A dica hoje é da Thaís Impertori! Ela fez um desses passeios inesquecíveis pelo Nordeste e aproveitou para conhecer mais sobre o Projeto Jubarte, de preservação de baleias, e para ver de perto uma delas. Olha como dá para você viver essa experiência também!
De julho até o início de novembro o litoral nordestino recebe visitantes de peso. Baleias Jubarte vêm da Antártida até o sul da Bahia para acasalamento e reprodução. Durante esse período é possível fazer passeios para observá-las em seu habitat natural, o alto mar. Os passeios geralmente são feitos pela manhã e início de tarde, quando elas estão mais ativas. O preço varia de acordo com o tipo da embarcação, quantidade de pessoas e ponto de saída, e fica em torno de R$ 200,00.
Nosso ponto de partida foi a Praia do Forte, Bahia, e as chances de ver os animais dependem de fatores climáticos como a velocidade dos ventos e a ondulação. O início do passeio ocorre ainda em terra, com uma mini palestra do Projeto Jubarte onde se explicam brevemente os hábitos das baleias Jubarte, sua fisiologia e também algumas curiosidades. Por exemplo, você sabia que a impressão digital das baleias está em sua cauda? E que durante o período em que estão na costa brasileira elas não se alimentam?

Divulgação/Projeto Jabuarte
Embora as chances de ver essas gigantes do mar fosse grande, é um passeio de ecoturismo e nunca se sabe se será possível avistá-las. Nossa ansiedade estava grande e contamos com o olhar atento dos guias no passeio. Cerca de 30 minutos depois do nosso embarque vimos os primeiros borrifos entre as ondas. Esse é o primeiro sinal de que há uma baleia na área.
Um pouco mais adiante uma baleia resolveu exibir sua cauda batendo no mar diversas vezes. A emoção foi inevitável. Ficar perto de um animal desse tamanho dá aquela sensação de pequenez diante da natureza. Só faltou alguma delas fazer o tão esperado salto… Mas esse é um motivo para voltar na próxima temporada.

Divulgação/Projeto Jabuarte
Informações importantes:
- Faça o passeio com roupas leves e que podem molhar. Além disso, é bom lembrar do protetor solar, óculos de sol e boné.
- O barco só pode se aproximar até 100 metros do animal.
- Não é permitido nadar com as baleias.
- O passeio não é ideal para pessoas que sentem enjoo.
- Passeios de observação de baleias também acontecem em outras cidades da Bahia e em Santa Catarina. Por lá são encontradas as Baleias Franca.
- As saídas para observação de baleias variam. Para mais informações clique aqui!