Agora não é mais privilégio dos alunos de Yale! Eu já tinha achado o maior barato quando li que o curso mais concorrido da história da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, era um sobre felicidade e boa vida. Para vocês terem ideia do sucesso, 25% dos estudantes da universidade tinham se matriculado na disciplina.
Pois bem… descobri que a procura foi tão grande que semana passada eles decidiram criar uma versão online de graça! Estão abertas as inscrições para o curso “The Science of Well Being”. Ele vai ser lecionado pela professora Laurie Santos. Quem quiser participar vai aprender o que a ciência diz sobre felicidade e como colocar em prática estratégias para uma vida mais satisfatória.
O curso começa semana que vem, mas quem quiser já pode se inscrever clicando aqui. As aulas são em inglês. A primeira parte vai mostrar conceitos errados que temos sobre felicidade. A outra parte vai focar em atividades e hábitos que temos que criar para aumentar nossa felicidade e termos vidas mais equilibradas. Você vai precisar baixar um App desenvolvido especialmente para o curso.
Se você não sabe inglês, dá uma olhada nas dicas que a professora já adiantou aos alunos das aulas presenciais:
1 – Medite
Ahááááá! Essa dica eu não canso de dar aqui no blog! Mudou e tem mudado minha vida demais. Clica aqui que você vai ter mil e uma dicas. Aqui você encontra aplicativos de meditação que me ajudara.
A professora explicou que 10 minutos de meditação todo dia tem um grande impacto na nossa felicidade. Faz você ficar mais presente e não se deixar levar por pensamentos ruins. Ela lembra que vários estudos conectam a atenção plena a uma melhor qualidade de vida.
2 – Mais conexões reais e menos virtuais
Laurie conta que nós subestimamos como nos conectar com outras pessoas nos faz bem. Ela orienta que os estudantes arranjem mais tempo para ficar coma família e os amigos. Marquem almoços, saiam para praticar atividades físicas juntos, criem rotinas compartilhadas.
A professora lembra que não devemos nos deixar enganar pelas sensações de satisfação das redes sociais. Existem vários estudos que relacionam infelicidade ao hábito e olhar nossos feeds. A nossa necessidade de sociabilidade não é suprida nessas plataformas. Além de consumir um tempo danado nosso.
Pra isso eu dou uma dica! Confesso que sou bem ligada em insta, face e whatsapp. O que eu tenho feito de vez em quando é me propor desafios. Deixar o celular num canto e não pegar mais. Faz um bem danado. Você também pode desinstalar o aplicativo do celular e olhar as redes sociais apenas quando estiver num desktop.

Diminua uso do celular – Foto: Leandro Discaciate
3 – Arranje tempo para se exercitar e dormir bem
A professora diz que se exercitar não é só bom para o seu corpo, mas para o seu senso de bem estar. Ela garante que diminui os sintomas de depressão. Outra ação simples para se sentir melhor é tentar organizar uma rotina para dormir bem. Se privar de uma boa noite de sono diminui seu humor. Eu tô nessa saga aí e já descobri altas artimanhas para ter uma noite de sono melhor. Compartilhei as dicas aqui no blog.
4 – Tenha uma lista da gratidão
Aqui ela pede mais 10 minutos do seu dia. Desta vez para pensar em cinco coisas que aconteceram no seu dia e que você é grato por isso. Isso eleva o seu bem-estar, de acordo com Laurie. Não só faça a lista “meu pai, minha mãe, minha casa, minha bolsa”. Reflita o motivo que você é grato. Há um mês eu me fiz um desafio. Por 31 dias dei feedback positivo pra quem tornava meu dia mais feliz. Seja meu parente, meu colega de trabalho, o padeiro, a costureira, o fabricante do colchão da casa do meu namorado, a fabricante do meu carro. Foi impressionante como isso teve reflexo na minha vida! Até o fim do mês publico aqui no blog.
5 – Ajude alguém
Pesquisas mostram que ajudar alguém, fazer trabalho voluntário ou doar para instituições de caridade fazem você mais feliz. Quanto mais coisas você fizer para o outro, mas você será satisfeito. Espalhe atos de bondade por aí. E acredite, isso pode ajudar até sua carreia! Escrevi sobre isso aqui.
No mais, ela recomenda que essas ações se tornem parte do seu dia a dia. A professora diz que é que nem exercício físico, tem que manter uma constância para ver os resultados.
É um desafio e tanto, mas vale a pena! Continuo nesse caminho. Se tiver mais dicas bacanas sobre o que te traz felicidade ou formas de seguir essas recomendações, compartilha com a gente!
4 comentários
Bárbara adorei conhecer seu blog, e agora sempre o acompanho! Me identifiquei. Poste sempre…
#brasília #nossacidade
Que lindeza, Adrianny!!! Muito obrigada pelo retorno, você não faz ideia de como me incentiva a continuar escrevendo!!!
Bárbara, obrigada pelos posts!!! A leitura é super leve e sempre aprendo muito contigo… Valeu 😉
Amine, retornos como o seu me fazem continuar! Gratidão!