no seu blog de novo. Vc. estava muito sumida. Vc poderia colocar tds estas listas aqui no site. Abs.
Oi, Samira! Voltei!!!!! Excelente ideia!