Acho que uns dez amigos já tinham dito: “Babi, você tem que conhecer EcoBocaina! Lá tem tudo que você gosta. Tem cachoeira, mirantes com vista 360 e trilhas belíssimas” Atualizado como mostrei no meu insta @babilins
Agora eu entendo o motivo de tanta insistência. É tudo verdade. EcoBocaina é um destino ideal para quem quer sair da rotina urbana e se desconectar em meio à natureza. Perfeito para grupos de amigos, casais e famílias que querem algo diferente para fazer num fim de semana perto de Brasília.

Preservado desde 1987, o EcoBocaina Ecoturismo e Turismo de Aventura é um parque ecológico em Formosa que possui cachoeiras de água mineral, mirantes com uma vista incrível para a Serra Geral do Paranã e com fauna e flora do cerrado diversificadas. Você pode alugar casa, descer de parapente, rapel e fazer trilhas.
Opções de trilhas
O EcoBocaina possui 04 opções de trilha para você escolher a melhor opção para você e seus amigos. Lembrando que qualquer atividade lá tem que ser agendada pelos telefones (61) 99842 5858 (Vivo) / (61) 98119 6550 (Oi) / (61) 99100 0635 (Oi) . Até porque eles têm um esquema de segurança muito bacana e limite de pessoas para não degradar o parque.
Trilha dos Mirantes: 3km o percurso dá acesso ao Mirante do Abismo, Mirante da Pedra, Pico 360, Muro colonial e Mirante da Ducha. Esta não precisa de guia. Dura aproximadamente 2 horas. 15 reais por pessoa.

Trilha Encontro das águas: 2,5km o percurso dá acesso ao Poço da pedra verde, Poço dos Gringos, Queda da Peroba Rosa, Cachoeira dos Reis Magos e Cachoeira da Palmeira. Precisa de guia. Custa 40 reais por pessoa e dura aproximadamente 2 horas.

Desafio do Camaleão: 4km o percurso dá acesso ao Mirante do Camaleão, Cachoeira Reis Magos, Cachoeira Palmeira, Poço dos Gringos e Mirante da Ducha. Não precisa de guia. Dura aproximadamente 4 horas e custa 35 reais por pessoa.

Desafio da Bocaina: 8km de percurso, dá acesso ao Mirante do Abismo, Mirante da Pedra, Pico 360, Muro colonial, Poços do Noel Guia, Poço dos Gringos, Cachoeira da Palmeira, Cachoeira dos Reis Magos, Mirante do Camaleão e Mirante da Ducha. Essa foi a que eu fiz. A subida é punk pra caramba!!!! Dura aproximadamente 5h30 e custa 50 reais. Precisa de guia!

Vi algumas pessoas sedentárias indo nesta, mas não recomendo muito não. A subidinha final exige muito. Quem não estiver com o fôlego em dia vai precisar parar muitas vezes ao longo da subida, mas dá.
Outras atividades
A EcoBocaina tem parceria com vários grupos de rapel, canionismo, voo de parapente. Todas as atividades tem que ser agendadas com antecedência.
Cachoeirismo (rapel na cachoeira): Essa atividade é uma experiência única, descer com a técnica de rapel em 40m de cachoeira é incrível, essa atividade é operada por equipes parceiras do EcoBocaina que oferecem um serviço seguro e de qualidade.

Voo duplo de parapente: Já imaginou voar com os pássaros? Com o voo duplo de parapente você pode, o voo é feito na rampa de voo livre do Paranã, vizinha do EcoBocaina, e operada por instrutor capacitado para o voo duplo, escolha o dia e venha curtir essa experiência única.
Aluguel de Casa
A maior parte dos visitantes só vai para passar o dia mesmo, mas é possível alugar uma casa lá. Já pensou dormir e acordar nesse paraíso? A casa tem capacidade para 10 pessoas. É simples, mas tem tudo que você precisa. O Rio passa na frente da casa e de lá fica mais fácil visitar as cachoeiras.


Dicas do que levar
Lá é mato! Então provavelmente vai ter bichinhos, como abelhas, mosquitos e carrapatos. Então leve repelente, calça comprida, antialérgico, caso tenha alergia a picadas de insetos.
Lanche também lanche para a trilha, protetor solar, calçado fechado e confortável, proteção para a cabeça (chapéu, boné), roupa de banho.

Ah! Sabe outra coisa linda? A EcoBocaina é tocada por uma família super gente boa e acolhedora. Lá eu conheci o Niraldo , a Leonor e o Thiago. Além de poderem te dar uma aula sobre a história da região, eles são mega empreendedores.
Lá, eles fazem a captação de água mineral das nascentes. É a água mineral Buriti. Então você tanto pode comprar água lá quanto levar sua garrafinha e encher ao longo do caminho. Tem várias nascentes de água purinha.

