Descobertas Bárbaras
  • Início
  • Loja
  • Viagem
  • Bem Estar
  • Outras Descobertas
  • Sobre
  • Contato
Viagem

Curimatai: Cachoeiras, fontes termais e muita história no norte de Minas Gerais

por Bárbara Lins 21 de maio de 2018
escrito por Bárbara Lins 21 de maio de 2018
12,3K

Gente!!!! Quando a Sara Santos me procurou no Insta pra falar sobre os atrativos turísticos e naturais na região onde ela mora, no norte de Minas Gerais, pirei com tanta beleza. Ela é professora de Ciências na comunidade de Curimataí e também trabalha como guia turística por lá.

A Sara no topo de uma das cachoeiras de Curimataí

Curimataí fica a 300 km de Belo Horizonte, na região conhecida como área dos Grandes Sertões de Guimarães Rosa. É um local de fontes de águas termais, algumas ainda inexploradas, cachoeiras, casarões, currais feitos pelos escravos, igrejas históricas e muito mais!

 

Atendendo aos meus apelos, ela montou um roteiro de dois dias para quem quer explorar as belezas da região. São trilhas repletas de fauna e flora exuberantes, cachoeiras e mirantes lindíssimos. Vale a pena colocar no roteiro em uma viagem por Minas Gerais. Ela faz esses percursos com os guias Bruno e Vinícius Moura. Olha só!

 

Qualquer dúvida pode entrar em contato com ela pelo email: saraagelsantos@gmail.com ou no insta: @saraangelss

 

Primeiro dia

 

Trilha Curral de Pedras

A trilha que dá acesso ao Curral de Pedras é uma caminhada muito agradável, com uma subida de 5 km. A trilha é leve, porém é um pouco íngreme o que faz com que tenha um nível de dificuldade médio na subida. Basta, apenas, ter disposição para andar. Na parte inicial a vegetação é um pouco mais densa, fazendo com que a temperatura seja mais baixa e a caminhada mais agradável. Durante o caminho, existem partes mais expostas ao sol com pouca vegetação que possa oferecer proteção natural, por isso existe a necessidade de trazer protetor solar. Além disso, o desgaste fica maior.

 

Parte do Curral de Pedras

A 500 metros do Curral de Pedras, você vai poder apreciar uma belíssima cachoeira de água cristalina (ver foto), onde é possível refrescar e fazer um lanche para repor as energias e seguir caminhada rumo as “Veredas de Buritis” (ver foto) situadas dentro do Parque Sempre-Vivas.

No retorno você vai poder conhecer a Cachoeira do Simão. De Fácil acesso, com poço raso, sugiro dar uma pausa para mergulho.

 

 

Trilha Caminho dos Moinhos

Após a cachoeira do Simão, em direção ao distrito, vamos subir a trilha do “CAMINHO DOS MOINHOS”, que fica aproximadamente a 2 km. A subida é íngreme, com mata fechada, cheia de plantas que podem arranhar, sugiro então, roupa e calçado adequado.

Ao seguir pela trilha encontra-se o CONJUNTO HISTÓRICO DOS MOINHOS. Estes moinhos tem a finalidade de produzir fubá, através de um mecanismo simples movido pelo rodizio movido à água, que por um eixo gira o conjunto de pedras onde tritura o milho transformando em fino fubá ou canjiquinha, que antigamente era muito utilizado na alimentação dos moradores, dos escravos, animais e também para abastecimento dos garimpos na região de Diamantina. Ao longo da trilha será possível observar o desvio da água vindo da cachoeira.

O acesso à cachoeira de Cima é restrito, podendo somente ser visitado por orientação de um guia, sendo estritamente proibido banhar, devido ao fato, dela ser o reservatório de água para o uso dos moradores. Mesmo assim, vale a pena a subida, você vai se deparar com uma vista privilegiada do Cerrado e da comunidade lá de cima.

Olha esta vista!!!!

 

 

Lapa do Tião de Sabina

Próximo à cachoeira de cima, seguindo uma trilha paralela ao rio encontra-se uma pequena lapa onde por muitos anos serviu de abrigo para um senhor que preferia morar isolado da civilização, o “Tião de Sabina”. Ex-soldado do exercito brasileiro, tinha estranhos hábitos, como se alimentar com comida enlatada, andava grandes distancias a pé pela serra, e fazia suas trilhas que somente ele passava. Dormia no fundo da lapa, tendo como companhia o rádio a pilha.

E para finalizar o dia, vamos descer a trilha em direção a “CACHOEIRA DAS LAVADEIRAS”, já dentro da comunidade, o trecho é de fácil acesso, você vai se deparar com uma magnífica cachoeira, onde terá o privilegio de tirar lindas fotos para recordação. Vale ressaltar que a quantidade de água da cachoeira pode estar menor ou maior no dia da trilha, devido há dias instáveis de chuva na região.

