Quem traz pra gente uma super descoberta hoje é a lindíssima Rafaela Céo! Ela escreveu sobre um festival que acontece todo mês de Novembro e que reúne artistas de todo Brasil neste nosso Nordeste maravilhoso! Confere aí!
Ali, às margens do Rio Jacuípe, na divisa entre Pernambuco e Alagoas, a cana de açúcar foi substituída por obras de arte e um jardim botânico. Na Usina Santa Terezinha, capitaneada por Ricardo Pessoa de Queiroz Filho e Bruna Simões Pessoa de Queiroz, ocorre anualmente o festival Arte na Usina. São dez dias no mês de novembro com passeios pela propriedade, oficinas e palestras de artistas e intervenções musicais e de dança. Sem contar os shows em praça pública. Tudo gratuito.

Frente da Casa Grande, com obra de Brennand
A propriedade enche os olhos. A Casa Grande e sua caprichada arquitetura confirmam a opulência de um passado recente. Pra matar a curiosidade, o simbólico jardim interno desse imóvel foi reproduzido em escala real no jardim botânico da propriedade. No hangar em que ficava guardado o avião do fundador da Santa Terezinha, agora está uma obra com as foices dos camponeses aposentados. O prédio da usina é um ícone imponente. Espalhados pela propriedade estão os impressionantes bancos e mesas de madeira de Hugo França.

Banco de madeira de Hugo França
O povoado empobrecido pela inquestionável decadência do setor açucareiro se reabre para o mundo por meio da arte. E se reabre para si mesmo. Uma escola de música foi formada, além de uma rádio comunitária, a Catimbó, feita pelo povo, para falar com e para o povo.
Com a visita do público que vai prestigiar o festival, a Ana Paula se animou e abriu a lanchonete Alquimia, onde você pode comer o melhor salgadinho de queijo da região – antigamente, no local, funcionava a farmácia do povoado. Lá no Mandacaru Abacate Restaurante e Bar é vendida uma macaxeira com carne de sol que vixe Maria! No restaurante do Jardim Botânico, a comida tem gostinho de casa de mãe (melhor, mainha), tudo temperado com a atenção e recepção que fazem o visitante querer passar a tarde inteira na propriedade de Iractan e Netúcia.

Móveis da antiga farmácia do povoado agora fazem parte da lanchonete Alquimia
A Usina Santa Terezinha fica a 150 quilômetros da capital pernambucana, coladinho com as praias alagoanas de Maragogi e Japaratinga. É pra colocar na agenda: novembro tem Festival Arte na Usina. É comprar as passagens e mergulhar na história e no novo mundo de possibilidades que se abre pro povo da vila por meio da arte. É lindo e cheio de histórias, visse?
Serviço:
Transporte
Se você vai de Recife, existe uma linha regular de ônibus que faz o percurso Recife – Palmares. Palmares fica pertinho da Usina. Você pode tomar o ônibus na Ceasa, Av. Recife ou Aeroporto. De Palmares para a Usina Santa Terezinha, saem ônibus e vans frequentemente.
Hospedagem
Moradores da Vila Santa Terezinha e seu entorno alugam quartos e casas para os visitantes do Festival Arte na Usina. Você pode conferir algumas opções disponíveis no link: www.usinadearte.org/visite.
Pra quem vai de carro
Saiba como chegar partindo de RECIFE, MACEIÓ ou LITORAL SUL: www.usinadearte.org/contato/#mapa-aqui