Esse é um daqueles museus que dá orgulho de visitar! Não perde para museu algum que a gente vê em outros países. Tem conteúdo, interatividade, tecnologia e muita história incrível! O Museu de Astronomia do Rio de Janeiro é dos passeios obrigatórios para quem busca cultura e diversão. Mais uma atração que o blog mostra para quem procura o que fazer de graça no Rio de Janeiro!
O Museu de Astronomia e Ciências Afins tem a minha idade! 34 anos. Novíssimo! Hehehehe. Ele fica no Morro de São Januário, em São Cristóvão. A visita já valeria só para o conferir o belíssimo lugar onde ele fica. A vista e o jardins são lindos, assim como os 16 prédios da década de 1920.

O que fazer no Museu de Astronomia do Rio de Janeiro
Prepare-se para andar, subir e descer escadas. Tem muita coisa para fazer por lá! Um exemplo é o Programa de Observação do Céu! É todo sábado, às 17h30. Com o auxílio de lunetas e telescópios, é possível observar os astros e participar de aulas sobre o nosso universo.
Outra atividade é o Planetário Inflável Digital. Todos os domingos uma cúpula inflável é montada no Museu e nela são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas. Tem sessões às 15h, 16h e 17h.

Tem ainda o Cine Ciência! A relação entre a arte do cinema e a Ciência é o fio condutor dessa atividade. Ela é realizada sempre no terceiro sábado do mês, a partir das 15h. A cada edição um novo filme é exibido e debatido por quem entende de cinema, ou gosta de ciência e adora esse gênero de filme.
E se você gosta de criar engenhocas, tem a Astromania. No segundo sábado do mês, eles debatem com o público um conceito astronômico diferente. A partir do tema, eles colocam a mão na massa e constroem um objeto que tenha utilidade ou criam uma ilustração sobre o conceito abordado. É uma oficina desafiadora!

Atividades durante a semana
Mas não é só no fim de semana que tem coisa legal por lá. No edifício sede sempre tem alguma exposição interessante. Agora mesmo eles estão com uma que reúne meteoros. São fragmentos de planetas desintegrados ou de asteroides que atravessaram o espaço sideral e caíram na terra. Eles estão entre os materiais mais resistentes que a humanidade conhece.

Tem também uma que me apaixonei! É para conta a história da expedição científica que comprovou da Teoria da Relatividade Geral, de Albert Einstein, trazendo detalhes sobre como foram registradas as fotografias da posição das estrelas próximas à borda solar nas cidades de Sobral (Ceará) e na Ilha do Príncipe (África). Essa vai até abril e tem atividades interativas.
O MAST guarda ainda o acervo do Observatório Nacional. A gente pode olhar toda coleção que reúne instrumentos científicos, máquinas, equipamentos, mobiliário e esculturas, totalizando mais de dois mil objetos.
Outra atividade legal é explorar os vários prédios, com diversas exposições diferentes. A gente pode entrar em alguns dos pavilhões de observação astronômica e observar seus instrumentos científicos, que testemunham as inovações daquele tempo.
Como chegar, quanto custa e horários de funcionamento
Olha… tá aí um Museu que merece meus aplausos mesmo. Além de ser lindo, moderno e interessante… é de graça! Você não paga nada para entrar no Museu de Astronomia do Rio de Janeiro. Tudo é 0800! Até a nova instalação, onde a gente deita para ver a história da astronomia numa estrutura super modernosa.

Como eu disse, ele fica em São Cristovão. Rua Genereal Bruce, número 586. Nós pegamos um ônibus e descemos lá perto. Tem que subir uma ladeira, mas estava bem policiado quando fomos. De uber, da Zona Sul, sai por volta de 35 reais.
O Museu funciona de terça a sexta, das 09h às 17h. Sábado é das 14h às 19h. Aos domingos e feriados ele abre das 14h às 18h. Fique atento às datas comemorativas. Qualquer coisa é só ligar lá no telefone (021) 3514-5229.
Venha para o time de Descobridores!
O blog tá cheio de coisa bacana para quem procura sair da mesmice. Cadastre seu e-mail, curta nossa página no face e siga o insta @babilins para descobrir mais eventos e lugares assim!