Como chegar
EcoBocaina fica em Formosa. Pegar a BR 020 e seguir até o trevo de entrada para São Gabriel e Chapada dos Veadeiros. É a mesma entrada que vai para cachoeira Indaiá. Quando você pegar essa pista, anda cerca de 30 km de asfalto e vai ver uma entrada à direita. Ela não é muito bem sinalizada antes não. Tem que ficar atento. Depois são só 4 km de estrada de chão e chegou neste paraíso!

Muito lindo, né? Olha, aqui no blog você encontra mais dicas do que fazer em Brasília, incluindo mil e uma cachoeiras. No meu insta também tem mais opções. Além disso, tem a página no facebook para você ser notificado sempre que surgir evento ou atrações novas!

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui seu comentário. Se tiver dúvidas, deixa nos comentários também que eu respondo.
20 comentários
Muito bacana a reportagem… obrigado pela visita, Bárbara.
Foi incrível! Já vou voltar pro Rapel, Gustavo.
Muito legal… parabéns por nos trazer um lugar tão fascinante.
Eu que agradeço pelo feedback, Bruno! Lindeza!
A melhor descoberta que fiz este ano foi esta matéria, estou pensando em ir lá e este roteiro me incentivou mais ainda!
Amei, Bárbara!/
#IssoAGloboNaoMostra
Que lindeza ler isso, Marcelo! Gente meu ego vai inflar desse jeito.
Marcelo, já que vc curte aventuras, se tiver mais dicas, compartilhar com a gente!
Adorei!!! Só faltou os valores do vôo. Mas irei ligar. Parabéns!!
Oi, Fabiane! Boa pergunta! Vacilei.
Olha, o preço varia um pouco conforme o número de participantes e a época do ano, mas está em torno de 290 reais.
bjos
Certamente irei qdo retornar p Brasília, onde morei por 20 anos. Eu não conhecia essa maravilha de lugar p descansar e fazer trilhas. Recentemente fiz o Caminho Português até Santiago de Compostela. Pretendo conhecer todos esses maravilhosos lugares que você apresentou. Muito legal (Obs: conheço o Niraldo. Gente finíssima)
Aha!!!! E se quiser, já traz infos de onde você está pra compartilhar com a gente.
Bjos, Alberto!
Para quem não conhece o lugar, com essa excelente descrição, ficou bem fácil planejar a próxima aventura.
Que bom que você curtiu, Tiago! Já quero voltar.
Parabéns pela riqueza de detalhes.
Belo lugar .
Vou conhecer .
Que bom que curtiu!!!! Espero que goste do lugar, Adriano!
Oi Bárbara! Este tempo que você colocou para cada trilha é o tempo só de caminhada total ou inclui também tempo de pausa em cada atrativo (cachoeira/mirante)? Nestas que têm que ir com guia, eles costumam deixar a gente ficar quanto tempo em cada cachoeira?
Oi, Molina! É o tempo só de trilha. Os guias ficam quanto tempo o grupo decidir. Só pode ir com guia na trilha longa.
Eu fui no fim de semana. Tinha muita gente, mas eles separam os grupos pra não lotar em cada parada pra banho ou mirante.
Espero ter ajudado!
Fui no último sábado com meu marido fazer o desafio do camaleão. Estava bem tranquilo. Não tinha quase ninguem lá. Descemos com o guia e voltamos sozinhos. O problema é que subestimei total o grau de dificuldade da trilha. Descida e subida muito íngremes, muitas pedras soltas o que dificulta ainda mais. As cachoeiras são lindas, mas confesso que a volta foi extremamente difícil. Gastei 3,5h para conseguir subir. Devo ter feito umas 20 paradas para tentar recuperar o fôlego. E literalmente, a trilha na volta é SÓ subida. Não tem nenhuma parte plana, nem em declive. E vc sobe quase 1km agarrada nas cordas devido ao aclive do terreno. Portanto, em época de pandemia onde muitas pessoas, assim como eu, estão sedentárias, não recomendo essa trilha. Precisa de um certo grau de condicionamento físico.
Nossa, Tatiana!!! Perfeito alerta. Eu mesma parece que desaprendi a andar!!! Acho que morreria se fizesse novamente
Hoje ouvi seu bate papo na CBN e logo me intetessei, pois já tive uma pequena chácara perto do Vale do Parana. Agora vê do seu blog, descobri ainda mais, que Ziraldo foi um antigo companheiro de militância política com a gente em Brasília..Muito legal! Achei o lugar maravilhoso! Se puder me enviar contato do Ziraldo? Meu contato: (61-996764606). Muito Obrigado. Chico.
Oi, Francisco! Tem o telefone deles bem no começo do texto. = )