Curto muito atividades que me ajudam a ter mais foco, aumentar minha concentração e estar mais no aqui e agora. Quando vi um curso de Arquearia Meditativa, pirei. Iria unir algo que sempre quis experimentar, o arco e flecha, com uma prática nada convencional de meditação.

Foi com esse estado de ânimo, que o Leandro e eu saímos de casa em direção à Atibaia (SP), onde o evento seria realizado. E vou te contar… valeu cada quilometro rodado. Foi uma oportunidade muito legal de aprender etécnicas de respiração, de experimentar novas habilidades e de conhecer gente incrível!
Para quem buscar algo diferente e enriquecedor, não perca tempo. O curso teve duração de apenas 1 dia, mas é tanta coisa que a gente vive que parece mais. Vale conciliar com uma viagem pra Sampa. Aqui tem algumas dicas do que fazer de difrente em São paulo!
Como é o Curso de Arquearia Meditativa
Logo na entrada do espaço, fomos recebidos pelo professor do curso, o Fernando Del Santo. Ele é mestre em Artes Marciais Filosóficas com 30 anos de experiência na área e uma das maiores referências nacionais no manejo e confecção de arcos e flechas modelo clássico japonês.
Aos poucos, o restante da turma foi chegando e o Fernando explicou que iríamos começar com os exercícios de respiração. Alguns dos exercícios eu já conhecia, outros foram super legais e nunca tinha experimentado. Alguns, por conta da gravidez, a recomendação era que eu não fizesse.

Os exercícios práticos de meditação e respiração ram intercalados com conhecimento sobre a história do arco e flecha, sobre as diferentes tradições, como ele foi um divisor de águas na história do mundo e como ele estava relacionado com nossa atenção e foco.
Lá na frente, fomos perceber o quanto essa primeira parte é mega importante. Relacionar nossa respiração com os movimentos na hora de disparar a flecha faz toda diferença.
Aprendendo a lidar com o arco e flecha
Inicialmente, somos apresentados a diferentes tipos de arcos e de flechas. O Curso de Arquearia Meditativa tem esse cuidado de mostrar que existem diferentes práticas e como é legal estarmos conectados com os instrumentos que estamos manuseando.
Inclusive, enquanto o professor distribui alguns arcos e flechas para os participantes verem, nós somos convidados para que possamos sentir a vibração do arco. Colocamos o arco no peito e acionamos a corda.


Depois, é a hora de fazer os disparos pela primeira vez. Ele não dá instrução nenhuma e já avisa “não se preocupem, ninguém vai acertar o alvo de primeira”. É muito doido! Gente, eu não sabia o que fazer com aquilo… e não soube mesmo. A flecha nem saiu do arco as primeiras vezes. Surreal!
É relevante demais para aprender a lidar com frustração, com o erro, com não ter competência em algo e com a vergonha. Esse é o primeiro ensinamento lá, não tem problema errar. Não tem mesmo. Nomeu insta @babilins vocÊs podem ver vídeos com as tragédias gregas.
Unindo respiração e a prática dos disparos
Assim que damos alguns disparos completamente sem rumo, o Fernando apresenta algumas técnicas e nos orienta sobre as melhores formas de pegar o arco e a flecha. Além disso, mostra como conciliar o movimento com a respiração.
Voltamos para a prática bem melhores e vamos identificando o que nos está tirando do eixo. Para alguns, é mais a vergonha, para outros, a falta de postura… Para mim era força e ser menos desesperada… Ele vai ensinando os pontos que precisamos melhorar e vamos lidando com essas barreiras, uma a uma.




Daí, quando já estamos nos acostumando, vem outro exercício: disparos andando. Mais um elemento para lidarmos. E quando eu falo nos acostumando, eu não digo que estamos acertando. Alguns até estavam, eu não. Continuava errando, mas, pelo menos, estava sabendo lidar com meus erros e evoluindo na experiência.
Aprendizados no Curso de Arquearia Meditativa
Depois de um breve lanche, tivemos umas dinâmicas bem legais. Não vou dar spoiler aqui. Mas fez com que a gente relaxasse e ficasse mais conectado ao grupo. É um momento bem especial.
Por fim, tivemos uma prática mais calma, bem lenta mesmo, de disparo. Nela, prestávamos atenção em cada movimento. Ótimo para gente perceber que a arquearia desenvolve não apenas os movimentos externos, como também a auto percepção e a sensibilidade; certamente, uma ótima ferramenta para criar novos comportamentos.

Logo, é uma experiência e tanto para quem busca aumento de foco e concentração, força física e coordenação motora, disciplina e determinação para alcançar seus objetivos, percepção emocional, orientação espacial e equilíbrio.
Como se inscrever no curso!
O professor Fernando Del Santo dá regularmente esse curso. Em diferentes regiões de São Paulo e algumas vezes fora. O valor varia conforme o local e se comprado com antecedência. Os materiais estão inclusos. O curso em Moema (SP), por exemplo, custou 260 reais.
Entretanto, quem compra arco e flecha com ele, pode ter o curso de brinde. Varia muito, então é bom falar direto com o Fernando.



Para mais informações, siga o insta @arqueriameditativa ou mande um whatsapp para ele no 11-982404511
Ah! Já aviso logo que voltei para casa sem acertar o alvo nenhuma vez. E mesmo assim, já estou doida para viver mais momentos assim!