 

Segundo dia

 

Trilha cachoeira de Santa Rita

É necessário sair bem cedo devido ao percurso de 37 km e o local de difícil acesso. Será necessário passar dentro de mata fechada e escorregadia, por isso indico o uso de roupa e sapato adequado. Chegando ao destino você vai se deparar com uma cachoeira de aproximadamente 30 metros de altura, com uma paisagem exuberante.

Cachoeira de Santa Rita

 

Trilha cachoeira do brejinho

No retorno para Curimataí, vamos fazer uma parada na cachoeira do brejinho, onde o Trecho é de fácil acesso e você vai se encantar com mais uma beleza da região

Cachoeira do brejinho

 

Com certeza essas são o as trilhas mais recomendadas, não só pela sensacional vista, mas também a total interaçõo com a natureza e variadas espécies de nossa flora e fauna. Uma aventura sem igual!

Curtiu ou tem alguma dúvida? Deixa nos comentários!!! E se você gosta de uma cachoeira.. clique aqui! 

 

CachoeiraDestinos NacionaisDicas de ViagemMinas GeraisMulheres Viajantes
15 comentários 6 FacebookTwitterPinterestWhatsappEmail
Bárbara Lins

post anterior
Viagem 6 em 1: Conheça seis países numa só cidade!
post seguinte
Sobre a vulnerabilidade e o medo de escrever

Você também poderá gostar:

Brasília ganha 23 voos semanais direto para Miami...

5 de novembro de 2023

Novidades! O que fazer em Cristalina (GO) em...

10 de outubro de 2023

Bem Ecológico: Hotel Fazenda em Brasília tem comidinhas...

20 de setembro de 2023

Balonismo no DF! Como é e quanto custa...

22 de agosto de 2023

Como fazer um bate e volta de ônibus...

3 de julho de 2023

Brasilia tem curso de woodcraft carving, entalhe em...

18 de junho de 2023

Museu dos Correios em Brasília é opção de...

6 de abril de 2023

Descobrimos uma praia em Brasília a bordo do...

27 de fevereiro de 2023

O que fazer em Barcelona – As melhores...

23 de fevereiro de 2023

Para alugar! Casa encantadora com piscina natural no...

22 de fevereiro de 2023

15 comentários

Lauro 21 de maio de 2018 - 21:26

Nossa quanta beleza em um só lugar !

Responder
Bárbara Lins 21 de maio de 2018 - 21:32

Ahaaaa!!! Acho que vc ia gostar…. sua cara! Tem de tudo um pouco!

Responder
Patrícia 22 de maio de 2018 - 20:44

Estou apaixonada com esse lugar quero voltar sobre que for possível maravilhoso

Responder
Bárbara Lins 22 de maio de 2018 - 20:46

Encantador mesmo!!!!

Responder
Marthon 15 de setembro de 2018 - 10:57

Olá Bárbara!
Lindo este lugar.. estive lá recentemente e adorei.
Vou citar seu conteúdo no meu blog para complementar minha experiência, ok.
Abraço

Responder
Bárbara Lins 16 de setembro de 2018 - 21:20

Que bacana! Maravilha, MArthon!!!!

Responder
Erika 9 de outubro de 2018 - 07:12

Dá pra fazer a trilha da cachoeira de Santa Rita de bike?

Responder
Bárbara Lins 16 de novembro de 2018 - 13:27

Sim!!!! E a guia disse que é bem legal!

Responder
Fernando Lorenzon Matavelli 3 de dezembro de 2018 - 13:29

Muito massa. Qual o contato do guia?

Responder
Bárbara Lins 22 de janeiro de 2019 - 16:25

Fernando, só clicar no nome da mulher que escreveu o post. Lá leva pra página dela com todas infos. Ela que é a guia.

Responder
Aline Delmira 22 de março de 2020 - 12:03

Aqui é a Aline Delmira, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

Responder
Bárbara Lins 22 de março de 2020 - 17:38

Que bom, Aline! Isso me intensiva a continuar. ❤️

Responder
Matheus Felipe 20 de agosto de 2020 - 02:19

Mas e às fontes das águas termais ? onde fica, quero ir lá principalmente por causa dessas águas termais.
Parabéns pelo artigo.

Responder
Diego Barboza 29 de outubro de 2021 - 18:01

As aguas termais é no resort aguas de Santa Barbara, um distrito de Augusto de Lima bem proximo do Arraial Curumatai.

Responder
Bárbara Lins 30 de outubro de 2021 - 12:56

itaaaa! Quero!

Responder

Deixe um Comentário Cancelar Resposta

Salvar o meu nome, email e site nesse navegador para o próximo comentário

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

@2017 - Descobertas Bárbaras. Todos os direitos reservados. Customizado por João Matias


De volta ao topo
Descobertas Bárbaras
  • Início
  • Loja
  • Viagem
  • Bem Estar
  • Outras Descobertas
  • Sobre
  • Contato