Como ter um “banho de floresta” em casa

Hoje cedo o Leandro e eu fomos caminhar aqui perto de casa. No caminho de volta, passamos por uma pracinha deserta, com banquinhos, árvores e um lindo gramado. Lembrei de algo que tinha lido há algum tempo e queria muito testar. Tiramos os tênis e ficamos com os pés no chão. Começou ali nosso “banho de floresta” mesmo sem floresta alguma.

Desde 1980, pesquisadores japoneses têm demonstrado os benefícios do Shinrin-yoku, o banho de floresta. A prática de ir para grandes áreas verdes aumenta a imunidade, baixa a pressão arterial, aumenta a produção de proteínas anticancerígenas e alivia o estresse.

Como ter um banho de floresta em casa

Só que com a pandemia, pode ser mais perigoso viajar por aí atrás das suas horinhas dentro de florestas do que ficar em casa. Mas nem tudo está perdido. Os pesquisadores conseguiram descobrir alguns dos fatores que trazem tantos benefícios. Agora podemos tentar replicá-los pertinho da gente.

Para começar, um dos fatores que ajuda nosso sistema imunológico está terra. Mais especificamente, nas bactérias da terra. Quando andamos na natureza, nos conectamos com bactérias boas que estão no solo e que começam a fazer parte da nossa microbiota nos ajudando a manter o equilíbrio contra as bactérias não muito legais.

Andar descalço é melhor ainda. Há uma série de pesquisas que mostram que andar descalço auxilia no tratamento de dores musculares e estresse. Veja pesquisas aqui. Foi por isso, que tiramos nossos tênis na pracinha e pisamos no gramado. Foi o jeito que encontramos, já que moramos em apartamento e queríamos fazer nosso “banho de floresta”. Se você tem um quintal, melhor ainda.

Óleos essenciais das árvores

Outro fator comprovado foi o que trata dos óleos que são exalados de certas árvores. Quando estamos andando na floresta, temos contato com esses compostos e eles têm a capacidade de baixar nosso nível de estresse e ajudar na produção de defesas naturais para nosso corpo.

Os fitocidas aumentam o número de células exterminadoras naturais ou células NK (do inglês Natural Killer Cell) são um tipo de linfócito tóxico necessário para o funcionamento do sistema imunitário inato. Têm um papel importante no combate a infecções virais e células tumorais.

Pesquisadores da universidade de Chiba, que fica perto de Tóquio, mostraram que ter contato com esses óleos aumentou em 44% o número de Células NK. Isso apenas em dois dias em contato com a natureza. Eles fitocidas variam de região para região e hoje são vendidos em vários lugares. Aliás… Nunca vi tanta gente na minha vida vendendo óleo. Mas não é qualquer um!

Invista em óleos ciprestes para o seu banho de floresta em casa. Outros óleos fáceis de achar por aqui e que tem ação de revigorar nosso sistema imunológico e aumentar a sensação de bem-estar são os óleos de alecrim, lavanda e Jasmim. Um dos pesquisadores só falou para ser quantidades bem pequenas! De preferência com aqueles aparelhos difusores que liberam os óleos no ar bem aos poucos.

Chás e sabores

Uma coisa que achei linda na fala dos pesquisadores é que o contato real com a natureza é realizado com vários sentidos. Vários! Sim, temos mais que cinco sentidos e depois eu faço um post sobre isso. O importante aqui é tentar trazer para perto de você essa vivência.

Isso inclui nosso paladar e nosso tato. Juro que um dos meus maiores prazeres nessa pandemia foi um pé de hortelã que comprei e quando vou regar todo dia passo a mão nele, depois tiro uns para o chá. Tocar em plantas e comer alimentos frescos têm um impacto enorme em nossas vidas.

Como parte final do experimento, super recomendo comprar mais em feiras, direto do produtor. Invista em alimentos regionais, frutas locais, em comida de verdade que você conhece que fez, onde fez. Tenha uma hortinha em casa. Nem que seja um pé de alecrim. E, sempre que possível, vá de orgânicos.

Tem mais! Lembre-se que Vitamina D aumenta a imunidade. Banho de sol na janela, no terraço, no quintal… Se seu apartamento não pega sol, utilize uma máscara de proteção boa e pegue um solzinho numa caminhada perto de casa.

Banho de floresta em casa cada vez mais perto

No mais, vamos aguardar esse período passar e voltar para natureza de corpo inteiro. Lembre-se de nas férias dedicar um tempo para visitar uma área natural por mais tempo. Tente ir para o meio do mato aos fins de semana. Vá para parque uma vez por semana. Pratique jardinagem. Faça caminhadas em locais arborizados. Vá para onde tem água.

Por fim, lembre-se de cuidar da mente. O blog tá cheio de técnicas de meditação. Tem também uma nova forma de ver a vida, com os estóicos e leituras que te ajudam a ter uma vida mais simples, divertida e equilibrada. Fique bem!

Posts Relacionados

Novos Motorhomes para alugar em Brasília! Veja modelos

Descubra o chalé dos sonhos para relaxar ou ter uma noite romântica em Brasília

Recanto Carvalho (Fercal) une passeio rural pela natureza e história de Brasília