Mal eu tinha chegado em Cuba e já tinha gente me perguntando no insta se fazer turismo em Cuba é caro. Minha resposta é aquela que ninguém gosta de ouvir: depende! Se você quiser tudo mais fácil e naquele esquema bem turistão, é caro sim. Se você estiver disposto a experimentar um pouco do jeito que eles vivem, é suuuper barato.
Nessa viagem mesclamos um pouco de cada, mas sem sombra de dúvidas entramos muito mais nos esquemas cubanos no que nos turistões. Desse jeito foi uma viagem barata e super enriquecedora. Se você é deste time, que adora se meter nuns esquemas muito malucos para economizar e viver algo único, confira essas dicas:
1 – Hospedagem de Turismo em Cuba
Se você procurar um hotel agora em Cuba, o mais barato que vai achar é um de 200 reais, caindo aos pedaços, no fim do mundo. Os hotéis bons, com nota no mínimo 7 no Booking, são em média 600 reais. Não é de se estranhar que achem viajar e fazer turismo em Cuba caro.
Por isso, os quartos em casas de cubanos são as melhores opções para quem quer economizar. Você pode reservar tudo sem problemas pelo Airbnb, onde tem quartos a partir de 30 reais.
Passamos por seis casas diferentes, todas muito legais, com camas boas, ar condicionado, café da manhã bom, bem localizadas, banheiros limpinhos. Super tranquilo! Pagamos em média 100 reais por noite, sendo que em Trinidade pagamos esse preço por uma casa inteira pra gente no Centro da cidade.
Além de economizar, foi incrível nosso contato com os moradores das casas. Eles nos explicaram tudo, deram dicas, contaram histórias sobre Cuba, deram relatos pessoais. Nosso anfitrião em Cienfuegos foi incrível, passamos a noite ouvindo cada história mais incrível que a outra para entender como o país funciona de verdade.
E quem quiser pagar um pouquinho mais, tem opções maravilhosas. Em Varadero fugimos de Resorts, mas pegamos uma casa com a varanda praticamente dentro do mar. Foi um dos momentos mais gostosos da viagem ficar a tarde toda alí! E antes de voltar para o Brasil pegamos um quarto maravilhoso num prédio com vista para o mar. Atendimento impecável! Ficamos na varanda a tarde toda olhando o Malecón e bebendo drinks preparados lá mesmo. Pagamos 200 reais por noite, foi o mais caro da viagem. Para gente, é o melhor jeito de fazer turismo em Cuba.

Nossa casa de frente pro mar em Varadero. Fuja de resorts!
2 – Moeda de cubanos e moeda de estrangeiros
O que mais lemos em blogs por aí é que só poderíamos usar o CUC, a moeda para estrangeiros. Isso é conversa fiada!!! É lógico que alguns lugares, principalmente os pra turistas, só aceitam CUC. Pela cotação atual cada 1 CUC vale algo em torno 3,50 reais. Entretanto, em vários outros lugares pagamos com CUP, sem problema. A sorveteria, a lanchonete, o transporte, alguns serviços básicos, os lugares de cubanos, todos aceitaram que a gente desse CUP, a moeda deles. E isso fez uma diferença absuuuuuurda!!!! Afinal, 1 CUP vale algo em torno de 0,12 centavos de Real. Sacou a diferença?
E você pode sim trocar Euro por CUP! Nós trocamos nosso dinheiro por CUC e CUP nas Cadecas, as casas de câmbio oficiais sem problema algum. Troquei apresentando o passaporte, bonitinho, como manda a lei. Sem fazer nada ilegal. E se você for para o interior do país, como nós fizemos, tá enrolado se não levar CUP.
3 – Locomoção
Aqui é outro buraco negro para onde vai jorrar o seu dinheiro. Um táxi qualquer lá dentro de Havana não sai por menos de 5 CUC. Eu já gosto de andar horrores, o que não me faz gastar rios de dinheiro em taxi. Ando em média 15 km por dia em viagens. Mas quando o destino era mais longo, a gente pegava um ônibus ou as vans e carros coletivos deles (que são nossas lotações). Sem problema algum.
Os cubanos são super solícitos! Eles explicaram onde a gente pegava o ônibus e a linha que deveríamos pegar. Pronto. Andamos pra lá e pra cá neles. O Leandro tinha baixado o mapa da cidade, então ficou fácil acompanhar o percurso do ônibus pelo GPS para descer na parada certa. O ônibus custa 1 peso cubano. As lotações para destinos mais distantes custam 15 pesos cubanos. É muito barato!

