Além de fazer o bem para outras pessoas, animais ou plantas, ser voluntário pode fazer diferença na carreira. Aproveitando que dezembro é o mês internacional do voluntariado, listei alguns motivos que podem te incentivar a doar um pouquinho do seu tempo para uma causa nobre! Ah! Apesar desses benefícios, vale lembrar que o principal do voluntariado é se dedicar a uma causa que você acredita e gosta, sem esperar nada em troca.
Melhora seu currículo
Desde 2011, o LinkedIn tem uma área para que os profissionais coloquem suas experiências como voluntário. É uma mostra de como essas atividades são importantes e enriquecem seu currículo. Atualmente é utilizado como critério de seleção, principalmente se a atividade tiver relação com a área. Ainda também expõe ao recrutador que o candidato consegue lidar com realidades diferentes da sua.
Novos contatos
Enquanto escrevo esse texto, minha unha ainda está toda corroída de cimento. É que há poucas horas estava no mutirão de bioconstrução numa comunidade carente aqui do Distrito Federal. Foi impressionante a quantidade de pessoas que conheci por lá. Veio gente de várias partes do Brasil ajudar e até alguns estrangeiros. Fiz contato com paulistas, chilenos, franceses.
Fazer trabalho voluntário normalmente envolve ter contato com outras pessoas. Isso faz que sua rede aumente e que essas pessoas possam se tornar parceiros no mercado de trabalho no futuro. Seja sendo clientes, colegas de trabalho, sócios, chefes ou estagiários.
Novas habilidades
Eu nunca gostei de fazer trabalho voluntário como jornalista. A minha ideia é sempre aprender algo novo. Quando tinha 17 anos cuidava de crianças como voluntária, o que me deu um ótimo traquejo na hora de entrevistar a meninada. Também me amarro em plantar, em levantar casas de bioconstrução, em ser caixa no bazar beneficiente de uma escola. Todas essas habilidades viraram parte do meu repertório no dia a dia e um diferencial na minha vida profissional. Além disso, este tipo de atividade permite que os profissionais desenvolvam diversas habilidades e competências, como liderança, trabalho em equipe e comprometimento.
Nova carreira
Mexendo com algo fora do seu padrão, você pode descobrir até mesmo uma nova profissão. Pode também ser um teste para você que quer mudar de área e não sabe se é bem aquilo que você quer. Quando estive na Irlanda fui trabalhar um dia como voluntária numa loja de roupa usadas que arrecadava dinheiro para combate à fome. A coordenadora, que hoje recebe salário para atuar lá, começou como voluntária, se apaixonou pelo trabalho, pediu demissão do antigo emprego e hoje vive vem com o que recebe da OnG.
Empresas antenadas
Está sendo um diferencial para marcas e empresas contribuir com as comunidades das áreas onde estão instaladas e promover mudanças sustentáveis. Então cada vez mais, gestores querem pessoas envolvidas com causas relevantes e estão levando o voluntariado para dentro das empresas.
Além disso, o Programa de Voluntários das Nações Unidas no Brasil fez um estudo mostrando os funcionários que participam de programas de adesão voluntária organizados por empresas têm índice de engajamento 16% maior do que aqueles que não realizam essa atividade.
Esse retorno na área profissional é apenas um dos benefícios do voluntariado. Existem outros como melhorar sua saúde, diversificar suas experiências e, principalmente, se divertir. Por isso não se esqueça de fazer trabalho voluntário em algo que você tenha paixão!
2 comentários
Pode dizer onde posso ajudar ? Algum telefone ? Instituição? Quero começar com crianças, mas qq trabalho é válido né? Obrigada!
Opaaaaa! Poliana, você é de Brasília? Eu ajudo o centro de ensino fundamental 18 de Ceilândia. Eles precisam de ajudar com projetos esportivos, pedagógicos, culturais, entre outros. Se morar aqui me manda um email que faço a ponte e posso procurar outros locais que precisam de ajuda. babilins@gmail.com
bjos