Descobertas Bárbaras
  • Início
  • Loja
  • Viagem
  • Bem Estar
  • Outras Descobertas
  • Sobre
  • Contato
Bem EstarMeditaçãoVida Simples

Como usar mandalas e outras imagens para meditar

por Bárbara Lins 5 de junho de 2017
escrito por Bárbara Lins 5 de junho de 2017
4,6K

Essa técnica descobri com uma professora no primeiro ano do Ensino Médio e até hoje é uma das mais fáceis de seguir para mim. A Claudia Ximenes foi minha professora de química e era Gnóstica. Como sempre fui curiosa, ela me contava tudo sobre o grupo dela. Um dos pilares deles é o autoconhecimento e uma das formas de acessá-lo é por meio da meditação.

Dentro das formas de meditação deles, uma técnica bastante utilizada é a da visualização de figuras. Um dia ela levou para aula uma cartolina preta e uma folha A4 branca. Pegamos a folha branca e colamos no meio da cartolina, depois colamos a cartolina na parede da sala na altura dos olhos. A técnica consiste basicamente em sentar confortavelmente e ficar olhando para a folha durante um bom tempo, no meu/nosso caso cinco minutos.

Depois a orientação foi fechar os olhos. Por causa do contraste, mesmo depois de fechar os olhos continuávamos a ver a folha e a cartolina. A missão era conseguir continuar olhando, prestar atenção nesse contraste.

Quando fazíamos isso, inevitavelmente nos fixávamos no momento presente. Te garanto que não dá para manter aquela imagem na mente por muito tempo se começar a viajar.  Quando a imagem desaparecia percebíamos que estávamos pensando e voltávamos a atenção para a imagem.

Na época, essa meditação foi de grande ajuda para os estudos. Eu perco o foco muito rápido e como estava na época do vestibular, decidi colar a bendita cartolina por todos os cantos da casa.

Mais tarde, já na faculdade, descobri que diferentes correntes de yoga usam mandalas com vários contrastes para meditar. A orientação é a mesma. Escolher uma mandala, contemplar a figura por algum tempo, sem esforço algum, apenas observando. Depois fechar os olhos e se concentrar nas figuras que aparecem. Sem julgamento ou crítica. Vale muito a pena!

Tem alguma sugestão para facilitar aquietar a mente? Coloca nos comentários! Clique aqui para descobrir outras formas.

Se gostou do conteúdo, curte nossa página no face e se cadastra no nosso mailing pra receber mais informações sobre esse assunto.

MeditaçãoTécnicas de Meditação
4 comentários 2 FacebookTwitterPinterestWhatsappEmail
Bárbara Lins

post anterior
Aproveite 12 cafés com wi-fi free para trabalhar de boa em Brasília
post seguinte
Brasília terá Semana do Yoga com aulas de graça, festa e festival de cinema indiano!!!

Você também poderá gostar:

Bem Ecológico: Hotel Fazenda em Brasília tem comidinhas...

20 de setembro de 2023

Terra Gaia: pousada aconchegante e sustentável com piscina...

14 de fevereiro de 2023

Curso de Arquearia Meditativa, em São Paulo, une...

24 de julho de 2022

Sofre do rins quem quer: Descubra chá para...

30 de dezembro de 2021

Descubra a feirinha do Templo Budista de Brasília!...

30 de outubro de 2021

Empresas de piquenique em Brasília: conheça 5!

19 de setembro de 2021

TerraViva (DF) tem cachoeiras, yoga, meditação e alimentação...

4 de junho de 2021

Como ter um “banho de floresta” em casa

9 de abril de 2021

Mais fácil! Como fazer levain com o método...

31 de março de 2021

Livros, podcasts e vídeos para entender o Estoicismo...

27 de março de 2021

4 comentários

Ana Vergara 2 de janeiro de 2018 - 14:47

Oiee, tudo bem? Essas figuras são Yantras. Dá uma olhada aqui: http://revistamandala.com.br/mandala-yantra-mantra-e-tantra-o-que-significam/
Beijos♥

Responder
Bárbara Lins 3 de janeiro de 2018 - 16:25

Obaaaa! Obrigada, Ana! Não conhecia.

Responder
Ana Vergara 2 de janeiro de 2018 - 14:49

Olha mais aqui também: http://www.marcelodalla.com/2012/02/o-poder-dos-yantras.html

Responder
Bárbara Lins 3 de janeiro de 2018 - 16:25

Maravilha!

Responder

Deixe um Comentário Cancelar Resposta

Salvar o meu nome, email e site nesse navegador para o próximo comentário

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

@2017 - Descobertas Bárbaras. Todos os direitos reservados. Customizado por João Matias


De volta ao topo
Descobertas Bárbaras
  • Início
  • Loja
  • Viagem
  • Bem Estar
  • Outras Descobertas
  • Sobre
  • Contato