Toda a alegria de um ônibus lotado!
4 – Alimentação
Tá aí outro item que vai do 8 ao 80. Os bons restaurantes na zona turísticas saem por 15 CUC pra cada em média. Nos paladares, que são os restaurantes cubanos, um prato típico deles, que por sinal é gigantesco, sai em média por 40 CUPS.
O que costumamos fazer foi variar. Tentar almoçar ou jantar bem e fazer a outra refeição um lanche rápido enquanto andávamos entre um destino e outro. Uma coisa que adoramos são as pizzas deles. Resolvia nossa fome de forma rápida e era uma delícia. Tinha desde de 10 CUPS, uma de queijo simples, até 25 CUPS, uma completona. Uma dica é ir onde tiver fila, sinal que o lugar é reconhecido pelos cubanos.
As sorveterias cubanas também são maravilhosas! Adorei o sorvete deles e o preço é baratinho. Outra coisa é comprar cerveja com eles também. A cerva importada sai por 2,5 CUC em média nos bares pra estrangeiros. Na lanchonete cubana saiu por 25 CUPs. É claro que tem hora que vale pagar mais caro pelo lugar e contexto. Arranjamos um bar bem deslocado na praça velha em Havana e valeu cada centavo ficar lá, mesmo sendo mais caro e só com gringo.
5 – Pergunte antes de fazer turismo em Cuba!
Gente, se tem uma coisa que vai te fazer economizar é perguntar antes o preço pros locais. De tudo!!! Não aceite nada, absolutamente nada, sem antes estabelecer bem o que está sendo oferecido, quando custa e, principalmente em qual moeda.
Sabe o que eu aprendi a fazer? Se a gente ia pegar uma van dessas coletivas, eu perguntava para os cubanos que iam pegar também quanto custava. Daí não precisava negociar preço com motorista, só entregava o dinheiro e pronto. O preço pras lanchonetes. Perguntava quanto os cubanos pagaram, pedia, pagava e pronto.
Um exemplo foi quando fomos pegar o barco deles em Havana para visitar o Cristo. Na ida perguntei pro cobrador que olhou pra minha cara, viu que eu era turista e me disse que era 1 CUC. Paguei, mas achei aquilo caro. Na volta perguntei para uma mulher na fila, que me disse que era 10 CUPs. Separei o dinheiro, entreguei pro mesmo cara na volta e ele aceitou numa boa.

A vista do barco de 10 pesos cubanos. O Táxi sairia por 8 CUCs!
Bem, é isso! Nunca foi tão barato fazer turismo em Cuba. Nossa viagem foi mega enriquecedora ao andar de ônibus, comer onde eles comem e dormir em casas particulares. Mesclamos um pouco das várias Cubas. Vale a pena demais! Além de economizar, você vai viver experiências diferentes e inesquecíveis.
Qualquer dúvida, só perguntar! E descubra mais sobre destinos incríveis aqui no blog!
E se você estiver pensando em ir pra Cuba, curte nossa página no face que colocarei mais dicas da Ilha!!!
Cuba
9 comentários
Bom dia Bárbara. Achei muito interessante as suas dicas para ir à Cuba, mas fiquei com dúvidas em relação a moeda. Vocês usaram o real para transação nas casas de câmbio? Penso em viajar em Janeiro de 2019. Gostaria de mais informações sobre lugares para visitar, casas de câmbio confiáveis. Você poderia me auxiliar?
Faço partevdo grupo no Facebook como Adriana Campos.
Oi, Adriana!
Não, eu levei Euros. É a melhor moeda na transação. Não leve dólar pq tem taxa extra. Nós trocamos dinheiro nas cadecas, que são as casas de câmbio do governo. Elas estão espalhadas pela cidade. Não é difícil achar não. Tem no aeroporto tb e, diferente da maioria dos outros países que visitei, a taxa de câmbio é praticamente a mesma em todas as cadecas, incluindo a do aeroporto.
Se quiser perguntar direto pelo face, eu tô lá como barbara Lins lima. Fique a vontade pra tirar qq dúvida!!!
Bjos
Olá! Li que poucos lugares convertem euros pra CUP, como voce conseguiu?
Obrigado
Marcus, isso deve ter sido antigamente, porque eu não tive trabalho algum em trocar em todas as casas de cambio que eu fui. Confia! é fácil e não tem nada de irregular não. Eu troquei mostrando meu passaporte. Tudo direitinho.
Olá…bom dia, para ficar em cuba vc alugou imóveis por internet? Poderia me orientar a respeito?
Oi, Lucy!!!!
Reservei tudo pelo AirBnB
= )
Oi, Lucy! Fiz tudo pelo AirBnb!!! = )
Olá, vcs não tem o contato desta casa em Varadero???
oi, Luciane!!!
Só procurar Casa Rosa Maria em Varadero.
Sucesso!!!